04/04/2019

Café americano: mais glamour do que cafeína | Natália Frighetto

Natália Frighetto RS

Quem nunca entrou na famosa rede americana para ver o seu nome escrito no copo? Quem nunca admirou personagens de filmes transitando nas ruas tomando um café?

No primeiro instante, chega a impressionar, mas nos Estados Unidos é comum tomar café de 300ml, 400ml ou 500ml para começar o dia. Para nós, que temos o hábito da xícara e de misturar a bebida com leite, à primeira vista, o costume americano pode chamar atenção. Devido ao tamanho, naturalmente, pensamos na quantidade de cafeína consumida.

A questão é que esse tipo de café é mais fraco, porque leva adição de água. Outra característica é a torra. O mais tradicional apresenta uma torra mais leve, quando o pó do café tem tom mais claro, puxado para o marrom. Embora não saibamos a origem desse modo de servir, há quem afirme ser um hábito dos ingleses, por ser parecido com o chá.

Para preparar o estilo norte-americano, além do copo térmico que dá o charme, precisamos de 200ml de água fervente para uma cápsula de café de intensidade forte. Encha o copo com a água e depois esprema a cápsula. Para quem utiliza café em pó, o recomendado é 15g de café para 200ml de água. Assim, teremos um café clarinho, mais parecido com um chá ou, como chamamos aqui no Brasil, um “chafé”.

A cor da bebida, de modo geral, tem mais a ver com a torra do que com a qualidade. Não é porque o café é claro que ele é ruim. Quando o grão é bem maduro, se faz uma torra mais baixa para preservar os aromas, da mesma maneira que ocorre com o grão verde, que muitas vezes sofre uma torra maior para “mascarar” os defeitos.

Certo e errado no mundo gastronômico não existe.

O que temos são preferências por um tipo ou por outro. Mas caminhar nas ruas nova-iorquinas pela manhã com um copão de café pode fazer você se sentir parte do contexto. Viajar de carro pela Flórida ostentando 500ml da bebida te faz parecer um local. Se tiver um donuts junto, então, você é praticamente um north american people.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Natália Frighetto