31/07/2015

Para beber com carnes

Destemperados

Tem quem prefira acompanhar o churrasco com cerveja, tem quem defenda o vinho. Tem quem goste de uma carne selada com vinho, mas a cerveja também fica bem. Existem harmonizações para todos os gostos, basta saber qual será o ponto da carne e como ela será preparada, se assada, grelhada ou com algum tipo de molho. São características que influenciam na escolha da bebida ideal. Para nos ajudar, pedimos algumas dicas para o sommelier Cledi Sodré e para o especialista em cervejas Sady Homrich

– Para acompanhar um churrasco, é interessante que o vinho seja tinto e mais encorpado, com passagem por madeira, pois a toxina do carvão fica impregnada na carne e os vinhos com essa característica auxiliam na digestão – explica Cledi. – Já uma carne selada pede um vinho mais leve.

Sady explica que a combinação com cervejas pode ser feita respeitando o gosto pelos estilos da bebida:

– Para os que preferem maltes mais claros, a Export e a APA têm estrutura para compor bem com o sabor das carnes, variando seu tempero. A primeira é perfeita para um steak tartar – destaca. – Experimente um corte menos passado com a Irisih Red Ale, um bem selado com a Dunkel e uma carne com molho röti (mais gorduroso e encorpado) com a Stout.

Confira abaixo os rótulos selecionados por eles.

 

VINHOS, por Cledi Sodré

 

ALTOS LAS HORMIGAS MALBEC
Clássico argentino, este vinho produzido na região de Mendoza tem aromas de frutas vermelhas e negras, com notas de chocolate e toques de coco e baunilha. Tem médio corpo, com taninos maduros, potência e personalidade.

 

ANDELUNA 1300 CABERNET SAUVIGNON
Amadurecido por seis meses em barricas de carvalho francês e americano, este vinho de Mendoza, na Argentina, tem aromas de especiarias, como pimenta, com notas de frutas vermelhas e tabaco. É encorpado.

 

LA JOYA GRAN RESERVA MERLOT
Com aromas que remetem a frutas vermelhas e notas de especiarias e baunilha, este vinho chileno tem corpo médio e é equilibrado, com taninos maduros e final de boca persistente. 50% do vinho amadurece em barricas de carvalho por até 10 meses.

 

FOX BROOK CABERNET SAUVIGNON
Envelhecido por 10 meses em barris de carvalho francês e americano, este vinho produzido na região de Sonoma, na Califórnia, tem aromas de ameixa, especiarias e ervas. 

 

THREE STEPS PREMIUM SHIRAZ
Vinho australiano com aromas de ameixa e pimenta-preta. A passagem de 12 meses por carvalho americano garante sabores mais picantes, com toques de chocolate. 

 


CERVEJAS, por Sady Homrich

 

ABADESSA EXPORT
Com equilíbrio entre malte e lúpulo (dulçor e amargor), esta German Dortmunder tem aromas e sabores suaves, bem parecida com uma Pilsner, porém levemente mais forte, amarga e picante.

 

PERRO LIBRE HOPPING APA
Esta cerveja American Pale Ale tem aromas e sabores frutados e florais, que são garantidos pelos lúpulos americanos utilizados na receita.

 

WHITEHEAD IRISH ALE
Com tons acobreados, esta é uma cerveja do estilo Irish Red Ale, aveludada e límpida, bem equilibrada entre doçura e amargor.

 

RASEN DUNKEL
De textura suave, esta German Dunkel tem notas de malte que lembram chocolate e caramelo. No sabor, percebe-se um dulçor seguido de um amargor tostado.

 

IRMÃOS FERRARO NERA REALE STOUT CIOCCOLATO
Com um sabor pronunciado de chocolate meio amargo e café, esta Stout de coloração negra ganha destaque pela consistência e cremosidade de sua espuma.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: