06/06/2019

19ª Festas das Cucas ocorre neste final de semana em Santa Cruz do Sul

Amanda Xavier

A tradicional Festa das Cucas de Santa Cruz do Sul chega a sua 19ª edição neste fim de semana. De sexta a domingo, 09 de junho, os visitantes poderão provar as delícias de 17 padarias das cidades de Santa Cruz, Vera Cruz, Rio Pardo e Venâncio Aires. O evento acontece no Parque da Oktoberfest e a entrada é gratuita.

Foto: Vanessa PazA novidade deste ano é a produção de uma cerveja e de um chope artesanais, elaborados especialmente para a festa, o Kuchenland, que significa "cerveja da terra da cuca", como o município anfitrião é conhecido. As bebidas estarão à venda na Vila Típica e dá para beber no local ou levar de lembrança para casa. Além disso, terá o Espaço da Cervejaria, com outros tipos de cervejas e chopes para acompanhar o prato principal do evento.

Outra programação disponível é um café colonial que, pela primeira vez, estará dentro no Pavilhão Central do parque durante os três dias de evento. Nessa opção, você pode escolher entre a refeição, o café e um tour panorâmico pela cidade das cucas ou apenas o passeio.

Foto: Vanessa PazSanta Cruz do Sul fica localizada a 155 km de Porto Alegre e é um dos principais núcleos da colonização alemã do Estado. Há 19 anos, a Festa das Cucas homenageia a cultura e a culinária da Alemanha. Estima-se que, em 2019, o evento receba 80 mil visitantes e 45 mil cucas sejam comercializadas nos três dias.

CONCURSO DA CUCA
Como todo ano, o Concurso da Cuca elegeu a melhor de Santa Cruz. Mas, desta vez, com o objetivo de estimular a criatividade e a inovação, além da tradicional cuca alemã, as padarias participantes tiveram o desafio de criar um prato principal, entrada ou sobremesa, a partir dos ingredientes do prato típico. A vencedora foi a Rot Kuchen com a sobremesa Roter Nachtisch, da padaria Cucas da Rosana, de Santa Cruz, campeã pela quarta vez consecutiva. A receita leva frutas vermelhas, merengue, hortelã e creme de baunilha.

Foto: Amanda XavierEm segundo lugar, ficou a Kuchen Mais, com a sobremesa Liebesfelder, da Connfeipão, também da cidade sede da festa, com milho, leite condensado e leite de coco. Já a terceira colocação ficou para a Cuca de Churrasco e o prato Dona da Festa, do O Cruzeiro Café, de Rio Pardo, que leva nas receitas abacaxi, pimenta do reino, vazio bovino defumado e streusel – a cobertura da cuca – de erva mate.

Além da exposição e comercialização do insumo principal, a festa contará com um espaço para a agroindústria familiar, para uma feira comercial e para o artesanato da região. Para animar o público, bandas tradicionais alemãs, apresentações folclóricas e shows de grupos gaúchos.

19ª FESTA DAS CUCAS
Quando:
Sexta-feira, dia 7, das 12h às 20h, sábado e domingo, dias 8 e 9, das 10h às 20h
Onde: Parque da Oktoberfest (Rua Galvão Costa, 755), no Centro de Santa Cruz do Sul
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: www.festadascucas.com.br

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Amanda Xavier