14/06/2019

Receita de chocolate quente | Natália Frighetto

Natália Frighetto RS

Para mim, não tem nada mais reconfortante do que um café com leite. Só o cheiro do leite esquentando já me deixa nostálgica. É uma recordação dos cafés da tarde no galpão, onde tudo era preparado no fogão a lenha.

E quem não gosta de uma bebida quente? Nos dias mais frios é, praticamente, inevitável não sentir vontade de tomar algo quente, como um cafezinho. Se estiver chovendo, então, parece que o paladar anseia por um chocolate quente.

Esse último, por exemplo, combina mais com a metade do dia. Perfeito para assistir à sessão da tarde embaixo das cobertas ou para tomá-lo curtindo um solzinho enquanto você caminha para se aquecer.

O chocolate quente oferece uma textura mais densa, que pode ser atingida tanto com o uso de amido, quanto com a adição do creme de leite, que aumenta a cremosidade, deixando mais gorduroso e mais saboroso. Outro detalhe, é que ele pode ser feito com chocolate em pó ou com chocolate em barra. Uma delícia!

Já para aqueles que não abrem mão do café, as opções vão além da mistura com o leite. Um bom cappuccino com leite cremoso, café e um polvilhado de canela ou de chocolate em pó também vai bem – e pode ser adaptado a gosto do barista ou do freguês. Sem falar que muitos lugares apostam na latte art, os desenhos feitos nas bebidas servidas e que deixa a experiência ainda mais legal e mais bonita.

Por último e, com certeza, não menos importante estão os “poderes” das bebidas quentes. Na minha opinião, essas misturas são capazes de provocar emoções. Depois de um dia dificil, um chá na cama, antes de dormir, acalma e muito. Quando o dia está uma loucura e temos que segurar a barra no trabalho, em casa e na vida pessoal, uma pausa para um café com uma amiga pode clarear as ideias e fazer a gente se sentir melhor. Às vezes, enquanto assopramos a caneca, memórias tomam as nossas mentes.

O que todas essas situações têm em comum? A sensação de conforto que parece se instalar assim que damos o primeiro gole. E, convenhamos, na correria do dia a dia, você poder sentar e desfrutar de um momento tomando um capuccino ou um chocolate quente, por exemplo, é uma das tangibilidades da ideia de aproveitar as pequenas coisas boas da vida. Para você sentir o prazer de um desses momentos, coloquei aqui uma receita de
um chocolate quente, bem cremoso, que eu faço sempre. Bom proveito!

CHOCOLATE QUENTE CREMOSO

Ingredientes:
- 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 e 1/2 colher (sopa) de maisena
- 4 colheres (sopa) de água
- 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
- 1 litro de leite
- Barras pequenas de chocolate ao leite para acompanhar

Modo de preparo:
1 Em uma panela, adicione o leite, dissolva as colheres de chocolate em pó e coloque para ferver.
2 Enquanto o leite aquece, dissolva a maisena com a água e reserve. Quando levantar a fervura, desligue e adicione a maisena mexendo bem para não empelotar.
3 Quando engrossar, insira o creme de leite fresco e mexa suavemente.
4 Sirva em uma caneca e raspe a barra de chocolate em cima para decorar.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Natália Frighetto