24/05/2019

15 vinícolas que oferecem experiências enogastronômicas na serra gaúchaRS

Isadora Andrade

Melhor do que simplesmente provar uma taça de vinho ou espumante é vivenciar uma experiência enogastronômica que envolva a apreciação da bebida. Diversas vinícolas da serra gaúcha oferecem atividades para você passar bons momentos a dois, com os amigos ou em família, confira a lista. Ah! Lembre-se de sempre entrar em contato com a vinícola para agendamentos das experiências.

CAVE GEISSE
Aos finais de semana, a Cave Geisse realiza o Open Lounge em seu jardim. Nas mesinhas e almofadões espalhados pelo gramado, é possível degustar as ótimas espumantes desta vinícola que fica em Pinto Bandeira e também drinks como Aperol Spritz e Kir Royal, preparados com a Brut Cave Amadeu. Para petiscar, opções de tábuas de frios e as famosas empanadas chilenas. Quem curte aventuras, não pode deixar de agendar a Geisse Experience, um passeio cheio de emoção em um veículo 4X4, passando por cachoeiras, córregos e finalizando com um brinde de espumante em um visual inspirador.
Linha Jansen, s/n, em Pinto Bandeira
Fone: (54) 3455-7462

GARIBALDI
Na Cooperativa Vinícola Garibaldi, o visitante tem a oportunidade de agendar uma degustação às cegas, guiada por um sommelier. É uma experiência única e inusitada, já que a prova dos principais espumantes da casa acontece dentro de uma pipa de madeira de mais de 100 mil litros. Outra atividade diferenciada oferecida pela vinícola é a degustação harmonizada de espumantes com chocolates, imperdível!
Av. Independência, 845, em Garibaldi
Fone: (54) 3464-8100

CASA PERINI
No Giardino da Casa Perini, em Farroupilha, o visitante pode degustar vinhos e espumantes em um gramado, sob a sombra das árvores, enquanto petisca tábuas com embutidos e queijos regionais, além de empanadas e brownie com sorvete. É a pedida perfeita para um final de tarde na companhia de quem se gosta.
Santos Anjo, s/n, em Farroupilha
Fone: (54) 2109-7300

Foto: Jeferson Deboni

MIOLO
O grupo Miolo possui o Wine Garden, um espaço inspirador em meio à natureza, no jardim da vinícola, em Bento. É uma espécie de wine bar móvel que funciona aos finais de semana, quando os clientes têm a oportunidade de relaxar e se jogar nas toalhas e esteiras do gramado, aproveitando boas comidinhas e bebidas. Por lá, claro, também há venda de espumantes e vinhos em taça.
RS 444 Km 21, no Vale dos Vinhedos
Fone: (54) 98112-0333

PIZZATO
A Pizzato é uma verdadeira joia do Vale dos Vinhedos, tanto quanto pelas belas instalações, quanto pelos ótimos rótulos elaborados lá. Por lá, você pode vivenciar uma experiência enogastronômica de primeira, agendando uma degustação harmonizada com queijos de produção 100% gaúcha. São 6 rótulos, entre vinhos tintos, brancos e espumantes.
Via dos Parreirais, s/n, nos Vale dos Vinhedos
Fone: (54) 3055-0440

DON GUERINO
Esta vinícola, que fica em Alto Feliz, elabora espumantes de ótima qualidade, com destaque para a Lumen Brut. Sob agendamento, é possível experienciar uma degustação harmonizada dos rótulos da casa com uma seleção de frios. Também é possível marcar um almoço todinho harmonizado, no restaurante da vinícola que tem uma vista incrível para os vinhedos.
Rua Nova Alemanha, 909, em Alto Feliz
Fone: (51) 3435-1111

LUIZ ARGENTA
A vinícola Luiz Argenta, em Flores da Cunha, possui um wine bar chamado Clô, com a proposta de oferecer vinhos e espumantes em taça, além de drinks preparados com as excelentes espumantes LA. Para acompanhar, um menu com opções de petiscos, pizzas e tábuas de frios. Do deck do casarão de madeira, é possível contemplar o pôr do sol naquele visual arrasador dos vinhedos; um programa perfeito para um final de tarde. Também há a opção de fazer um piquenique no gramado junto ao wine bar.
Rua Vinte e Cinco de Julho, 700, em Flores da Cunha
Fone: (54)  3292-4477

