25/07/2019

11 restaurantes mais antigos de Porto AlegreRS

Victoria Campos

Os restaurantes mais antigos da cidade fizeram frente para muitos outros estabelecimentos, ditaram tendências e foram os precursores do cenário gastronômico da Capital. Conheça alguns deles, que, assim como a maioria dos avós, unem experiência, aconchego e um carisma inconfundível.

Leia também
16 sopas de capeletti para provar na serra gaúcha
Restaurantes com pratos alemães e italianos em Porto Alegre

GAMBRINUS
Localizado no Mercado Público de Porto Alegre, o tradicional Gambrinus ostenta o título de restaurante mais antigo em atividade na Capital. Criado em 1889, o local é de origem familiar e oferece um cardápio clássico, com opções de carnes e de frutos do mar. A prata da casa é o bolinho de bacalhau e o bacalhau à Gomes de Sá.
No Mercado Público de Porto Alegre, no Centro Histórico
Fone: (51) 3226-6914

BANCA 40
Tradicional em Porto Alegre, o sorvete da Banca 40 faz a alegria dos porto-alegrenses desde 1927. No cardápio, há clássicos que dispensam apresentações, como a banana split, a bomba royal e o sundae.
No Mercado Público de Porto Alegre, no Centro Histórico
Fone: (51) 3226-3207

SANTO ANTÔNIO
É um sucesso que passa de geração em geração, há 84 anos. O atendimento é sempre cordial e o clima é bem familiar. O prato clássico da casa é o filé Santo Antônio, recheado com presunto e queijo. Vale provar também o Filé 80 Anni, com molho à base de Cabernet Sauvignon e crosta de pimenta. Uma caixinha com doces tradicionais garante a festa na sobremesa.
Rua Dr. Timóteo, 465, no bairro Moinhos de Vento
Fone: (51) 3222-3130

NAVAL
É um clássico restaurante que recebeu durante sua história, desde 1907, nomes como Lupicínio Rodrigues e Elis Regina. O mocotó e o bacalhau da casa, assado com legumes, são as principais razões para voltar sempre.
No Mercado Público de Porto Alegre, no Centro Histórico
Fone: (51) 3224-4229

RESTAURANTE COPACABANA
Faz parte da história de Porto Alegre. Desde 1939, importantes personalidades do Estado já passaram por lá para provar os pratos da culinária italiana. Aposte no filé à parmegiana ou no rascatelli al sugo com carne de vitela. Essas são as receitas mais tradicionais do restaurante. A polentinha frita de entrada não é de se deixar passar.
Praça Garibaldi, 2, no bairro Cidade Baixa
Fone: (51) 3221-4616

ALFREDO
É o famoso bar e restaurante aberto 24 horas na cidade. Desde 1955, o democrático Alfredo mata a fome de todo mundo. No menu estão pratos como a la minuta, bife à parmergiana, croquete e a clássica almôndega.
Av. Cristóvão Colombo, 794, no bairro Floresta
Fone: (51) 3228-0536

TUIM
O Tuim oferece aquele chope de final de tarde (ou nem tão final assim) de quem está pelas redondezas do centro de Porto Alegre. As almôndegas e o sanduíche de anchova são imperdíveis e os clássicos da casa.
Rua General Câmara, 333, no Centro Histórico
Fone: (51) 3085-8851

WALTER
O restaurante é daqueles lugares clássicos onde os clientes chegam e cumprimentam os garçons pelo nome. Entre os destaques: os filés e o chope, que é sempre tirado com perfeição e servido em uma temperatura baixíssima.
Rua Dr. Vale, 70, no bairro Floresta
Fone: (51) 3225-2658

KOMKA
As clássicas paredes de azulejo azul estão de pé desde 1967. O Komka é uma churrascaria, o xixo, inclusive, é uma beleza, mas há quem peça polenta com queijo, massas, bife à milanesa e sagu com creme. A casa é uma entidade para os almoços de firma e de família.
Av. Bahia, 1.275, no bairro São Geraldo
Fone: (51) 3222-1881

PAMPULHINHA
Comandada pelo chef e proprietário Jaime Pinheiro, a casa serve frutos do mar e tem pratos como o polvo à
portuguesa. Não pule os pastéis de Santa Clara de sobremesa e, se possível, dê uma conferida na adega, que conta com cerca de 6 mil rótulos.
Av. Benjamin Constant, 1.791, no bairro Floresta
Fone: (51) 3342-2503

BARRANCO
A lista de clássicos no Barranco é tão extensa quanto a quilometragem do carrinho de saladas. Abra os trabalhos com a polentinha e depois aposte no lombo com queijo, na picanha à Barranco ou no filé à parmegiana. Desde
1969, a casa recebe clientes fiéis em busca de um autêntico churrasco.
Av. Protásio Alves, 1.578, no bairro Petrópolis
Fone: (51) 3331-6172

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Victoria Campos