01/11/2018

A história do milk-shake e duas receitas para fazer em casa

Natália Frighetto RS

Omar FreitasA história do milk-shake começou muito antes da energia elétrica. Inicialmente, a bebida batida com leite era usada como suplemento vitamínico. A forma tradicional, que conhecemos atualmente, com sorvete surgiu depois da invenção do liquidificador elétrico e ganhou o mundo com o boom econômico dos Estados Unidos, quando as pessoas começaram a sair para jantar.

Sempre que penso em milk-shake surge a lembrança da clássica lanchonete, aquelas de filmes da década de 1950 em que as meninas usavam saia poá e os meninos chegavam de lambreta. Imagine a cena dos adolescentes americanos falando: “Broto, vamos tomar um milk-shake e comer um hambúrguer?”

O fato é que, até hoje, a bebida tem seus fãs e faz parte dos cardápios de muitas redes de fast food e sorveterias. Carlos Sanchez, franqueador da Chiquinho Sorvetes em Porto Alegre, comenta que o milk-shake é uma forma prática de tomar sorvete. Com um copo com canudo você pode sair caminhando e fazendo compras pelo shopping, por exemplo. Outro fator que mantém o consumo é você saber o quanto vai gastar no produto, diferente do buffet de sorvetes, que não é possível saber o valor da conta final.

Segundo Carlos, independentemente da temperatura externa, o consumo da mistura batida está sempre no top 10 da marca. Isso sem falar na infinidade de sabores, dos clássicos de baunilha e chocolate até os mais incrementados com frutas, Nutella, Ovomaltine e leite Ninho.

Embora o uso de canudos plásticos esteja em processo de proibição, eles surgiram com o milk-shake. Os consumidores não conseguiam segurar o copo por muito tempo, então, os deixavam apoiados sobre o balcão e, com a ajuda do canudinho, sorviam a bebida sem precisar gelar as mãos.

Para você preparar o seu próprio milk-shake, compartilhamos duas receitas da Chiquinho Sorvetes, uma tradicional, que leva baunilha, e outra mais elaborada, com Nutella. Bom proveito!

MILK-SHAKE DE BAUNILHA
• 30 ml de leite integral
• 4 bolas de sorvete de creme ou baunilha
1 Disponha os ingredientes em um liquidificador e bata em velocidade alta. Quanto mais você bater, mais uniforme e cremosa fica a bebida.
2 Sirva em seguida bem geladinho.

MILK-SHAKE DE NUTELLA
• 30ml de leite integral
• 4 bolas de sorvete carioca (metade creme, metade chocolate)
• 3 colheres de Nutella
1 No liquidificador, bata o leite com o sorvete até obter uma mistura homogênea.
2 Depois, adicione as colheres de Nutella e volte a bater por mais alguns segundos. Nesta receita, a dica é utilizar apenas o sorvete de baunilha ou o misto. Com o de chocolate, o sabor fica acentuado e pouco se nota o creme de avelã

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Natália Frighetto