10/12/2019

Cinco lições que aprendemos com Roberta Sudbrack

Amanda Xavier

Roberta Sudbrack é uma chef de cozinha gaúcha que conquistou reconhecimento mundo a fora. Em 2015, foi eleita a melhor chef mulher da América Latina pela revista inglesa Restaurant, além de ter comandado cozinhas importantes, como a do Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República do Brasil. E foi com um bate-papo com a madrinha do Destemperados que encerramos a série de encontros do Food Experience de 2019. 

Durante a conversa, Sudbrack compartilhou várias histórias da sua trajetória e, abaixo, nós compartilhamos cinco lições que aprendemos com uma das chefs mais renomadas do país:

1. Precisamos repensar a forma como nos relacionamos com a comida. "Cozinha para mim sempre foi relacionado a um fazer com as mãos que eu não abro mão". Ao contrário do que estava acontecendo na gastronomia, Roberta sempre defendeu que as coisas devem ser feitas da maneira mais manual possível.

2.mise en place não começa na cozinha, ele começa no quintal do produtor. A boa cozinha depende de uma boa produção, de bons ingredientes. 

3. O prazer na cozinha é inegociável, tem que ter curiosidade e obsessão. "A necessidade de fechar o RS veio a partir de uma insatisfação minha em ver que eu não estava fazendo aquilo que eu acreditava. Com o SUD, encontrei um jeito de me expressar que me deixou feliz de novo, voltei a ser criança entre as panelas".

4. "Quem decide o meu cardápio não sou eu, é a natureza" Para Roberta, o papel do cozinheiro é zelar pela comida e, por isso, pensar na sazonalidade dos alimentos é tão importante. 

5. Encerrar as atividades do RS, restaurante que lhe rendeu tantos prêmios, foi também para repensar. A cozinha criou um muro entre a chef e os clientes. "Eu sentia muito mais prazer em vender os meus cachorros-quentes na rua do que em estar com toda aquela beca de chef de cozinha premiada, eu queria mesmo era ver as pessoas felizes em comer a minha comida e não, simplesmente, indo ao RS para dizer que comeram a comida de Roberta Sudbrack".

***
O Farol Santander é um centro de cultura, empreendedorismo e lazer, localizado no emblemático centro histórico no coração da capital gaúcha. Além de exposições temporárias, espaço memória, cinema, café e restaurante, o local oferece duas Arenas dedicadas a palestras e debates. 

Todos os espaços estão disponíveis para locação.
Informações: (51) 3287-5801 / farolsantanderpoa@santander.com.br

** Conteúdo publicitário produzido por Destemperados para Farol Santander

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Amanda Xavier