24/01/2019

Frisante, o vinho que venceu o preconceito | Natália Frighetto

Natália Frighetto RS

Foto: Elle Hughe/Unsplash

Levanta a mão quem aí nunca olhou feio para o frisante. Eu cansei de ouvir as pessoas falando mal desse produto antes mesmo de experimentá-lo, chamando-o de vinho de segunda, subproduto, entre outros adjetivos pejorativos.

O frisante nada mais é do que um vinho com baixa quantidade de gás carbônico, que pode ser adquirido no processo de fermentação ou adicionado artificialmente, diferentemente do espumante – o gás desse é formado a partir do processo natural de transformação do açúcar em álcool e dióxido de carbono.

Leia também
Vinho no verão? 
Entenda a diferença entre espumante e champagne

Com o tempo, a bebida ganhou espaço no mercado e caiu no gosto do público. O lambrusco, que tem denominação de origem controlada da Itália, é um frisante doce. A sugestão é apreciá-lo junto de um bom pedaço de queijo parmigiano reggiano. A título de curiosidade, os vinhos verdes também são considerados frisantes. Os de Portugal, por exemplo, que podem ser brancos, rosés e tintos, têm uma pequena quantidade de gás referente à fermentação malolática, que ocorre dentro da própria garrafa, em função do excesso de acidez. Vocês já tomaram vinho verde com uma friturinha? Se for bolinho de bacalhau, o casamento é perfeito.  

No Brasil, muitas vinícolas começaram a elaborar esse tipo de vinho. Além de terem um bom custo-benefício, são fáceis de beber e costumam ter uma boa aceitação no mercado. Para os dias de verão ao redor da piscina, é uma opção leve e refrescante, ideal para embalar as conversas com os amigos – sem contar a facilidade de abri-lo, já que eles são vendidos com rolhas screw cap. Se ele ficar quente, adicione uma pedrinha de gelo na taça e siga o baile. Os brancos e rosés são mais atraentes no dias de calor, até porque são melhores se servidos geladinhos. Há as versões secas e suaves, que agradam a todos os gostos, paladares e bolsos. Selecionamos sete rótulos de vinho frisante para quem deseja experimentar a bebida.


1 - Frisante Salton Lunae Branco Demi-Sec
2 - Frisante Macaw Tropical Moscato
3 - Vinho Frisante Cella Lambrusco Tinto
4 -  Adega Guimarães Vinho Verde DOC
5 -  Frisante Di Mallo
6 - Frisante Marcus James Happy Hout Rosé
7 - Frisante Garibaldi Branco Demi-Sec

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Natália Frighetto