19/12/2014

Clericot: colorido uruguaio

Juliana Palma RS

Foto: Sur Estudio FotográficoVinho branco, espumante, gelo e frutas coloridas. Rápido de fazer e elegante aos olhos, o clericot é o drink perfeito para as festas de fim de ano e para o verão que se aproxima. Além de ser refrescante e adocicado, é suave e fácil de beber.

Nascida na França, no século 19, a bebida tinha como base o xerez. O clericot, porém, consagrou-se em países como a Argentina e o Uruguai, onde passou a ser servido com vinho branco ou espumante. Em Punta del Este, o drink é uma tradição e está presente no cardápio de praticamente todos os bares e restaurantes. Bons frequentadores das praias uruguaias, os gaúchos trouxeram a bebida para cá, onde também é bastante consumida. A versão encontrada por aqui é muito parecida com a sangria, popular na Espanha, que tem modo de preparo semelhante, tendo como base o vinho tinto.

O ideal é que o clericot seja colorido e servido bem gelado. Opte por frutas suculentas, como morango, abacaxi, pêssego, uva, maçã, laranja e carambola – o formato de estrela desta fruta se destaca dentro da jarra. A dica é servir em um encontro de amigos ou reunião de família, assim, todos se envolvem
cortando as frutas e preparando o drink.

Diretamente do Uruguai, Ciro Tarquini, head-bartender do La Susana, em José Ignacio, topou dividir com os leitores sua receita exclusiva de clericot.

CLERICOT LA SUSANA
1 jarra

350ml de vinho sauvignon blanc
120ml de xarope simples
60ml de polpa de maracujá
2 rodelas de cada fruta cítrica (lima, limão, bergamota e pomelo)
2 colheres (sopa) de frutas vermelhas (morango, mirtilo e amora)
30ml de vodca
gelo

1. Em uma jarra, coloque o vinho branco e a vodca.
2. Acrescente o gelo e as frutas de modo a deixá-las aparentes.
3. Adicione a polpa de maracujá e o xarope.
4. Mexa delicadamente e sirva.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Juliana Palma