11/06/2013

Esploraria, a Itália da casa na árvore e do menu km zero

Alexandra Aranovich

Desde o início do blog, aproveito a data do Dia dos Namorados no Destemperadinhos para fazer um post sem crianças ou filhos por perto. É um dia que merece um folguinha, uma noite a dois para conversar, um bom vinho e jantar com toda a calma e tranquilidade do mundo. Porém, este post foge um pouco a regra. Ele traz uma novidade fresquíssima da Itália que tivemos a sorte de experimentar durante nossa viagem em maio para a região de Emilia Romagna com o Blog Ville. Foi uma refeição num cenário romântico e cercada por uma diversão magnífica para crianças. Trata-se do Esploraria, um parque de aventuras nos Montes Apeninos em Zocca (entre Bolonha e Modena). Natureza, aí vamos nós!
Chegamos ao parque de bicicleta (vou contar sobre essa aventura no Café Viagem e Little Italy). Após pedalar 20 km de Montese (local de importância histórica para o Brasil durante a 2a Guerra Mundial) a Zocca - com o nosso guia Marcello Amadori -  chegamos famintos e exaustos ao Parque Esploraria por volta das duas e meia da tarde.
Quem vê as atrações de arborismo, a criançada correndo e lanchando na floresta e todas as atividades de ecoturismo...
... não espera que entre toda aquela natureza vá encontrar um menu de primeira e com direito à romance: mesa em deck de madeira suspenso sobre as árvores. “Me belisca! Tô sonhando. Vamos almoçar em uma casa na árvore? Sério?” Que ideia ge-ni-al. Itália, te a-mo! Legítimo "love is in the air..."
Bem, a refeição funciona apenas com reservas antecipadas de dia ou à noite (em família, recomendo de dia!). Existem duas modalidades: a da mesa sobre o deck de madeira nas árvores (com escada) e da mesa e cadeiras onde é preciso colocar as cordas para subir ... Veja no vídeo … 

Impossível não tirar fotos e mais fotos desse lugar mágico. O proprietário do parque, e idealizador de todo o projeto, nos explica um pouco sobre a filosofia do local e sobre a concepção do “Menu' a km zero” – um conceito novo e fantástico. O “Menu'a km zero” consiste em usar somente ingredientes e produtos da região na cozinha, tudo a poucos quilômetros do parque. Do vinho ao queijo, tudo deve ser produzido com o mínimo de distância possível. E os vizinhos agradecem, pois são eles que fabricam o queijo, a massa, entre outros produtos frescos (veja no vídeo acima!). Nosso amigo Jason da Filadélfia, presente à mesa, contou que nos Estados Unidos o “Menu km Zero” ganha o nome de “Farm to Table” – um movimento que está destacando muitos Chefs que seguem essa proposta em seus restaurantes localizados em áreas rurais. Produzir os alimentos localmente e consumir localmente. Gosto disso. Então, um brinde ao lambrusco produzido a poucos quilômetros do parque!
Nosso primeiro prato foi um dos melhores que provei em toda a viagem: tortelloni na manteiga recheado com ricota e cobertos com um cogumelo fresquíssimo. De outro mundo.
VVale a pena dar um close para ver o recheio da ricota...
Logo após, uma seleção de queijos (a ricota com sabor e textura magnífica!), presuntos e...  ... um pão tradicional da região quentinho. A sugestão é misturar o queijo com o aceto balsâmico ou com a calda/molho de rosas.
Por fim, um sorvete para comer calado e de joelhos.
Os pratos não são sofisticados, mas são impecáveis. Sem falar da sensação de estar entre as árvores... vontade louca de ficar por lá. Só faltou uma rede bem brasileira pra deitar após a comilança boa. Mas acordar do sonho e seguir viagem é preciso. E o café forte é uma boa maneira pra seguir em frente. Até mais, Esploraria!
O valor de uma refeição como essa no Esploraria sai entre 20 a 50 euros por pessoa. O menu desse post é o mais simples e custa 20 euros. Experiência maravilhosa. Obrigada, Turismo de Emilia Romagna pela oportunidade de participar do Blog Ville e conhecer um lugar incrível como esse. Fica a dica para os parques de ecoturismo brasileiros!

ESPLORARIA, il Parco dell’Avventura
Zocca, località Lame (MO)
Emilia Romagna | Itália
Tel. 328.9376048 - 349.4779048
 www.esploraria.it
Informações:  segreteria@esploraria.it
Confira as atividades para crianças e escolas
Informações sobre refeição na árvore
Localização no Mapa e como chegar ao Parque

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Destemperadinhos Alexandra Aranovich