27/09/2019

16 lugares para comer e beber bem no Mercado Público de Porto AlegreRS

Destemperados

O Mercado Público de Porto Alegre tem muita história. Mas, às vezes, nem os próprios porto-alegrenses conhecem. Nem o tempo, nem as chamas do incêndio ocorrido podem apagar a tradição e os diferentes sabores das bancas e restaurantes do mercadão. Em homenagem aos seus 150 anos, que serão completados no dia 03 de outubro, separamos uma lista com 16 locais que mais gostamos dentro do mercado.

Leia também
5 lugares para ter experiências culturais em Porto Alegre
Gambrinus: qualquer hora é hora para um clássico | Porto Alegre

NAVAL
Famoso por seu chopp e bacalhau, o Naval é muito consagrado por seus frutos do mar. Servindo diversos pratos de pescados clássicos, também tem deliciosos aperitivos para ir beliscando.
Fone: (51) 3224-4229

PADARIA E CONFEITARIA PÃO DE AÇÚCAR
Esse é um local para dar uma passada a qualquer hora do dia. Dividido entre lancheria, padaria e cafeteria, tem todo tipo de coisa para comer. Desde um delicioso farroupilha prensado com um expresso de café da manhã até um prato reforçado de parmegiana para dividir entre duas pessoas no almoço. O serviço é rápido e sem frescura, com atendimento no balcão ou nas mesas.
Fone: (51) 3224-4404

GAMBRINUS

Esse restaurante é um clássico tão clássico, que você chega a sentir a história da cidade ao entrar nele. Fundado em 1889, o Gambrinus tem opções de pratos para todos os gostos. No entanto, o destaque meeesmo vai para os frutos do mar. O queridinho é o bolinho de bacalhau, amado por todos que já provaram. 
Fone: (51) 3226-6914

SAYURI

Um yakissoba incrível sai desse restaurante. Sem muito blábláblá, o restaurante é simples e vai direto ao ponto: oferece uma comida bem servida e justa para o bolso. Vários pratos podem ser saboreados entre duas pessoas. É um local para apreciar a culinária japonesa, com uma grande variação de pratos quentes além do sushi. 
Fone: (51) 3226-1158

SUSHI SENINHA

Desde 2010, é uma das opções para experimentar sushis, sashimis, temakis e combinados fresquinhos. O pequeno restaurante é agradável e funciona no estilo sushibar: os clientes podem sentar ao balcão e acompanhar o preparo dos pratos.
Fone: (51) 3211-3131

TABERNA 32
Uma experiência completamente diferente. O cardápio conta com carnes exóticas, como jacaré, capivara e javali, além dos pratos clássicos, como feijoada, filés, frutos do mar e petiscos. Tudo saboroso e com preço justo. É claro que, para acompanhar essa comilança, vale provar alguma das diversas bebidas nacionais ou importadas entre vinhos, cervejas e destilados. 
Fone: (51) 3228-1611

CAFÉ DO MERCADO

Essa é a cafeteria mais famosa dentro do mercado que agora está com um espaço novinho. Mesmo com diversas delícias, o que ainda ganha o coração do povo é o café. Com os grãos divididos em categorias pela casa e também pelos lugares de origem. Se preferir, você pode comprar e levar para casa. 
Fone: (51) 3224-2890

MAMMA JULIA
Restaurante informal para um almoço bem servido e por um bom preço. Além de pratos completos e que muitas vezes podem ser divididos em dois, como a moqueca de camarão ou a parmegiana. Sempre tem promoções de lanches bem feitinhos, e a nossa dica é o pastel frito bem sequinho com um saboroso suco de laranja. 
Fone: (51) 3227-3675

CIAO PIZZERIA

A pizzaria Ciao ganhou o coração de Porto Alegre há algum tempo com suas pizzas napolitanas, e agora está também dentro do Mercado. A massa saborosa da pizza, molhadinha do molho de tomate torna, com certeza, qualquer dia feliz. Com diferentes sabores salgados, as nossas mais queridas são a clássica Margheritta e a de Prosciutto Crudo com rúcula. Também tem uma de Nutella com pistache que é de tirar o folêgo.
Fone: (51) 3029-2490

CHOPERIA ESSENCIAL

O nome diz tudo, né? É realmente essencial que qualquer cidadão de Porto Alegre tome um chopp aí. A Essencial oferece mais de 40 rótulos de cerveja produzidas no Rio Grande do Sul e seis torneiras de chopes rotativas. Ah, e claro, para acompanhar a cervejinha, o local ainda oferece opções tradicionais de almoço.
Fone: (51) 3212-6990

BANCA 40

Reza a lenda popular que a Banca 40 tem uma das sobremesas de verão mais querida da cidade: a Bomba Royal. Caso você não conheça, deixa a gente explicar: se trata de um prato de sorvete com nata e salada de frutas. A banca é uma sorveteria artesanal que funciona há umas oito décadas e serve diversos sorvetes clássicos que não se veem mais por outros lugares.
Fone: (51) 3226-3207

BANCA 43
Uma das maiores e mais tradicionais bancas dentro do mercado. Conta com uma variedade gigante de produtos, principalmente coloniais, ideal para fazer compras cotidianas para casa. O local é muito equipado em frios, oferecendo queijos, salames e embutidos para todos os gostos. Tem também diferentes pastinhas, temperos, compotas, doces, etc. Os produtos estão sempre frescos e o preço costuma ser bem mais em conta que nos supermercados.
Fone: (51) 3228-6545

Leia também
5 lugares para ter experiências culturais em Porto Alegre
Gambrinus: qualquer hora é hora para um clássico | Porto Alegre

BANCA 38

Lugar de queijos, especiarias e, principalmente, bebidas. A banca oferece grande variedade de opções nacionais e importadas, como mais de 1,2 mil rótulos de vinhos e 30 de cervejas, além dos licores. É garrafa que não acaba mais!
Fone: (51) 3224-4548

BANCA 11

Logo chama atenção pelas cores que a enfeitam. É possível encontrar diferentes variedades de verduras e frutas nacionais e importadas. Entre os produtos mais exóticos, estão jiló, maxixe e bugo de erva-doce. Tudo é fresco, colorido e convidativo que dá vontade de levar para casa.
Fone: (51) 3228-0736

BANCA 47

Fundada em 1975, a banca é a dica para quem procura linguiça, charque, bacalhau e produtos coloniais, como queijos e salames. Também é possível encontrar várias partes do porco, como pé e orelha. A feijoada e o mocotó agradecem.
Fone: (51) 3212-2446

Leia também
5 lugares para ter experiências culturais em Porto Alegre
Gambrinus: qualquer hora é hora para um clássico | Porto Alegre

BANCA DO HOLANDÊS

Fundada em 1919 (fazendo aniversário de 100 anos), a Banca do Holandês é considerada a primeira loja de especiarias de Porto Alegre. Destino obrigatório para gourmets, chefs de cozinha e cozinheiros caseiros que buscam ingredientes nacionais e importados. Fiambres nobres, bacalhau, mostardas de diferentes nacionalidades, azeites, vinagres, frutas secas, condimentos e especiarias são alguns dos itens que você irá encontrar por lá.
Fone:(51) 3212-2446

Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: