28/02/2020

Spritz: o frescor italiano

Natália Frighetto RS

Depois de um dia de calor, o que mais queremos é relaxar e, se possível, se refrescar. Eis que, aos poucos, os bares brasileiros estão disseminando um velho hábito italiano: reunir os amigos e curtir uma taça de Spritz ao final do dia.

O nome do famoso drink tem derivação da palavra alemã “spritzen”, que, na tradução livre, significa borrifar, salpicar algo líquido. Existem várias versões para a sua origem, a mais comum conta que o coquetel foi criado por soldados do império austro-húngaro, que passaram a adicionar água aos vinhos para reduzir o teor alcoólico e ficar mais próximo da cerveja, bebida comum da época.

Desta forma, nasceram os famosos Spritz com o objetivo oferecer leveza e frescor. A receita clássica segue a fórmula 3, 2, 1: três partes de espumante prosecco ou vinho de pinot grigio, duas partes de bitter e uma de água de sifão ou água com gás (o chamado “spritz”). Na Itália, é bem comum os bares terem uma mangueirinha de água carbonatada para a elaboração do coquetel. Além de ficar mais prático, a quantidade de gás é maior, intensificando os sabores em função da presença de borbulhas e da acidez carbônica formada.

Um ponto importante: Spritz pode ser elaborado com os mais diversos tipos de bitter. O mais conhecido é o Aperol (aperitivo à base de laranja), mas vale preparar com Campari, que realça o sabor de ervas, e com Cynar, que tem base de alcachofra. Já quem prefere algo mais suave pode utilizar xaropes dos mais diversos sabores – um preparo de limão, hortelã macerada, gelo e água com gás vai bem.

Embora o sabor seja ótimo, a bebida ganhou o mundo por ser descomplicada, perfeita para o happy hour ou para aperitivar, costume italiano de tomar bons drinks ou taças de vinho antes do jantar. Não se espante se encontrar italianos bebendo Spritz na praça, sentados nas escadas das igrejas, aproveitando o tempo livre.

Por ser leve, de menor teor alcoólico, ideal para finalizar o dia podendo curtir mais de uma taça, o drink é a minha dica para dias quentes. Que bom que hoje podemos desfrutar de momentos como esses. Eu adoro, e vocês?

ONDE BEBER EM PORTO ALEGRE

SETTE PASTABAR
A bebida que ganhou fama na Itália tem seu dia especial com preço promocional no Sette. As terças-feiras são ideais para quem não abre mão do tradicional coquetel.
Rua Auxiliadora, 248, no bairro Auxiliadora
Fone: (51) 3012-2926

NA VIDA REAL BAR
A pedida é ter bons drinks e um lugar descontraído para o happy? Já coloca mais um lugar na sua lista de onde ir em Porto Alegre, o Na Vida Real. Entre coquetéis diferentes e autorais, o Aperol Spritz está sempre presente.
Rua Tenente Coronel Fabricio Pillar, 93, no bairro Mont’Serrat
Fone: (51) 3398-2496

A CANTINA DO PRESS
Inspirado na gastronomia italiana, o restaurante tem uma parte do menu dedicada ao Spritz. Apostamos no Hugo, uma versão com licor de flor de sabugueiro, espumante, hortelã e soda.
No Shopping Iguatemi (Av. João Wallig, 1.800), no bairro Jardim Europa
Fone: (51) 3029-0019

JOSEPHYNA’S
Por se tratar de um lugar pequeno, o público acaba tomando conta da calçada da Rua João Telles, no Bom Fim. À noite, o clima animado impera no local. Do menu de drinks, o Spritz da casa é ótimo.
Rua Gen. João Telles, 531, no bairro Bom Fim
Fone: (51) 3084-5444

ONDE BEBER NA SERRA GAÚCHA

CLÔ WINE BAR
Localizado junto da Vinícola Luiz Argenta, em Flores da Cunha, o local oferece vinhos em taça e drinks preparados com os excelentes espumantes da marca. Do deck, é possível contemplar o pôr do sol naquele visual arrasador dos vinhedos. Clássicos como Aperol Spritz, com espumante brut, deixam a ocasião ainda mais especial.
Av. 25 de Julho, 700, no Centro, em Flores da Cunha
Fone: (54) 3292-4477

TABACARIA BENVENUTO
É um lugarzinho muito simpático, no centro de Garibaldi, que nos conquistou pela versatilidade: é ótimo tanto para beber um drink com amigos como uma excelente pedida para um almoço no final de semana. Se o tempo permitir, sente-se no deck da calçada enquanto degusta um Spritz, que é o carro-chefe da casa.
Rua Dante Grossi, 249, no Centro, em Garibaldi
Fone: (54) 3464-0635

DIVINO
A casa oferece um menu à la carte com opções para qualquer hora do dia: lanches leves, almoço e jantar, além do tradicional fondue. O ponto forte é a sua localização: o Divino está ao lado do Palácio dos Festivais e da Paróquia São Pedro, e em frente à Rua Coberta. Não à toa a casa enche de turistas. O ambiente é descontraído e animado, ideal para degustar um Aperol Spritz enquanto curte o movimento.
Av. Borges de Medeiros, 2.659, no Centro, em Gramado
Fone: (54) 3286-3440

NENI CAFÉ, BAR E RESTAURANTE
Sentar em uma das mesas do Neni na Rua Coberta pode ser considerado, inclusive, um passeio turístico. Nada como aproveitar o clima da cidade, olhar o movimento e aproveitar uma boa gastronomia. No cardápio, que é bem variado, há pratos e drinks para qualquer hora do dia. Escolha uma das cadeiras com pelego e desfrute vendo o tempo passar com sua família e amigos.
Rua Coberta, no Centro, em Gramado
Fone: (54) 3295-5665

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Natália Frighetto