01/11/2018

21 pastéis para experimentar no Rio Grande do Sul

Destemperados

Fritos, assados, crocantes e bem recheados. Compartilhamos nossos lugares favoritos para comer pastel, em um trajeto da capital às praias gaúchas.

1. DON FRANCESCO PASTELARIA
Localizado no cruzamento de duas movimentadas avenida da Capital, o lugar tem um menu bastante completo, com baurus, xis e pizzas, além dos pastéis que nós amamos. São mais de 30 opções entre doces e salgados e adoramos o de alcatra acebolada com queijo e o clássico napolitano, de tomate, muçarela e orégano.
Av. São Pedro, 1.469, no bairro São João
Fone: (51) 3337-6668

Julia Lima
2. ESTAÇÃO DO PASTEL
No Mercado Público de Porto Alegre, é possível encontrar de quase tudo. Por lá, o local para comer pastéis deliciosos é a Usina do Pastel. Eles são simples e de sabores tradicionais, mas são fritos na hora e vêm bem recheados. Então, você já sabe, se estiver pelo Centro e bater aquela fome, dê um pulinho na banca.
No Mercado Público de Porto Alegre (Largo Glênio Peres, s/nº), no Centro
Fone: (51) 3226-0691


3. EL CUERVO
Comandado por um uruguaio cheio de histórias para contar, o bar guarda um pedacinho da cultura dos nossos vizinhos celestes na decoração das paredes e nos pratos que saem da cozinha. Entre as iguarias do local estão os pastéis. Todos vêm invejavelmente sequinhos por fora e com um recheio especial. Não deixe de provar o da casa, com cebola, tomates secos, muçarela e chimichurri, e o de doce de leite, perfeito para fechar a visita.
Rua Coronel Bordini, 172, no bairro Auxiliadora
Fone: (51) 3013-0536


4. FEIRA DA EPATUR
Todo mundo diz que não se pode fazer compras com fome, né? Então, se você for à feira, não deixe de provar o pastel de carne. Há a opção de pedir o combo, que acompanha suco de laranja de 300ml. É fritinho na hora, muito delicioso, sem falar que é um clássico.
Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa
Anahís Vargas
5. CENOURA PASTÉIS
Tradicional rede pasteleira da cidade, o local é simples e descomplicado. Lá, há opções fritas e assadas, em diferentes sabores. Nós recomendamos o de carne com queijo e, para a “sobremesa”, o de prestígio, que após a primeira mordida transborda e faz você sujar os cantos da boca.
Av. Assis Brasil, 5.074, no bairro Passo d’Areia
Fone: (51) 3347-5300


6. LANCHERIA DO PARQUE
A tradicional Lancheria é ponto de encontro dos porto-alegrenses que buscam uma boa e barata comida. As opções são as mais diversas, você pode pedir um xis, uma torrada ou um pastel bem caprichado. Um café passadinho ou o clássico suco de laranja vai muito bem.
Av. Osvaldo Aranha, 1.086, no bairro Bom Fim
Fone: (51) 3311-8321


7. PASTEL COM BORDA
O ambiente é sem frescuras, mas da cozinha saem pastéis deliciosos. Eles são fritos na hora e vêm com casquinha crocante e são bem caprichados no recheio. A casa tem três unidades em Porto Alegre e são mais de 30 sabores entre doces e salgados, em diferentes tamanhos: meia-lua, rodoviária, refeição ou grelhado. O Alzira, que leva guisado e queijo, é uma opção que não decepciona, assim como o Aniversário, feito com chocolate preto e branco.
Av. Cristóvão Colombo, 245, no bairro Independência
Fone: (51) 3221-0003


8. Q-PASTEL
Atendimento rápido, massa gostosa, super recheado e com um gostinho de simplicidade. Os pastéis de rodoviária são um clássico que deixam até mesmo aqueles com paladares mais refinados com água na boca. Em Porto Alegre, a referência é o Q-Pastel, que faz um lanche de queijo incrível, assim como o de frango com catupiry.
Largo Vespasiano Júlio Veppo, 70, no Centro
Fone: (51) 3228-3500


9. BAMBUS
Um dos mais antigos e clássicos redutos boêmios da Capital. É um ponto de encontro popular nas noites da cidade. O ambiente altoastral e simples combina perfeitamente com uma cerveja bem gelada e um pastel capaz de matar qualquer fome. Por lá, a comida vem caprichada e nós recomendamos o trio de carne, queijo e frango.
Av. Independência, 394, no bairro Independência
Fone: (51) 3225-3590


