16/09/2016

Saiba como foi o Tour Vinhos do Brasil

Destemperados

No último sábado, a Casa Destemperados recebeu 12 vinícolas brasileiras para um momento de degustações e descobertas. O Tour Vinhos do Brasil aconteceu durante a tardinha, e o público que esteve por aqui pode aproveitar um dia lindo de sol, além de provar os rótulos, acompanhados de petiscos feitos pela dona da nossa cozinha, a chef Marília Gabriela Félix.

O evento foi realizado em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e contou com cerca de 200 participantes.

As vinícolas presentes foram: Aracuri, Don Giovanni, Casa Perini, Casa Valduga, Dal Pizzol, Peterlongo, Aurora, Vinícola Garibaldi, Maison Forestier, Adolfo Lona, Vinícola Weber, Barrichelo, além da Dom Eliseo servindo suco de uva. Todas as vinícolas estão localizadas no Rio Grande do Sul. 

Durante o Tour Vinhos do Brasil, provamos vários rótulos e destacamos esses para você:

1. ARACURI BRUT ROSÉ
Este rótulo é produzido pela vinícola Aracuri, localizada na região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. O aroma se destaca pelas notas de fermento e damasco. No paladar, traz o frescor das frutas vermelhas com toque mineral e uma acidez equilibrada.

2. ADOLFO LONA NATURE
Este espumante é elaborado com as uvas Chardonnay e Pinot Noir, misturadas com uma parcela menor de Merlot vinificado em branco. É sem adição de açúcares, por isso o nome Nature. Na França, esse espumante também é chamado de Pas Dosé.

3. DON GIOVANNI SÉRIE OURO EXTRA BRUT
Espumante desenvolvido pela Don Giovanni, que apresenta aromas complexos que lembram mel, frutas brancas maduras, abacaxi e melão.

4. CASA VALDUGA GRAN IDENTIDADE CORTE
Este é um vinho tinto seco de uma tradicional vinícola da campanha gaúcha. As uvas utilizadas são Arinarnoa, Marselan e Merlot. É intenso e demonstra em boca a potência adquirida durante um ano de maturação.

5. AURORA COLHEITA TARDIA
Vinho de sobremesas, o Aurora Colheita Tardia tem o paladar suave e aveludado, com aromas de nozes, castanhas, flores brancas e mel.

6. ANCELOTTA DAL PIZZOL
Variedade tinta cultivada em grande escala na província de Reggio Emilia, na Itália, que foi introduzida no Rio Grande do Sul na década de 90. Excelente para acompanhar carnes vermelhas, caças e pratos com molhos bem condimentados.

7. GARIBALDI BRUT
Esse espumante tem aromas encantadores, com toques frutados, lembrando acerola e lima e um delicado aroma mineral. Com coloração brilhante, o Garibaldi Brut vai bem com pratos estruturados e menos condimentados, como carnes grelhadas e risotos.

8. CHARDONNAY INSTANTES DA WEBER
Este vinho fino branco seco é produzido pela vinícola Weber. Tem coloração amarelo palha e aroma de mamão papaia, seguido de notas florais e um toque de maracujá.

9. PRIVILLEGE BRUT ROSÉ  DA  PETERLONGO
Produto que promete confirmar o pioneirismo dos champagnes Peterlongo, o Privilege Brut Rosé é elaborado com a variedade Merlot, evidenciando frutas vermelhas. Harmoniza com carnes brancas no geral.

10. PERINI QU4TRO
Este vinho tinto pemium traz o 4 no nome pois está associado ao conceito de tempo, com as 4 estações fundamentais para a formação da uva e as 4 fases lunares que interferem no crescimento da videira.

11. FORESTIER CHAMPENOISE NATURE
Produzido em Garibaldi, na Serra Gaúcha, pela tradicional Maison Forestier, o espumante Nature é sem adição de açúcares. Nos aromas há cítricos e nuances de pão. É versátil e ótimo para harmonizar.

12. GRAN ROSSO DA VILLA BARI
O Gran Rosso é feito com as uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc apassitada e Merlot. Todas são produzidas na propriedade da vinícola, no bairro Vila Nova, em Porto Alegre. O amadurecimento se dá em tanques de inox para preservar os aromas varietais e do passito.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: