04/10/2018

Para fugir do óbvio com as uvas brancas

Natália Frighetto RS

Considerada a rainha das uvas brancas, a chardonnay é muito conhecida por produzir excelentes vinhos tranquilos e amadeirados, além de compor ótimos espumantes. A sauvignon blanc, por sua vez, é superaromática e refrescante. Mas, o mundo das uvas e do vinho vai muito além delas. Com mais de 5 mil castas existentes, é possível conhecer e descobrir sabores inusitados. Selecionamos cinco variedades que fogem do óbvio para você conhecer.

Moscato: ficou muito conhecida em função dos espumantes moscatéis, doces e frutados. Se você já degustou o moscato seco, vai saber que é uma uva aromática, com toque floral, que lembra frutas cítricas, de acidez elevada e refrescante. É leve e uma boa pedida para os dias de calor.

Viognier: é uma variedade francesa que ganhou destaque na Austrália e se adaptou muito bem ao solo do Brasil. Produz um vinho branco muito perfumado, com aromas florais e de mel. De sabor um pouco mais marcante, combina com um almoço com frutos do mar, como os camarões empanados que a Lela vai ensinar nas próximas páginas.

Grüner Veltliner: do leste europeu, é uma variedade que vem ganhando bastante espaço no mercado nacional. Tem aromas simples de limão, maçã e pera – com acidez bem viva. Vai bem com pratos aromáticos e com comida japonesa. Por produzir vinhos, geralmente, com teor alcoólico baixo, não deixa acentuar o sabor picante do gengibre e do wasabi.

Pinot Grigio: é uma casta italiana também chamada de pinot gris, na França, por ser uma variedade branca com casca acinzentada. Resulta em vinhos de aromas elegantes, como limão siciliano e melão, podendo até desenvolver essência de damasco quando a safra for de verões muito quentes. É uma bebida que casa com uma tábua de frios com queijos suaves e macios.

Gewürztraminer: uma das variedades alemãs mais aromáticas – rosa, lichia e goiaba são alguns dos descritores da casta. Por produzir um vinho rico no olfato, é ideal ser consumido com até dois anos após a colheita para as fragrâncias não se perderem. Pratos de comida tailandesa harmonizam muito bem com a Gewürztraminer por terem características olfativas bem semelhantes.

Por mais diferentes que possam parecer, essas variedades são fáceis de encontrar e, algumas delas, já estão sendo produzidas no Brasil com bastante êxito. Se você gosta de degustar produtos e descobrir outros vinhos e sabores, separamos alguns rótulos para desfrutar nos dias de calor que estão chegando.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Natália Frighetto