18/04/2019

O que é vinho verde? | Natália Frighetto

Natália Frighetto RS

Com a invasão dos produtos portugueses no mercado nacional, aos poucos, o vinho verde ganhou destaque nas prateleiras dos empórios e no gosto dos consumidores. Mas, afinal, que bebida é essa? 

Primeiramente, você precisa saber que o vinho verde pode ser branco, rosé e até tinto. A cor verde é relacionada ao excesso de acidez que esses rótulos apresentam, dando a sensação da uva verde antes da maturação completa. Em poucas palavras: é o verde como oposição ao maduro. 

Leia também
Vinhos tintos leves: a pedida para os dias mais frios | Natália Frighetto
As diferenças entre sangria e clericot | Natália Frighetto

Os rótulos, com Denominação de Origem Controlada (DOC), são produzidos no noroeste de Portugal e apresentam sabores leves, frescos, jovens e com grande presença de aromas. Eles vão bem em piqueniques e até em jantares, como estrelas da harmonização.  

Durante muito tempo, os vinhos dessa região levavam açúcar ou gás para ajudar a mascarar o excesso de acidez. Ao longo do tempo, houve o aprimoramento de técnicas e do cultivo das uvas, que sofriam com a maturação por estarem em um solo extremamente fértil, produzindo mais folhas do que frutos.  

Entre as variedades mais utilizadas para produzir o vinho verde, estão as castas típicas da região de origem. Loureiro, trajadura arinto e alvarinho são as brancas mais conhecidas. Entre as tintas, destacam-se a alvarelhão, a rabo de anho e a vinhão.  

Com a gastronomia de Portugal, não existe vinho que case melhor. Os tintos, muitas vezes, são servidos frios pelo frescor e pela leveza, além de serem ótimas opções para tomar com um caldo verde, a saborosa sopa de couve fatiada com chouriço. Já os brancos são ideais para apreciar com peixes, bacalhau e porções de legumes salteados e temperados com coentro e cominho. 

Deu para sentir sede só de ler? Selecionamos cinco rótulos para você conhecer mais o vinho verde que, independentemente da cor, é rico em aromas e frescor. Você pode encontrá-los em importadoras e lojas especializadas

- Santola Vinho Verde, da vinícola Caves Messias 
- Vinho Verde Loureiro, da vinícola João Portugal Ramos 
- Anselmo Mendes Pardusco Tinto 2015, da vinícola Anselmo Mendes 
- Vinho Branco Adega Guimarães Vinho Verde, da vinícola Adega Guimarães 
- Paço de Teixeiró branco 2016, da vinícola Quinta do Côtto 

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Tags:
RS Natália Frighetto