21/11/2014

Os vinhos brancos da Nova Zelândia

Juliana Palma RS

Dias quentes combinam com vinhos brancos e refrescantes. Produtora de saborosos chardonnay e encantadores pinot noir, a Nova Zelândia destaca-se de fato pelos sauvignon blanc. Frutados, são ideais para o verão e harmonizam perfeitamente com pratos leves, como saladas e peixes.

O reconhecimento mundial na produção de vinhos brancos veio a partir dos anos 1970, quando foi descoberto o grande potencial das uvas sauvignon blanc plantadas em solo neozelandês. A qualidade não é à toa: o clima mais frio, com dias ensolarados, é perfeito para o desenvolvimento da fruta.

– Como a sauvignon blanc é sensível ao sol forte, as manhãs com neblina da Nova Zelândia são ideais para evitar que a uva queime – explica a enóloga Maria Amélia Duarte Flores. – Esse clima ajuda a fixar os aromas frutados e a acidez no vinho, dando um sabor diferenciado à bebida.

Os vinhos originados da sauvignon blanc são intensos, muito frutados e costumam ter aromas de maracujá, goiaba e damasco. Tanto é que quase metade dos vinhedos da Nova Zelândia são dedicados a essa uva.

– A sauvignon blanc é a uva mais famosa e mais importante da Nova  Zelândia, tudo gira em torno dela – conta Maria Amélia. – Essas bebidas podem ser consideradas as melhores do mundo na categoria.

São pelo menos 10 regiões vinícolas em plena expansão no país, concentrando-se principalemente na ilha sul, com destaque para Marlborough, que detém boa parte da produção de vinhos do país.

Confira as dicas de Maria Amélia Duarte Flores de vinhos sauvignon blanc da Nova Zelândia.

GREYWACKE WILD SAUVIGNON BLANC
Produzido na região de Marlborough, este vinho tem aroma de limão e baunilha, além de notas de tomilho e gergelim. No paladar, é generoso e repleto de complexidade. É rico, cremoso e persistente.

CLOUDY BAY SAUVIGNON BLANC
Os aromas picantes de frutas como lima e grapefruit são os primeiros a se destacar na bebida, seguidos por notas de nectarina. O paladar é fresco, lembra erva-doce. É perfeito para combinar com uma salada de tomates e queijo de cabra.

MATARIKI SAUVIGNON BLANC
Feito na região de Hawke Bay, este vinho tem aromas de maracujá maduro e de frutas tropicais, com notas de groselha. No paladar, é fresco e tem equilíbrio entre doçura e acidez.

MATUA SAUVIGNON BLANC
Suave na cor, a bebida tem aromas de frutas cítricas e tropicais. O
paladar é generoso e frutado, com a acidez típica das uvas de Marlborough. É refrescante e tem um acabamento limpo, com notas de maracujá.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Juliana Palma