DAL PIZZOL
Aos finais de semana, a Dal Pizzol oferece um espaço a céu aberto, perfeito para ir com a família passar a tarde. No jardim, são servidos deliciosos piqueniques regados aos espumantes, vinhos e sucos de uva da vinícola.
RS 431, km 5, Distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves
Fone: (54) 3449-2255

CASA VALDUGA
A Casa Valduga oferece passeios guiados e degustação orientada, além de dois restaurantes, o Casa da Madeira e o Maria Valduga. Com sorte, você pode encontrar Juarez Valduga na visita à cave onde ficam os famosos espumantes da casa, como o Brut 130 e o Gran Reserva Extra Brut.
Via Trento, 2355, no Vale dos Vinhedos
Fone: (54) 2105-3122

MONTE REALE
A Monte Reale, de Flores da Cunha, oferece um delicioso piquenique no jardim em frente à vinícola. Na cesta, delícias regionais como pães, queijos e fiambres, com a possibilidade de complementar com os produtos da casa: espumantes, vinhos, cervejas e sucos.
Av. 25 de Julho, 5005, em Flores da Cunha
Fone: (54) 3292-1011

Foto: Divulgação

DON GIOVANNI
Uma experiência única e encantadora é assistir ao pôr do sol no mirante da Don Giovanni, vinícola com mais de 40 anos de história na produção de espumantes. Vivenciar o entardecer nos vinhedos fica ainda mais especial com uma taça da Don Giovanni Rosé Brut ou Don Giovanni Nature na mão.
 Linha Amadeu, km 12, em Pinto Bandeira
Fone: (54) 99691-7392

CRISTOFOLI
A vinícola Cristofoli, na Rota das Cantinas Históricas, em Farias Lemos, tem o cenário ideal para um piquenique. Em edredons acomodados à sobra dos parreirais, são servidas tábuas caprichadas que são uma verdadeira refeição. Pães, geleias, frutas, queijos regionais e charcutaria são alguns dos itens que compõem o piquenique. Aí é só brindar com uma taça de espumante e aproveitar o dolce far niente.
RS 431, Km 06, em Faria Lemos, Bento Gonçalves
Fone: (54) 3439-1190

Foto: Fabricia Beltrão

CAINELLI
A vinícola Cainelli, no distrito de Tuiuty, oferece diferentes tipos de atividades. De passeios a bordo de um “wine-tuc” finalizando com degustação a um agradável happy hour no gramado, com tábuas de frios ou ainda, para grupos, um tradicional “merendin” com música ao vivo e muito vinho e espumante. De tempos em tempos, oferecem uma experiência singular: saborear um pão colonial recém-saído do formo com uma taça de vinho. Vale ficar ligado nas datas!
RS 470, Km 202, em Tuiuty, Bento Gonçalves
Fone: (54) 3458-1441

SALTON
Uma das experiências mais exclusivas da Salton é o Tour Gerações, em que uma degustação dos melhores rótulos da vinícola é feita em uma sala secreta superespecial, onde é possível degustar vinhos e espumantes de edições limitadas e de safras especiais, acompanhadas de uma tábua de frios. A vinícola está instalada no Vale do Rio das Antas, elencada entre as 10 melhores regiões do mundo quando o assunto é qualidade de espumantes.
Rua Mário Salton, 300, em Tuiuty,  Bento Gonçalves
Fone: (54) 2105-1000 

Foto: Larissa Verdi

PETERLONGO
Todos os meses, a vinícola Peterlongo, em Garibaldi, realiza o tradicional Wine Movie. Em meio aos vinhedos, é montado um telão para a exibição de um filme, para ser assistido acomodado nas almofadas que cobrem o gramado. O filme começa ao escurecer, iluminando a tela que tem ao fundo o centro da Capital Brasileira do Vinho. Sempre há algum food truck por lá, com comidinhas para deixar o momento ainda mais agradável. Pipoca, vinho e espumante não faltam! Nos demais dias da semana, sempre há a opção de fazer degustações harmonizadas no jardim.
Rua Manoel Peterlongo Filho, 216, em Garibaldi
Fone: (54) 3462-1355

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Isadora Andrade