23/11/2018

Dicas para harmonizar hambúrguer com cerveja

Natália Frighetto RS



Pão, carne e queijo. Essas três palavras juntas dão muita água na boca. Se for em um fim de semana de calor, nada melhor do que uma bebida bem gelada para acompanhar.

Com o avanço da gourmetização, novos tipos de hambúrgueres surgiram e, consequentemente, a palavra harmonização nunca soou tão bem quando falamos em cervejas.

Conversamos com o beer sommelier Digg Glasenapp, que explicou que, quando buscamos esses tipos de combinações, devemos sempre pensar em equilibrar as características presentes na bebida e na comida. Um hambúrguer com queijo, saladas e carnes leves, por exemplo, vai bem com cervejas que apresentam as mesmas suavidades.

– A harmonização pode ser feita de várias maneiras, como por semelhança, quando os elementos presentes no alimento e na cerveja apresentam propriedades parecidas, somando e intensificando os sabores. Também pode ser por contraste, quando os dois lados têm características opostas, destacando a percepção em boca de cada detalhe. A por corte ocorre quando particularidades, como carbonatação ou amargor, são utilizadas para limpar o paladar, ajudando na remoção de elementos marcantes como condimentação e quantidade de gordura – explica o sommelier.

Com a variedade de estilos disponíveis no mercado, podemos experimentar sabores únicos e criar diferentes combinações. Mas, para facilitar o momento de decisão, separamos cinco dicas para a hora de montar o seu burger e abrir a sua bebida.

PILSEN
O estilo mais consumido pelo brasileiro tem como características o dulçor, o baixo amargor e o sutil aroma de cereais. Harmoniza bem com hambúrgueres à base de linguiça, queijos leves (como muçarela) e saladas suaves (como tomate e alface americana).

PREMIUM LAGER
É a pilsen puro malte, que apresenta sabores e aromas mais intensos, com bastante dulçor e equilíbrio com o amargor do lúpulo. Costuma ser bem refrescante, por isso, combine com lanches feitos com frangos na chapa e queijos como o american cheddar. Para a salada, é possível apostar em folhas mais marcantes, como a rúcula.

WEIZENBIER
Cerveja de estilo alemão com até 50% de trigo maltado, com acidez refrescante e aromas complexos que lembram banana e cravo. Neste caso, podemos ousar em burgers de frutos do mar, com camarão, atum e bacalhau.

CERVEJAS ESCURAS
Stout e porter são estilos da Grã-Bretanha com tostas intensas. Eles pedem carnes com sabores acentuados, podendo ser burgers de caça, como o de javali. Queijos do tipo parmesão e grana padano e saladas com acidez também são bem-vindas.

INDIA PALE ALE
As cervejas americanas, normalmente, utilizam lúpulos do próprio país e apresentam amargor bem perceptível. Elas pedem hambúrgueres clássicos de carne bovina, com bastante gordura, preferencialmente, feitos na brasa, com queijo cheddar e saladas refrescantes como alface e tomate.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Natália Frighetto