04/10/2019

20 restaurantes para ir com as crianças em Porto Alegre e na SerraRS

Amanda Xavier

Final de semana de Dia das Crianças chegando e a gente sabe quem muitos pais têm dificuldades em achar restaurantes onde podem levar os pequenos e que eles também se divirtam. Separamos vários lugares que adoramos em Porto Alegre e na serra gaúcha.

Leia também
15 lugares para matar a fome de pizza em Porto Alegre e na Serra Gaúcha
15 vinícolas que oferecem experiências enogastronômicas na serra gaúcha

EM PORTO ALEGRE

IAIÁ BISTRÔ 
Uma boa pedida para experimentar pratos brasileiros da melhor qualidade na Zona Sul da Capital. O cardápio traz desde acarajé até o saboroso bobó de camarão.Tanto os pratos, como os ingredientes são de diferentes regiões do país. Enquanto os pais aproveitam o menu, as crianças podem se distrair com desenhos para colorir, giz de cera, brinquedos e massinha de modelar, disponibilizados nas mesas com crianças pequenas.
Rua Chavantes, 636, no bairro Vila Assunção
Fone: (51) 3222-0098

DADO BIER
Pensa em um buffet completo: tem sushi, massas, carnes grelhadas, peixes, diversas opções de saladas e sobremesas. Tanto na unidade do shopping Bourbon Country quanto na do Praia de Belas, as crianças se divertem na área dedicada exclusivamente a elas, o Dado Kids. O destaque das brincadeiras vai para o minimercado, com carrinhos de compras, frutas e legumes, e para o espaço gourmet, onde a gurizada se diverte entre fogão e panelas de mentirinha. A parte difícil vai ser convencer as crianças a ir embora.
Av. Túlio de Rose, 80 (2º andar do Bourbon Shopping Country), no bairro Passo d'Areia
Fone: (51) 3378 3000
Av. Praia de Belas, 1181 (1º andar do Shopping Praia de Belas), no bairro Praia de Belas
Fone: (51) 3233 0696

KOMKA
O Komka oferece um almoço tradicional, daqueles para se sentir em casa, o espaço é simples, grande e sempre reúne muitas famílias. No espaço kids, tem fliperamas e outras brincadeiras superlegais, e os pais podem monitorar os pequenos por uma televisão que fica no salão. Se for reunir a família, indicamos compartilhar a maminha no espeto. Além disso, você pode compor a refeição com maionese, polenta, coraçãozinho e pão com alho. O grand finale sempre é o sagu com creme, o nosso favorito na cidade.
Av. Bahia, 1.275, no bairro São Geraldo
Fone: (51) 3222-1881

CASA DESTEMPERADOS
A nossa casinha não poderia faltar nessa lista, né? E é um lugar perfeito para trazer a criançada. Não temos um espaço especificamente kids, mas tem pátio inteirinho pros pequenos brincarem à vontade e, no segundo andar, tem videogame com vários jogos superlegais. Ah, e não faltam opções para comer e beber bem. Tem pizzas da Ciao, assados do A Ferro e Fogo, delícias da Nati Tussi no O Bolicho, doces da Charlie Brownie e um wine bar cheio de bons vinhos.
Rua Marquês do Herval, 82, bairro Moinhos de Vento
Fone: (51) 3907-3906

PARRILLA DEL SUR
Se a fome for de churrasco tipicamente uruguaio, não pense duas vezes e vá ao Parrilla del Sur. O restaurante está sempre movimentado e, aos finais de semana, costuma lotar de famílias que buscam um almoço com bom custo-benefício. E o melhor ainda: é para ir sem ter hora para ir embora, eles abrem para almoço e fecham apenas no final da noite. Enquanto o entrecot não chega à mesa, as crianças podem se entreter no espaço destinado a elas, com atividades para todas as idades.
Avenida Nilópolis, 111, no bairro Petrópolis
Fone: (51) 3012-7878

Leia também
15 lugares para matar a fome de pizza em Porto Alegre e na Serra Gaúcha
15 vinícolas que oferecem experiências enogastronômicas na serra gaúcha

