15/03/2018

A produção da cerveja artesanal

Destemperados

Foto: Félix Zucco

Ao olhar uma carta de bebidas é difícil não encontrar rótulos artesanais. Eles estão cada vez mais presentes nos bares e restaurantes e já caíram no gosto da galera. Tanto o consumo da bebida quanto o número de cervejarias artesanais vêm crescendo.

O cervejeiro da Seasons, Oscar Thomas, destaca que os vários estilos de cerveja permitem que os consumidores escolham a que mais combina com os seus gostos pessoais:

– A cerveja artesanal veio justamente da ideia de fazer a cerveja como ela deve ser. Para tomarmos cervejas melhores e poder escolher o tipo de cerveja que a gente quer, de acordo com nossos gostos – reflete.

Fizemos um passeio pela fábrica da Seasons, em Porto Alegre, junto com Thomas, que nos explicou as etapas do processo de produção de uma cerveja artesanal. Vale ressaltar que em outras cervejarias os processos são similares. A mudança ocorre somente nas receitas de cada bebida e nos tempos e temperaturas da produção.

A PRODUÇÃO DA CERVEJA ARTESANAL EM 5 PASSOS

1. Na primeira panela, são adicionados os diferentes tipos de malte – de cevada, de trigo ou de centeio –, e a água. Durante este processo, que dura pelo menos entre 1h30min e 2h, o amido do malte é transformado em diferentes tipos de açúcar.

2. Então, na segunda panela ocorre a clarificação. O líquido fica recirculando e os compostos sólidos do malte são separados. Passa para a terceira panela apenas o líquido doce, chamado de mosto.

3. A terceira panela é a de fervura, onde o mosto ferve a 100 graus e os lúpulos são adicionados. É nesta etapa que são definidos os componentes de amargor e de aromas, como ervas e cascas de frutas.

4. Após fervido, o mosto vai para o trocador de calor – ele entra com 100 graus e sai em temperatura de fermentação.

5. O próximo passo é levar o mosto para os tanques, que são os fermentadores. É nesse momento que a bebida torna-se, definitivamente, uma cerveja. Além da fermentação, são nos tanques que a gaseificação, carbonatação, maturação e clarificação da bebida ocorrem. O tempo de processo também varia de acordo com o estilo da cerveja, pode demorar de 13 a 60 dias, podendo ainda sair dos tanques e passar mais tempo em maturação.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: