16/01/2019

#10yearchallenge: 10 pratos que cresceram na vida

Destemperados

Entramos na onda do #10yearchallange, o último dos desafios no Instagram, e fizemos o nosso. Com comida, claro. Nos últimos dez anos, muito coisa mudou na gastronomia brasileira: as churrascarias abriram espaço para as casas de carne, e o velho e bom café passado agora concorre com dezenas de métodos de extração. As comidas cresceram na vida, de certa forma, e continuando gostando de todas, cada vez com mais opções.

Leia também:
Doces Maquiné: parada estratégica para quem vai ao Litoral | Osório
Receita de mousse com chocolate zero

CHURRASCO X PARRILLA
O velho e bom churrasco gaúcho, no espeto, continua forte, mas o brasil foi invadido de vez pelas parrillas uruguaias e argentinas. Muitas churrascarias se transformaram em casas de carne, que vendem “asado”.  Ruim isso? Jamais, quanto mais opção, melhor. Amamos um espetão de picanha e também amamos um bife de chorizo.

CHURRASQUINHO X ESPETINHO

O “churrasquinho de gato”, clássico de arredores de estádio de futebol, também ganhou sua versão gourmet. O espetinho raiz, que ainda pode ser encontrado em vários lugares, agora divide espaço com espetinhos de cortes nobres e até espetinho de salmão.

SORVETE X GELATO
Aqui no sul, obviamente, é muito mais popular durante o verão. Mesmo assim, a cada ano a iguaria aparece em novo formato. Lá pelos anos 2000, o sorvete expresso na casquinha, vendido em uma barraquinha na praça, era a sensação da época, junto do sacolé e do vendedor de picolé que passava na rua, principalmente no interior do Estado. Depois, com os buffets de sorvete veio a abundância. Mais docinhos, confetes, tubetes, granulados e gomas do que sorvete. Mas tão bom quanto. Atualmente, além dos citados – que ainda fazem um baita de um sucesso – vemos muito por aí o sorvete tailandês, aquele feito na chapa e servido enroladinho em um pote pequeninho.

CAFÉ PASSADO X FRENCH PRESS

Deus salve o cafezinho passado, aquele que o primeiro que chega na firma prepara bem cedinho e que salva qualquer segunda-feira. Mas os últimos dez anos nos trouxeram dezenas de opções de café por tudo o que é lugar. Um exemplo? French press, um método de extração que agora toda cafeteria tem.

XIS X HAMBÚRGUER GOURMET


Uma das principais iguarias gaúchas, o xisão é uma unanimidade no RS e inclusive motivo de rixa entre cidades: tem quem diga que a capital do xis é Canoas, tem quem diga que é Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Pelotas… Mas as hamburguerias chegaram de vez e tomaram conta do Estado. Hoje, tem quase tanta hamburgueria quanto xis, ou é impressão nossa?

ÁGUA X ÁGUA SABORIZADA
Você deve estar se perguntando o que a água está fazendo em uma lista de comidas e bebidas que foram mudando ao longo do tempo. "Como assim, a água mudou?". Sim! Prometo que ao fim do parágrafo você vai concordar com a gente. O líquido que antes era servido no máximo com um gelo está tendo que dividir espaço com as águas saborizadas. Tão refrescantes quanto, as criações apareceram para quem deseja hidratar-se e curtir o sabor resultado da infusão do líquido com frutas, chás e ervas.

CHÁ X CHAI


Tomar um chazinho talvez não seja um hábito comum, mas todo mundo já tirou o saquinho da embalagem de papel e ficou balançando a cordinha na água quente. Há dez anos, não se ouvia falar de chai, que é um chá com uma mistura de ervas especiarias indianas, e agora já tem caneca pronta pra colocar as ervas de chá, mas o saquinho, felizmente, continua vivo.

PIZZA BRASILEIRA X PIZZA NAPOLITANA

Sempre boa pedida, mas nem sempre igual. A pizza, amada por muitos, passou por uma transformação ao longo do tempo. Antigamente, eram oferecidos principalmente sabores com comidas tradicionais para os brasileiros, como o estrogonofe. A massa também era fofinha e quanto mais recheio, melhor! Hoje, a lista de sabores está mais extensa e diversificada, e, além disso, estão fazendo muito sucesso as pizzas com massas finas e com toda a produção baseada na receita de Nápoles, na Itália, as chamadas pizzas napolitanas.

SALSICHÃO COM PÃO X CHORIPAN
O nosso famoso, popular e amado salchipão jamais perderá lugar em nossos corações e na nossa mesa. Com o passar dos anos, ele precisou dividir o espaço com um "primo estrangeiro" um pouco mais arrumado, o choripan. A combinação de origem argentina possui a mesma lógica de apresentação: carne entre dois pães. A diferença está, principalmente, na escolha e preparo da linguiça, que é geralmente feita na parrilla e acompanhada de molho chimichurri.

CERVEJA LITRÃO X CERVEJA ARTESANAL

Quem curte cerveja certamente já pensou sobre o que mudou nas bebidas nos últimos anos. Antes, sem muitas opções "diferentonas", a prioridade era, basicamente, beber uma cerveja que estivesse gelada. Hoje, a bebida já aparece em formatos para todos os gostos. As artesanais, inclusive, produzidas em menor escala, estão com tudo, sendo comercializadas em lugares específicos para isso. Mas, é claro, os bares raíz não perdem o posto de maneira alguma. Afinal, aposto que para o tanto de cerveja que existe, há gente para bebê-la!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: