09/01/2020

1884 Restaurante: sabores do renomado chef Francis Mallmann | MendozaAR

Antonella Nery

O QUE É: restaurante do renomado chef argentino Francis Mallmann, dentro da bodega Escorihuela Gascón de culinária andina
IDEAL PARA: jantares especiais e românticos a dois, com os amigos e família
PROVAMOS E RECOMENDAMOS: empanadas mendocinas, ojo de bife a la parrilla, flan de dulce de leche

Era uma deliciosa noite de sábado. A sensação térmica do dia tinha chegado ao nível da busca incessante por sombras e lugares arejados na rua. Afinal, era novembro, e Mendonza é super quente e seca nessa época. Mas, naquele dia especificamente, a noite deu uma trégua no bafo, e a noite parecia estar prometendo bons momentos. Principalmente porque estávamos prestes a ir no restaurante do incrível chef Francis Mallmann.

Leia também
Roteiro de um fim de semana no Vale dos Vinhedos
15 vinícolas que oferecem experiências enogastronômicas na serra gaúcha

A chegada no Restaurante 1884 é encantadora, já que fica dentro da Bodega Escorihuela Gascón, ao lado da Bodega Caro. Aí logo sentamos na mesa que estava super preparada e bem decorada. E sabem como às vezes é difícil uma reserva para mais de 20 pessoas dar certo de primeira, né. Era lindo de se ver. A mesa toda posta no jardim do restaurante, com os pés na grama mesmo, repleto de luzinhas e de natureza. Dava a sensação de estar em um grande jantar de um conto de fadas.

O chef argentino é um dos nomes mais consagrados mundialmente em fazer comida na brasa. Portanto, ele fez jus a sua identidade com um belo espaço de parrilla e forno de barro à mostra no jardim, onde realmente acontece toda a magia de Francis Mallmann.

A decoração do restaurante é muito interessante, instalado em uma surpreendente construção antiga, repleta de janelões e luminárias na parede.


O espaço de dentro remete ainda mais ao espírito clássico, com grandes corredores, portas e velas acesas.


Os detalhes postos na mesa traziam muito aconchego, principalmente por essas pequenas luminárias retrô com uma luz amarela, suave e tênue.


É gostoso de ver toda a atividade sendo feita ali na área da brasa. E claro, de olho na carne, que parecia suculenta.

Tínhamos um menu fechado para toda a reserva: couvert, entrada, prato principal, sobremesa e vinhos à vontade (R$ 250 por pessoa). Valor que dá aproximadamente 3.660 pesos argentinos. Claro que empezamos com um vinho para abrir os trabalhos. Um não, dois. Ambos vinhos, que seriam servidos durante o jantar, eram ali da Bodega Escorihuela Gascón. 


O branco era Chardonnay e o tinto, Malbec.

A primeira opção de entrada eram as famosas empanadas mendocinas! Vinha uma pequena tábua com duas dessas belezinhas, de massas fininhas e bem recheadas de carne. Ah, e bem tostadinhas! Acredito que propositalmente, para remeter sempre a essa paixão pelo fogo.


Mas a minha escolha para abrir a janta foi com o maravilhoso queijo de cabra bem grelhado, que veio bem leve e fininho, com folhas verdes, pimentões, berinjelas e cebolas. 


Chegando aos principais, as duas opções tinham carne como protagonista. Uma delas era o cordeiro, com purê de batatas e rúcula! A carne literalmente se desmanchava na boca.


Mas o preferido foi um dos mais clássicos e famosos deles: o ojo de bife a la parrilla! Ele vinha com batatas, cebolas e chimichurri. A sugestão do garçom quase sempre acerta, né. O tamanho desse prato era realmente surpreendente. A maioria não conseguiu acabar. Mas como eu não preciso guardar lugar para a sobremesa fui até o fim. E que baita escolha. Estava exepcional a suculência e o ponto da carne, e a composição de sabor com os acompanhamentos.

A sobremesa foi um flan de dulce de leche, que acompanhava uma bola de sorvete, para quebrar na doçura. Extremamente cremoso.


Mas não satisfeitos (mesmo com algumas incontáveis tacinhas de vinho) fomos até o bar para dar uma olhadinha nas opções de drinks para encerrar a noite. E que sofisticado o ambiente do bar. Dá vontade de jogar conversa à toa ali no balção por algumas horas. Negroni foi a pedida, e parece que estava bom. Mas eu me contive no estado alcoólico que já tinha chegado.


Ah, que noite. O sábado já tinha prometido bons momentos desde o momento que sabíamos que iríamos experimentar os sabores e aromas do renomado Francis Mallmann. Mas preciso dizer: cumpriu ainda mais que o prometido. O ambiente pitoresco, a vibe despreocupada, o cheirinho de natureza, a comida feita ali do nosso lado, a dedicação nos detalhes e os pratos com gosto de carinho. Obrigada 1884!

1884 RESTAURANTE POR FRANCIS MALLMANN
Endereço: Belgrano 1188, M5501 Godoy Cruz, Mendoza, Argentina
Fone: +54 261 424-3336
Site: https://1884restaurante.com.ar/
Horário de funcionamento: todos os dias, das 19:30 às 00h

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Antonella Nery