21/01/2019

Aposte nas águas saborizadas | Natália Frighetto

Natália Frighetto RS

Foto: Diogo Sallaberry

Depois dos excessos de fim de ano, um pouco de água não faz mal a ninguém, muito pelo contrário. Além de hidratar nos dias de calor, a bebida com a adição de frutas, chás e ervas auxilia na desintoxicação do organismo.

Eu, particularmente, adoro as versões saborizadas. Confesso que elas fazem com que eu beba mais água do que o normal. Comecei preparando a tradicional, com rodelas de limão e gengibre, que dá um sabor ácido, muito convidativoa para mais um gole. Já a infusão de morango e erva-luisa, por exemplo, é presença confirmada nas reuniões da minha família.

A nutricionista Anne Dalla Costa nos contou que existem ingredientes que auxiliam em momentos de pré e pós excessos. Para antes das festas, é legal utilizar o gengibre, que é protetor hepático e reduz a náusea. A manga, fruta com boa concentração de carboidrato, auxilia na metabolização do álcool. E a água de coco, por ter quantidades elevadas de minerais, facilita a hidratação. Quando buscamos o bem-estar após a comilança, a nutricionista indica incrementar a água saborizada com chás diuréticos, como o verde, o cavalinha e o de hibisco. Também é possível ingerir suco de limão e folhas de hortelã, que contribuem para a digestão.

Agora, se você não tem horta por perto ou, simplesmente, tem preguiça de preparar a água, minha dica é tirar um dia para sujar a cozinha e fazer cubinhos de gelo com as misturas. Por exemplo, faça a infusão de morango picadinho e cravo. Disponha a água em uma forminha de gelo e leve ao congelador – dá para manter alguns pedacinhos dos ingredientes junto. Quando tiver sede, é só retirar da geladeira e servir com um pouco de água em temperatura natural. Fácil, né?

Entre tantas misturas e sabores que podem ser criados com base nos gostos e objetivos de cada um, o importante é beber água, hidratar-se e passar o verão numa boa, sem mal-estar ou dias intermináveis por causa de uma ressaca.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Natália Frighetto