06/12/2019

Vinhos leves e refrescantes para o calor

Natália Frighetto RS

Em dias de calor intenso, não há nada como abrir um bom vinho para se refrescar. Sim, existem bebidas que trazem frescor e muito sabor.

Os brancos e os rosés são curingas para as tardes quentes. Na hora de servir, a dica é refrigerá-los em temperaturas que variam entre 6ºC e 8ºC. Outra boa característica é a acidez elevada, que provoca a salivação e ameniza a sensação de calor. Se a ideia for abrir uma garrafa após um dia de trabalho, opte por rótulos jovens e frescos, da safra de 2019, na qual a leveza contribui para relaxar.

AROMAS, LEVEZA E BOA ACIDEZ
Os vinhos brancos frescos apre- sentam aromas cítricos e frutados, corpo leve e acidez acentuada. Já os rosés têm aromas de frutas vermelhas e de flores. Quando falamos em bebidas varietais – aquelas elaboradas com apenas um tipo de uva –, nossa sugestão é apostar em castas como sauvignon blanc, pinot grigio e chardonnay jovens. Já a gewürztraminer tem aromas florais e de frutas, que puxam para o doce, mas ainda assim é agradável.

ESCOLHA PELAS CORES
A cor do vinho fala muito sobre a sua jovialidade. Os brancos apresentam coloração amarelo-claro, com reflexos esverdeados. Os rosés variam de intensidade conforme o tempo de maceração. Quanto maior for o contato com a casca da uva, maior será a extração de cor e de tanino. Por isso, os mais claros serão os mais leves.

TEOR ALCOÓLICO
Outra característica dos vinhos jovens e frescos é o teor alcoólico, geralmente mais baixo do que o normal. Isso evita a sensação de calor e deixa as bebidas mais leves. Para brindar ou para relaxar, basta serm,.vir uma tacinha da sua preferência e curtir o momento merecido. Seja em volta da piscina, com os amigos ou em casa com o ar-condicionado ligado. Tenho certeza de que será uma boa opção para aqueles dias de calor intenso. Ao lado, selecionamos alguns rótulos para você conhecer.

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Natália Frighetto