24/07/2019

Infusões: chá feito pela avó | Natália Frighetto

Natália Frighetto RS

Parece que vó sabe o que está acontecendo, sente as coisas no ar e sempre tem um jeito para tudo. Se você está com frio, ela logo traz um chazinho para aquecer. Teve um dia puxado no trabalho? Uma caneca para relaxar. Chamamos a bebida de chá, mas o que as nossas avós fazem, na verdade, é uma infusão (entenda a diferença aqui), geralmente de flores e frutas, e com muito amor, é claro.

Leia também
Chás e infusões | Natália Frighetto
Receita de chocolate quente | Natália Frighetto

As bebidas quentes já trazem conforto por si só, mas se tiverem afeto, parece que tiram os problemas em cada golinho, seja pelo efeito das ervas, por melhorar a respiração ou, ainda, por realmente aliviar as dores que estávamos sentindo. Enquanto nossas avós estão na cozinha esquentando a água, vão conversando e nos tranquilizando dizendo:

“A vó vai fazer um chazinho bem quentinho e tu vais melhorar”. Escutar isso nos dá a certeza de que aquela alquimia vai dar certo. Além do toque de carinho, os chazinhos preparados por elas seguem conceitos da fitoterapia. Com base nisso, explicamos um pouco mais sobre as ervas, flores e frutas mais comuns e que nos trazem a lembrança dos bons momentos.

MARCELA
Flores de marcela colhidas no orvalho da Semana Santa. Não há nada melhor para o estômago, a azia e a má
digestão. Junto com o preparo vem a história de que colher no dia certo contribui para melhorar mais rápido.

POEJO
É uma plantinha típica de horta e especial para chás de bebês. Por ter ação digestiva, é muito utilizada para acalmar as cólicas intestinais. Lá em casa, até hoje é indispensável.

CAMOMILA
De aroma doce, essa flor é usada para acalmar e para relaxar. Também pode ser utilizada em compressas para solucionar algumas irritações e alergias dermatológicas.

CAPIM CIDRÓ
Oferece aquele aroma de conforto, que vem com o carinho das avós quando estamos doentes. Uma caneca
quente para acalmar o dia é ideal. Em caso de gripe, vem adoçada com mel para espantar o vírus.

MAÇÃ COM CANELA
Típica infusão de café da tarde, que além de sabor de feito em casa perfuma todo o ambiente. Você pode utilizar a fruta desidratada ou in natura, deixe ferver por uns minutos e está pronto.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Tags:
RS Natália Frighetto