CASA DI PAOLO
Tradicional na serra gaúcha, a galeteria DiPaolo em Porto Alegre fica no Boulevard Laçador, um espaço perfeito para curtir com a família. Aos finais de semana, apesar de não contar com um espaço kids próprio, a criançada lota a área externa, que comporta uma pracinha e um antigo avião da Varig para conhecer. Entre as delícias que passam pela mesa, prove os clássicos italianos, como a sopa de capeletti.
Av. dos Estados, 111, no bairro São João, (no Boulevard Laçador)
Fone: (51) 3325-1332

BARRANCO
O Barranco é um dos restaurantes mais clássicos e movimentados de Porto Alegre. As deliciosas carnes servidas por lá e o chope gelado atraem fiéis seguidores, principalmente nos finais de semana. Para uma refeição ainda mais agradável, escolha as mesas que ficam ao ar livre. Por lá, não há espaço exclusivamente dedicado às crianças, mas o ambiente é bastante familiar e a energia e as brincadeiras dos pequenos são mais do que bem-vindas.
Av. Protásio Alves, 1578, no bairro Alto Petrópolis
Fone: (51) 3331-6172

AL NUR
Conhecido pela sua excelente culinária árabe, o Al Nur é ideal para um almoço ou jantar em que se quer fugir do óbvio e experimentar diferentes sabores. A sequência de pratos é grande e conta com pães, quibes, esfirras, falafel e mjadra. Os pequenos também adoram o restaurante, pois o espaço kids tem vários brinquedos e um quadro para desenhar. 
Av. Pereira Passos, 1.067, no bairro Vila Assunção
Fone: (51) 3779-9850

GALETERIA CASA DO MARQUÊS
Com espaços aconchegantes e bem decorados, a Casa do Marquês é uma boa opção para um almoço farto em família. A área destinada aos pequenos tem diversas atividades e brinquedos, e conta com o suporte de uma recreacionista. Quanto ao cardápio, o couvert com polentinha frita, sopa de capeletti e outras delícias italianas já encanta logo de cara. O galeto de lá é supersaboroso, um dos mais tradicionais da cidade.
Rua Marquês do Pombal, 1.814, no bairro Higienópolis
Fone: (51) 3343-4303

RATSKELLER BAUMBACH
Tradicional na cidade, é uma ótima opção para os amantes da comida alemã, mas acima de tudo, para quem dá valor a uma refeição gostosa. Não se preocupe: o cardápio vai muito além do tradicional joelho de porco. A casa ainda conta com um espaço kids com brinquedos e fraldário para deixar a experiência em família bem confortável.
Av. Pará 1.324, no bairro São Geraldo
Fone: (51) 3346-4322

SANTO ANTÔNIO
É um sucesso que passa de geração em geração. O atendimento é sempre cordial e o clima é bem familiar para as crianças se sentirem em casa. O prato clássico da casa é o filé Santo Antônio, recheado com presunto e queijo. Mas enquanto a comida não vem, a gurizada pode se divertir no espaço kids com diversos brinquedos. 
Rua Dr. Timóteo, 465, no bairro Moinhos de Vento
Fone: (51) 3222-3130

MAMMA MIA
O verdadeiro festival de comida italiana é o que você vai encontrar se for ao Mamma Mia. Reúna a família para comer polenta boa, salada de maionese e um galeto bem temperado. Justo e acessível. Na unidade do Shopping Iguatemi, tem uma área para as crianças que vai ser difícil levar elas embora. 
Av. João Wallig, 1800, no bairro Passo d'Areia (No Shopping Iguatemi)
Fone: (51) 3016-7622

Leia também
15 lugares para matar a fome de pizza em Porto Alegre e na Serra Gaúcha
15 vinícolas que oferecem experiências enogastronômicas na serra gaúcha

NA SERRA

MAGNÓLIA
Localizado em um casarão da década de 1950, o Magnólia surpreende pela beleza e charme. Por lá, você vai encontrar um colorido cenário vintage com peças de decoração encantadoras. O restaurante abre somente à noite e conta com um espaço kids e uma sala de cinema. Do cardápio, nossa dica é o Filé Magnólia, com risoto de maçã verde e queijo gorgonzola com crocante de castanhas.
Rua Dona Carlinda, 255, no Centro de Canela
Fone: (54) 3278-0102

BELA VISTA CAFÉ COLONIAL
Já pensou juntar todas as comidas de um café da tarde perfeito em uma única mesa? Pois é, no Bela Vista Café Colonial é bem assim. O lugar é ótimo para curtir uma comilança depois de passear por Gramado. São mais de cem itens no cardápio, e crianças entre cinco e nove anos pagam metade do valor. Para a gurizada se divertir, há um espaço kids com a temática de neve, recreação, brincadeiras e jogos.
Av. das Hortênsias, 3.500, em Gramado
Fone: (54) 3286-1608

LA CACERIA
O premiado restaurante do Hotel Casa da Montanha é especializado em carnes nobres, como javali, perdiz, faisão, coelho, codorna e cordeiro. Para os pais e mães que quiserem levar os pequenos, o hotel disponibiliza um espaço kids para eles, A Casa do Tulipito, Inspirada em desenhos infantis e simula uma cabana de montanha, com lareira que vira escorregador e cozinha equipada.
Av. Borges de Medeiros, 3.166, no Centro de Gramado (No Hotel Casa da Montanha)
Fone: (54) 3295-7565

KONGO
A Kongo é uma pizzaria temática encantadora que nos transporta para uma floresta mágica, em um ambiente lúdico. Enquanto você saboreia uma pizza, uma história no restaurante inteiro é contada por meio da decoração e das luzes: pássaros e canções animadas, o dia vai passando e o ambiente vai se modificando, até chegar a noite e uma tempestade, com muitos relâmpagos e trovoadas. A criançada vai adorar.
Av. das Hortênsias, 5.683, no bairro Carniel, em Gramado
Fone: (54) 3286-7627

CARA DE MAU
Mais uma pro time de pizzarias temáticas na Serra, a Cara de Mau se inspira no universo dos piratas e nos sabores dos sete mares. O ambiente nos leva para dentro de um navio: as luzes são baixas, e os móveis são decorados com artigos náuticos. Não se espante se cruzar com o Jack Sparrow por lá. A casa conta com um espaço reservado para as crianças, com brinquedos e atividades.
Rua Cel. João Corrêa, 432, no Centro, em Gramado
Fone: (54) 3295-1600

Leia também
15 lugares para matar a fome de pizza em Porto Alegre e na Serra Gaúcha
15 vinícolas que oferecem experiências enogastronômicas na serra gaúcha

TOCA DA BRUXA
Um rodízio de pizzas repleto de mistérios e magia é o que você vai encontrar por lá. A Toca da Bruxa fica em frente à Catedral de Pedra, em Canela e toda a decoração do lugar te levam ao mundo mágico. É diversão garantida para as crianças e adultos. A gurizada vai amar a pizzaria kids, onde eles podem fabricar a própria pizza.
Praça da Matriz, 25, no Centro de Canela
Fone: (54) 3282-9750

MAMMA GEMA
A trattoria fica localizada na entrada do Hotel Villa Michelon e é difícil passar por lá e não ter fila para entrar, e vamos combinar que restaurante cheio é sempre um bom sinal. Você pode optar pela sequência ou pelo serviço à la carte, tudo depende do tamanho da fome. São diversos sabores de massas e molhos, carnes e temperos. A proposta da casa é recriar os sabores das receitas das mammas, com um toque de sofisticação, é claro.
RS 444, KM 18,9, Estrada do Vinho, em Bento Gonçalves (na entrada do hotel Villa Michelon) 
Fone: (54) 3459-1392

PARADOR HAMPEL
Uma verdadeira experiência gastronômica com uma paisagem exuberante. O Hampel serve almoços aos finais de semana com pratos que valorizam os ingredientes locais e a culinária gaúcha. Depois do almoço, aproveite para conhecer a propriedade, a criançada vai amar o passeio ao ar livre com cachoeiras, trilhas e animais para observação.
Rua Boca da Serra, 445, em São Francisco de Paula
Fone: (54) 3244-1363

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Amanda Xavier