01/05/2016

Um dia incrível no Valduga Tasting Day

Tatiana Tavares RS

Vale dos Vinhedos (RS)*

Um dia incrível. Não há melhor maneira de descrever o que vivi no Valduga Tasting Day, evento realizado pela Famiglia Valduga no sábado (30/4), no Vale dos Vinhedos (RS). A ideia era reunir fãs de boa bebida e boa comida em um dia de celebração para a família de Juarez, João e Erielso Valduga, os irmãos à frente do grupo que tem a vinícola Casa Valduga como carro-chefe.

Na chegada ao evento, que começou às 14h30min, fomos recepcionados pela família Valduga. Na entrada, os convidados receberam uma sacola com a programação do evento, que iria até 22h, e uma taça para a degustação, que, sim, seria feita durante o dia todo, além de um chapéu de palha para encarar o sol.

Apesar do clima frio, o local reservado para a comemoração estava bem aquecido, deixando todos muito à vontade. Na entrada, uma estrutura montada com aquecedores e logo depois áreas fechadas. Em quatro ambientes, estandes de bebidas e comidas já convidavam todos a entrarem no clima.

"Um espumante, por favor" foi a primeira frase que eu disse. "Qual delas?" "A Ponto Nero Blanc de Blancs."

E logo me servi de um palitinho de frutas para dar início aos trabalhos.

Era por volta das 15h quando a banda Samba é Amor começou a tocar. Meus senhores, que clima a junção de espumante, comidinhas e boa música.

Por falar em comidinhas, vamos à elas. Primeiro, os pratos frios.

As comidinhas frias ficaram todo o tempo disponíveis, já as quentes iam variando conforme o horário. Não consegui provar todas as opções, visto a incrível variedade, mas posso afirmar que provei e adorei pratos como o creme de abóbora, a polenta mole com ragú de linguiça, o porco com molho pesto, a farofa de biscoito e a polenta brustolada.

Do lado das bebidas, logo depois do espumante na chegada, degustei um dos vinhos da Casa Valduga, o Identidade Pinot Noir. Funcionava assim: você chegava em um dos estandes, escolhia o rótulo da vez e pedia que servisse a sua taça. Se quisesse já provar outro, poderia descartar e higienizar a taça com a água disponível. 

Depois de comer vários pratos salgados, qual a vontade que surge? De doce! Óbvio! E foi então que encontrei a mesa de doces...

... a estação de sorvetes...

(onde experimentei o delicioso sorvete de moscatel incrementado com geleia de cabernet sauvigon da Casa Madeira)

... o estande de confeitaria...

... bem ao lado do estande das geleias Casa Madeira.

Um docinho e a vontade de... espumante! Vamos a elas.

Então, por favor uma taça de espumante 130 e, em seguida, outra de Maria Valduga (gente, esse espumante é inacreditável de tão delicioso!).

Ainda havia a área dos vinhos importados pela Domno e o estande de drinks.

Até aí a festa havia sido linda e deliciosa, mas ela também foi pura emoção, quando a família Valduga, reunida no palco, anunciou que o grupo de empresa, sob o nome Famiglia Valduga, começa a se preparar para passar aos poucos o comando para a terceira geração da família e lançou o novo rótulo da vinícola Casa Valduga, o vinho Luiz Valduga. O rótulo levou 10 anos para ficar pronto e é uma homenagem ao patriarca da família, já falecido.

A festa continuou ainda com workshops (que ocorreram durante o dia todo e proporcionaram degustações orientadas dos principais rótulos, inclusive o lançamento Luiz Valduga) e sessões de massagem com os produtos Vinotage (cosméticos a base de vinhos) para quem estivesse com vontade de relaxar (ficha 1 para massagem nos pés!).

Ao final, uma grande surpresa: a cantora Luciana Mello, que estava entre os convidados do evento ao lado do marido, Ike Levy, foi chamada para subir ao palco e cantar para a plateia. Simpátia, atenciosa e super animada, Luciana entoou cinco músicas e prometeu voltar na próxima edição com a banda toda.

Como eu falei logo no início deste texto, foi um dia incrível. Antes de ir embora, perguntei à Luisa Valduga: "Teremos outro em breve?". "Com o sucesso deste, provavelmente faremos outro no ano que vem". Luisa, eu já estou torcendo para ter mais uma experiência como essa.

*Tatiana Tavares viajou a convite da Famiglia Valduga

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Tatiana Tavares