11/10/2019

Gin: a bebida do momento | Natália Frighetto

Natália Frighetto RS

Não é de hoje que o gin compõe os mais variados drinks. Dificilmente a boa e velha combinação com tônica não estará na carta dos restaurantes. Isso sem falar nos bares caseiros. Os encontros e as comemorações passaram a contar com o destilado, que se tornou tendência há pouco mais de três anos. Segundo a mixologista Claudia Schumacher, a bebida ganhou o paladar do público por ser versátil e possibilitar o uso da criatividade:

– É um destilado que agrada a todos.Existe uma quantidade imensa de opções no mercado, o que o torna ainda mais atraente para o consumidor. É extremamente aromático, complexo e herbáceo, com muitas características marcantes.

As possibilidades de combinações são infinitas. Sem dúvida, o clássico gin tônica é o mais popular e o mais fácil de preparar. Mas há outros coquetéis famosos que também levam o destilado em sua lista de ingredientes: Dry Martini, Clover Club, Tom Collins e Fitzgerald são alguns deles.

– Nesses drinks, o gin é obviamente indispensável. Por ser um destilado com características únicas, ao ser substituído, o sabor acaba mudando por completo. Em diversos casos, clássicos que levam gin e que tiveram o destilado trocado por outro originaram novas bebidas. Um exemplo é o Negroni, que ao levar bourbon, passou a se chamar Boulevardier – finaliza Schumacher.

Gregório Salton, enólogo da Vinícola Salton, explica que o gin, conforme a legislação brasileira, se obtém pela redestilação ou pela adição de extratos de bagas de zimbro. Opcionalmente, podem estar presentes no processo de produção outros botânicos aromáticos, como cardamomo, coentro e pimenta. Eles são os responsáveis por enriquecer as características olfativas, acrescentando um toque único para cada rótulo.

Depois disso, só nos resta aproveitar uma boa taça de gin com a combinação que for! Compartilhamos alguns rótulos que você encontra facilmente no mercado.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Natália Frighetto