05/11/2015

Para combinar cerveja e vinho com churrasco

Destemperados

Foto: Félix ZuccoApesar de a maior parte dos brasileiros preferir cerveja na hora de acompanhar o churrasco, os vinhos também são uma ótima opção para harmonizar com carnes na brasa. E que tal substituir a tradicional Pilsen por uma cerveja mais escura, como uma Porter? Confira abaixo algumas dicas e escolha a que melhor combina com seu gosto.


OS VINHOS
O sabor defumado das carnes elaboradas na brasa e a presença de gordura e sal pedem vinhos encorpados, com taninos marcantes e presença de madeira, como Tannat ou Malbec. As dicas abaixo são da enóloga Maria Amélia Duarte Flores.

DV Catena Cabernet Malbec
Um ícone dos vinhos produzidos em Mendoza, na Argentina. Tem aromas frutados, estrutura e um equilíbrio entre a madeira e o sabor da uva.

 

Viu Manent Secreto Carménère
Produzido em Colchagua, no Chile, tem perfume de especiarias e ervas, lembrando de leve o chimichurri que geralmente acompanha boas carnes.

 

Isla de Lobos Tannat Ultra Premium
Tannat é a cara do churrasco: tem taninos, estrutura e robustez, o que se espera para acompanhar os melhores cortes. Elaborado em Castillo Viejo, no Uruguai, é novidade no mercado.

 

Graham Beck The Game Reserve Pinotage
Com suas notas defumadas, este vinho da África do Sul é uma ótima companhia para o churrasco. E esta linha de vinhos ainda tem parte dos lucros destinada à preservação de reservas de animais selvagens no país.

 

Batalha Tannat
Produzido em Candiota, na Campanha Gaúcha, este vinho é uma verdadeira revelação, elaborado em pequenas quantidades. É rico e intenso, combinando perfeitamente com corte de carnes como cordeiro.

 


AS CERVEJAS
O churrasco pede cervejas mais fortes e intensas. Pode-se começar com uma cerveja leve, de toque defumado, que vai bem com linguiças. Aos poucos, agregar sabores e aromas com diferentes maltes e lúpulos, até chegar a um final com bastante corpo. As dicas abaixo são do especialista Sady Homrich.

Alenda Rauchweizen
Com sabores complexos, tem um toque marcante de malte defumado.Perfeira para harmonizar com pratos defumados e churrasco.

Baldhead Melonhead
Apesar do nome, ela não leva melão na receita. O aroma da fruta vem da varietal de lúpulo australiano Ella. A cerveja é um pouco menos amarga e mais maltada que as APAs americanas.

Seasons Funhouse
É balanceada, de baixo amargor, frutada e aromática. 

 

Coruja Noctua
De cor escura, tem aromas de mel, maltes tostados, caramelo, defumado e cítrico, com euqilíbrio entre sulçor e amargor.

 

Tupiniquim Monjolo
Esta cerveja tem notas de café e chocolate, tornando-se uma ótima companhia para carnes feitas na brasa, com sabor defumado. 

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: