16/11/2018

Café gelado: detalhes e curiosidades da bebida

Natália Frighetto RS

Foto: Natália Pereira/Agência RBS
Antes de tudo, o café gelado não tem nada a ver com aquele passado pela manhã e degustado à tarde. Consiste em uma série de técnicas e receitas que se desenvolveram para preparar uma bebida mais refrescante, preservando as características do bom café.

Na primeira vez que provei, confesso que fiz cara feia. Mas, como sou de experimentar de tudo um pouco, conheci mais e aí me apaixonei. A ponto de pensar em reproduzir em casa.

O café gelado é extremamente refrescante, sem perder a cafeína, a acidez ou a doçura do produto. Uma das técnicas mais utilizadas em sua preparação é a cold brew, na qual o café fica de molho de oito a 12 horas e depois é extraído com água gelada, com o auxílio de um drip - uma torneirinha de gotejamento em que o barista consegue controlar o número de gotas por segundo. Quanto mais tempo em contato com a água, maior será a extração da cafeína.

A prática do café gelado está ganhando cada vez mais consumidores. Já existem cafeterias engarrafando cold brew para servir gelado e tomar a qualquer hora do dia. Segundo Luiz Eduardo, barista da Gingko 788, cafeteria e floricultura de Porto Alegre, a marca está desenvolvendo a sua própria versão em garrafas.

O especialista afirma que o café extraído a frio combina superbem com água tônica. Pode ser consumido também com uma dose de gin, transformando a bebida em um drink. O suco de laranja ou a própria rodela da fruta também podem ser adicionados, intensificando o frescor e aromatizando o café. Para quem gosta de acrescentar leite, uma boa dica é o frapuccino – com leite batido, gelo, café e chocolate.

Há, ainda, o mocca freddo, um copo montado com calda de chocolate, gelo, leite e espuma, finalizado com uma nota de espresso. É de encantar os olhos e o paladar.

Para quem deseja experimentar e se aventurar em casa, abaixo compartilhamos uma receita que está no cardápio da cafeteria. Converse com os baristas, explique do que você mais gosta em um café e descubra novas experiências :)

PARA FAZER EM CASA
Ingredientes:

• Uma jarra com 300g de gelo
• 32g de café especial
• 300g de água quente

Modo de preparo:
1 Passe o café sobre o gelo.
2 Depois, é só servir em um copo e degustar.
3 A grande dica está em adicionar uma rodela de laranja e beber bem gelado. Vale a pena experimentar, é uma experiência saborosa.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Natália Frighetto