05/09/2019

Roteiro de uma sexta-feira no centro de Porto Alegre

Destemperados

SEXTOU NO CENTRO!
O centro porto-alegrense reúne diversas opções gastronômicas e de entretenimento. São prédios históricos, teatro, restaurantes, exposições, bares e espaços públicos que convidam todos a terem mais experiências nesse espaço da capital gaúcha. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de lugares para você começar o seu fim de semana no centro da cidade, mais precisamente no dia 13 de setembro.

Para um café:
Para começar o dia ou para fazer uma pausa durante ele, que tal um cafezinho? 

O Café do Mercado, por exemplo, fica localizado no Mercado Público, no coração do Centro Histórico. Eles são uma das cafeterias mais tradicionais da cidade e por lá você pode conhecer diferentes tipos de extração. 

Outra opção é o Valkiria Café, que fica no Cofre do Farol Santander, um um edifício projetado em 1932 e que exala arte e cultura. Nessa operação, você pode saborear doces, salgados e tomar um bom café. 

Almoço ou jantar:
O Centro Histórico está cheio de excelente opções gastronômicas. 

Se você quiser um cardápio contemporâneo e refinado, aposte no Restaurante da Moeda, comandando pelo chef Oliden Berna, e que também está localizado no Farol Santander (Rua 7 de Setembro, 1.028). O local funciona de segunda a sexta e serve almoço no formato de buffet executivo, das 11h30 às 14h40.

Localizado dentro do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n°), no Multipalco, o Du'Attos é um bom lugar para um almoço de negócios durante a semana. O buffet tem opções bem variadas de pratos quentes. Não deixe de passar na mesinha de entradas, que guarda um pastel daqueles que valem a pena experimentar.

Se você preferir um burger, vá ao Butcher Burger (Rua Gen. Lima e Silva, 119). O lugar, que cuida muito da qualidade de todos os ingredientes, oferece hambúrgueres deliciosos com sabores inusitados. Para acompanhar, há cervejas artesanais bem geladas.
 

Evento especial com Helena Rizzo:
O que fazer na sexta-feira à noite? Uma parceria entre Destemperados e Farol Santander vão apresentar no dia 13 de setembro, sexta-feira, o Food Experience, um encontro com a chef Helena Rizzo para falar sobre gastronomia. No coração do Centro Histórico porto-alegrense, no Farol Santander, a partir das 19h, você poderá conhecer ainda mais sobre Helena, nascida em Porto Alegre,  e que aos 18 anos foi para São Paulo, onde iniciou seus trabalhos na gastronomia. 

Depois de estágios em várias cozinhas da Itália e Espanha, em 2006 ela retornou ao Brasil e abriu o restaurante Maní, com culinária contemporânea, baseada em ingredientes simbólicos da cozinha brasileira. Única Chef brasileira à frente de um restaurante condecorado pelo Guia Michelin, já foi eleita a melhor Chef do mundo pela revista Restaurant por dois anos consecutivos, em 2013 e 2014.

Os ingressos estão esgotados!

E chegue cedo! Aproveite para ver a exposição "Pontos de Vista", de Saramago, disponível no Farol Santander e que apresenta mobílias e materiais audiovisuais que retratam o pensamento humanista desse brilhante escritor. O ingresso para a exposição já está incluso no valor da entrada do Food Experience. 

Quando? Dia 13 de setembro, sexta-feira.
Horário? 19h
Investimento? R$30,00 (esgotados)
Onde? No Farol Santander - Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico, Porto Alegre


Para sextar de verdade:
Uma cervejinha na sexta-feira à noite pós o Food Experience vai bem, não é?
Então anota esses nomes: Tuim e Justo.

O Tuim (Rua Gen. Câmara, 333) é da série “mais clássico, impossível”. Com mais de 70 anos de tradição e localizado em uma das ruas mais emblemáticas da cidade, o bar é o ponto de encontro de quem trabalha ou mora na região. O chope está sempre gelado – não à toa, é um dos mais premiados do Brasil –, e o atendimento é dos bons. Apesar de enxuto, o cardápio conta com excelentes petiscos, dos tradicionais aos modernos. Adoramos a almôndega acebolada da casa.

Combinação de restaurante, bar e mercearia, o Justo (Av. Borges de Medeiros, 741) fica localizado nas icônicas Escadarias da Borges. A produção dos alimentos é feita toda por lá, com insumos simples e sazonais, e um preparo de alta qualidade. Uma boa opção para dividir com os amigos é a pizza quadradinha – a de marguerita é ótima.

***
Conteúdo produzido por Destemperados para Farol Santander.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Tags: