27/09/2018

O que combina com cerveja?

Destemperados

* Por Natália Frighetto
Enóloga e sommelière da Casa Destemperados


Com a popularização dos rótulos artesanais, diferentes estilos chegaram aos consumidores. Buscamos dicas para harmonizá-los com os nossos pratos preferidos.

Assim como o vinho, as cervejas podem ser harmonizadas por características de contraste, semelhança e potência. Conversamos com Aline Petroli, beer sommelier da Ambev, que nos contou quais são as combinações mais deliciosas.

Por contraste: é quando colocamos sabores em oposição. Podemos servir um brownie de chocolate com uma cerveja de estilo Stout, que tem sabor de café, por exemplo. Essa combinação quebra o amargor da bebida que, consequentemente, também quebra o dulçor da sobremesa.

Por semelhança: ocorre ao encontrarmos elementos sensoriais que se assemelham tanto na bebida quanto na comida. É o caso de uma salada com peixe e molho de laranja servida com uma cerveja Witbier, que leva a casca da fruta em sua composição.

Por potência: é quando degustamos uma cerveja altamente alcoólica com um prato gorduroso. Nesse caso, poderíamos combinar uma Dubbel com cordeiro. O álcool elevado ajuda a limpar as papilas já saturadas pela gordura.

A sommelière Débora Ferreira complementa que a arte da harmonização passa por ter a melhor experiência, conectando o prato com a cerveja degustada. Geralmente, bebidas leves combinam com pratos delicados, e cervejas mais intensas harmonizam melhor com comidas intensas. O tipo German Pilsner vai muito bem com amendoim e castanhas de caju – ideais para curtir o happy hour. As APAs e as IPAs, que têm características mais cítricas e amargas, combinam com pratos gordurosos, como nachos, queijo cheddar e gorgonzola, além de carnes e molhos temperados. Se você prefere as ácidas, as Sours harmonizam perfeitamente com saladas e frutos do mar.

Pilsen
É a nossa cerveja tradicional, aquela para tomar bem geladinha. Vai bem com amendoim, boteco e batata frita.

Witbier
É uma cerveja de trigo, fermentada com casca de laranja e coentro, muito refrescante. Vai bem com salada de camarão, beira da piscina e primavera.

American Ale
Tem aromas cítricos, lúpulos americanos e um leve dulçor. Combina com o outono, hambúrgueres e happy hour.

India Pale Ale
De lúpulo inglês, esse estilo tem um certo amargor. Harmonize com uma churrascada e uma rede para relaxar. STOUT É uma explosão de aromas e sabores de café. Deguste com chocolate, no inverno e ao lado da lareira.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: