18/06/2019

13 lugares com lareira e fogão à lenha em Porto Alegre e na Serra GaúchaRS

Destemperados

Mesmo sem o frio de invernos anteriores, o charme da estação ainda é um convite para comer e beber ao redor da lareira ou do fogão à lenha. Selecionamos alguns lugares que curtimos em Porto Alegre e na Serra que garantem um clima mais aconchegante, com o calor da lareira ou do fogão à lenha:

Leia também
15 vinícolas que oferecem experiências enogastronômicas na serra gaúcha
4 receitas de comfort food

EM PORTO ALEGRE:

LORITA
Pegue tudo o que você imagina que crie uma atmosfera romântica e coloque em um só lugar: luz de velas, flores, lareira e gastronomia com influência francesa. Pronto, você está no Lorita. O menu é sofisticado e a apresentação dos pratos é tão linda quanto o ambiente. Não esqueça de fazer reserva.
Rua Castro Alves, 678, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre
Fone: (51) 3264-6000

LE BISTROT GOURMET
O que o lugar tem de lindo, tem de versátil. O bistrô de gastronomia contemporânea serve para quem quer ir a dois, com a família, em um happy hour com os amigos, para uma reunião ou um almoço de firma. A casa linda tem vários ambientes aconchegantes. Se a noite estiver agradável, aproveite o jardim. Já se estiver frio, se aprochegue perto da lareira. Peça o bacalhau à brás que não tem erro.
Alameda Alípio César, 22, no bairro Boa Vista, em Porto Alegre
Fone: (51) 3346-9257

PATISSIER
Um dos restaurantes mais bonitos e hospitaleiros de Porto Alegre. Mesmo nos dias mais cheios, o chef Marcelo Gonçalves faz questão de tratar a todos como velhos amigos. Cozinha irretocável com um atendimento ótimo. De terça a quinta, o menu é à la carte. Nas sextas tem uma feijoada para comer o quanto quiser, feita no fogão à lenha, que às vezes é repetida no cardápio especial dos sábados.
R. Marquês do Pombal, 128, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre
Fone: (51) 3395-3848

20BARRA9 IGUATEMI
Ótima opção para quem quer curtir uma noite em uma área externa, mas sem abrir mão de estar perto do fogo. No 20BARRA9 do Iguatemi tem lareira dos lados de dentro e de fora. Na parte interna ainda tem a chama que esquenta a parrilla, de onde saem os cortes selecionadíssimos servidos pelo restaurante. Experimente o entrecot, o assado de tiras e o purê de moranga.
Av. João Wallig, 1800 (No Shopping Iguatemi), no bairro Jardim Europa, em Porto Alegre
Reservas pelo Facebook

LOUNGE CASA MICHELETTO
A lareira faz do deck um lugar ótimo para um happy hour ou um jantar descomplicado, mesmo nos dias mais frios. O bar tem uma carta de drinks clássicos como negroni, aperol spritz, gin tônica e caipirinhas, além de vinhos e espumantes. Para jantar, peça o risoto de camarão, o sorrentino de muçarela de búfala ao molho pomodoro, ou os dois, porque não se sabe o dia de amanhã.
Rua 24 de Outubro, 181, no bairro Independência, em Porto Alegre
Fone: (51) 3024 3030

NA SERRA:

GALANGAL
Para quem quer provar novos sabores na Serra, o Galangal é um restaurante especializado em culinária asiática: tem vários pratos da cozinha tailandesa e também alguns indianos e indonésios. É um lugar zen, e a lareira o deixa ainda mais quentinho e aconchegante. Independentemente do que for escolher como prato principal, peça os rolinhos primavera de entrada.
Av. Osvaldo Aranha, 321, no centro de Canela
Fone: (54) 3282-8205

LE PETIT CLOS
Seja para jantar a dois, seja para ter um momento em família, o fondue virou experiência tradicional para quem visita a serra gaúcha. E no Le Petit Clos é mais ainda, já que foi o primeiro restaurante de Gramado a oferecer o prato, lá em 1977. A decoração é aquela clássica da cidade: pelegos nas cadeiras e um ar aconchegante que fica melhor ainda pertinho da lareira.
Rua Demétrio Pereira dos Santos, 599, no bairro Planalto, em Gramado
Fone: (54) 3286-1936

CANNELÉ BISTROT
Daqueles lugares para se sentir no aconchego de casa: poucas mesas, uma lareira no salão de entrada, mas com a gastronomia de um típico bistrô parisiense. O cardápio combina pratos clássicos franceses com as criações do chef Leonardo Salomoni, como, por exemplo, a caldeirada de peixes e frutos do mar, inspirada na bouillabaisse, com mexilhões, lula, camarão e polvo, servida com pãezinhos.
Av. Danton Correa da Silva, 307, no centro de Canela
Fone: (54) 3278-1499

CHICO DO MEL
Um almoço típico de colônia em um casarão antigo no interior de Caxias do Sul, esse é o Chico do Mel. A comida caseira preparada no fogão à lenha é de sentir na casa da vó. Por lá, são servidos pratos como galinha caipira, matambre recheado e polenta mole feita com farinha de milho moída na pedra. Vale lembrar que eles abrem apenas para almoço nos domingos com reservas e não aceitam cartão, apenas dinheiro.
Av. Rio Branco, 2463, na localidade de Ana Rech, em Caxias do Sul
Fone: (54) 3283-1226

PARADOR HAMPEL
Uma verdadeira experiência gastronômica com uma paisagem exuberante. O Hampel serve almoços aos finais de semana com pratos que valorizam os ingredientes locais e a culinária gaúcha. Se o frio apertar, tem fogueira de chão. Depois do almoço, aproveite para conhecer a propriedade.
Rua Boca da Serra, 445, em São Francisco de Paula
Telefone: (54) 3244-1363

ALMA RS
Localizado dentro do hotel Parador Casa da Montanha, o Alma RS une as belas paisagens de Cambará do Sul com a excelente gastronomia que valoriza os ingredientes locais e sazonais. À noite, para deixar o clima ainda mais intimista, as lareiras são acesas para acompanhar a refeição preparada no fogão à lenha. Nos sábados ao meio dia, eles fazem um churrasco campeiro com fogo de chão.
Estrada do Faxinal, RS-427, em Cambará do Sul
Fone: (54) 3295-7525

MONÃ
Em uma propriedade de base agrícola, a Monã tem como destaque sua horta e seu pomar, de onde saem a maior parte dos alimentos servidos no restaurante. O almoço, com menu sazonal, é servido na hospedaria, uma casa de madeira bem campeira. A cozinha é aberta para acompanhar o preparo dos pratos que são servidos em cima do fogão a lenha.
Rodovia Arnaldo Oppitz, na Linha São João, em Canela
Fone: (54) 99919-3611

MASCARON
Um restaurante que faz homenagem aos imigrantes italianos e que cada detalhe da decoração conta um pouco dessa história. No almoço, um buffet de saladas, pratos quentes e sobremesa. No jantar, apenas de quarta a sábado, à la carte de bifes. Para os dias mais frios, uma lareira de pedra aquece o lugar.
RSC 470, Km 168, em Vila Flores
Fone: (54) 3447-1534

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: