13/12/2019

Como combinar vinhos e frutos do mar?

Destemperados

Não há dúvida de que a chegada do verão aumenta o desejo em consumir peixes. Para facilitar as refeições na estação mais quente do ano, compartilhamos dicas para quem não quer abrir mão da taça de vinho na hora de servir frutos do mar.

APOSTE EM ESPUMANTES
Espumantes brut e extra brut são boas opções para servir com frutos do mar. As borbulhas das bebidas ajudam a limpar o paladar e garantem o frescor necessário. Os rótulos elaborados pelo método charmat são ainda mais convidativos, já que os aromas cítricos combinam com as marinadas e com aquele limãozinho que tempera as carnes brancas.

A VEZ DOS RÓTULOS LEVES
Moluscos como ostras, vieiras e mexilhões têm características acentuadas, mas sabores delicados e suaves – que muitas vezes acabam mascarados por conta de vinhos intensos. Nossa dica é escolher rótulos brancos que não passam por madeira. Se forem produzidos em regiões marítimas, melhor ainda.

AS UVAS BRANCAS SÃO BOAS OPÇÕES
O camarão servido na beira da praia e o lagostim no palito são versáteis. Um aromático e intenso camarão flam- bado com curry, por exemplo, parece ter sido feito para rótulos brancos de sauvignon blanc e gewüstraminer. Já o lagostim braseado pede um bom pinot grigio – que acentua a intensidade do preparo.

E OS ROSÉS?
Se você gosta de aproveitar o calor e de pescar em açudes de rios e de água doce pode brincar com os rosés, que pedem peixes de sabores intensos e de carne mais firme. Opte por bebidas de pouca coloração, com poucos taninos.

NÃO SE ESQUEÇA DO VINHO TINTO
O salmão é um dos peixes mais consumidos no Brasil e não poderia ficar de fora. Se ele for servido cru, como pede a culinária japonesa, o espumante é o casamento perfeito. Caso seja grelhado na brasa, ele aceita um tinto leve e fresco. Uma boa opção são os vinhos Bardolinos, produzidos na Itália.

Apesar de todas essas dicas, nunca se esqueça que a harmonização segue o gosto pessoal. Para encontrarmos a combinação perfeita, precisamos provar e experimentar todos os tipos de vinhos. Bom apetite!

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: