31/05/2019

Chás e infusões | Natália Frighetto

Natália Frighetto RS

Nesta época do ano, junto do frio, chega o desejo pelas bebidas quentes. No escritório, a chaleira está sempre pronta para a hora do cházinho. Na volta do almoço, para ajudar na digestão da comilança e espantar o frio, a bebida é a nossa primeira opção. Não há nada melhor do que segurar uma caneca para esquentar as mãos.

Leia também
Café americano: mais glamour do que cafeína | Natália Frighetto
Prepare a sua kombucha | Natália Frighetto

O QUE É O CHÁ?
Segundo Débora Azevedo, gerente da Tea Shop, na Capital, o chá é uma infusão com as partes da planta Camélia sinensis, que, conforme o processo de fermentação, oxidação e secagem, se diferencia entre preto, verde, vermelho, oolang e branco. Cada um desses tipos tem particularidades e sabores próprios.

O QUE É INFUSÃO?
É o processo de dar sabor à água utilizando frutas, flores, ervas e especiarias. Na infusão, pode ser feito um blend com chás ou usar apenas frutas, como maçã, e adicionar canela, por exemplo.

CONSUMO CRESCENTE
A consequência desse aumento são as inúmeras vantagens que a bebida traz: ativos antioxidantes, digestivos, relaxantes, entre outros. A teína, substância presente no chá, é estimulante e tem efeitos semelhantes ao da cafeína. A L-teanina é responsável por ativar a nossa concentração. Na hora de preparar o seu chá, espere um pouco antes de bebê-lo para aproveitar ao máximo o tempo de infusão e seus benefícios.

PARA FAZER EM CASA
A sensação de aconchego e bem-estar que uma xícara de chá proporciona está na memória de muitos como um carinho de vó, um remédio natural para espantar a gripe ou um estimulante para começar o dia com o pé direito.
Mas tudo inicia com um bom preparo, certo? Segundo Débora Azevedo, da Tea Shop, a proporção, temperatura e tempo de infusão são pontos que fazem toda diferença. Compartilhamos dicas para você fazer o seu chá em casa.
Proporção: para cada 2g de chá, utilize 200ml de água quente
Temperatura da água: chá verde e branco, por serem mais delicados, devem ser preparados com água de 60 a 70 graus. Para os vermelhos, o oolang e o preto, a temperatura ideal é entre 80 e 90 graus – eles não podem ser fervidos.
Tempo de infusão:
2 a 4 minutos é o tempo ideal para a extração do sabor.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Tags:
RS Natália Frighetto