10. ARTESANATO DO PASTEL
Quem frequenta a Cidade Baixa sabe que no Artesanato do Pastel estão maravilhas. Com massa bem sequinha e crocante, os pastéis são deliciosos. Há sabores clássicos e diferentes, mas destacamos a versão de carne com uvapassa. O ambiente é bem simples e o atendimento amigável. Fique atento ao horário de funcionamento: a casa abre somente à noite. Não deixe de experimentar o molho chimichurri.
Rua General Lima e Silva, 488, no bairro Cidade Baixa
Fone: (51) 3023-8777


11. JOHNNY BOY PASTÉIS
Uma pequena pastelaria na zona sul da Capital, a Johnny Boy tem ambiente bastante descomplicado, sem muitas decorações. Um dos destaques é área com mesinhas externas na rua, ideal para curtir nos dias mais quentes. Do menu, provamos e recomendamos o de alcatra com cebola e queijo e o de carne de panela com queijo.
Av. Tramandaí, 232 (Loja 4), no bairro Ipanema
Fone: (51) 3207-6696


12. LÉO PASTEL
Pastel barato, bem recheado e com massa crocante. É isso que você encontra no Léo Pastel, um local quase escondido no Centro Histórico da Capital. O lanche vem servido em um saquinho de papel na bandeja vermelha.
Av. Sen. Salgado Filho, 350, no bairro Centro Histórico

13. PASTELARIA DOS BROTHERS
Com clima simples, alto-astral e um espaço bastante arejado e descontraído, esse é um bom local para quem busca pastéis na zona norte da cidade. O atendimento é supercordial e os pastéis não decepcionam. Se a fome estiver grande, aproveite para pegar um dos combos da casa com refri e batata frita.
R. Pres. Juarez, 111, no bairro São Sebastião
Fone: (51) 3029-5222


No litoral

14. PASTELARIA LITORAL
Se você utiliza a Estrada do Mar para ir ao Litoral Norte, já deve ter passado pela Pastelaria Litoral ou ouvido falar dos caprichados pastéis da casa. É uma ótima dica para fazer uma pausa na viagem e dar aquela esticada. O local ainda vende produtos coloniais como pães e geleias.
Estrada Tramandaí-Osório, em Osório
Fone: (51) 3663-7324


15. MAQUINÉ
Os pastéis do Maquiné certamente fazem parte da memória afetiva gastronômica de muitos gaúchos. É um clássico tanto na ida quanto na volta do litoral. O lugar é bastante conhecido por seus doces e por seus pastéis com recheios generosos. O tradicional de carne com ovo é irresistível. Para quem quiser garantir os cafés e lanches da tarde, há opções de pães coloniais, queijos, linguiças e massas frescas para levar.
RS-030, 1.420, Km 87 (sentido Litoral-Porto Alegre), em Osório
Fone: (51) 98182-8426


16. BOULEVARD FREEWAY
No caminho para o Litoral está o Boulevard Freeway, logo que se passa o pedágio de Santo Antônio da Patrulha. O espaço tem infraestrutura e oferece serviços para quem está em viagem, como água para o chimarrão, guincho, banheiros e, claro, uma cafeteria. Já provamos o pastel de lá e adoramos.
BR-290, em Santo Antônio da Patrulha

17. RAUPP’S
Para quem está em Capão da Canoa, o Raupp’s é uma boa pedida a qualquer hora do dia. Há opções de pizzas, porções e pratos feitos. Mas quem bate ponto por lá toda a madrugada depois da balada garante: os pastéis são deliciosos.
Av. Paraguassú, 2.895, no Centro, em Capão da Canoa
Fone: (51) 3665-3726


Em Gramado e Canela

18. PASTELEIRO
O cardápio tem como temática o cinema: os sabores levam nomes de filmes. Os pastéis são bem recheados e o preço é justo, ou seja, tem um ótimo custo-benefício. Indicamos o delicioso Titanic, de strogonoff. Vale saber que o Pasteleiro tem filiais em Gramado e Canela e Novo Hamburgo.
Rua São Pedro, 32, no Centro, em Gramado
Fone: (54) 3286-3862


Em Cachoeirinha

19. PASMANIA
Tradicional na cidade, a Pasmania oferece mais de 70 opções de sabores, todos sequinhos e muito bem recheados. Combinações inusitadas como o de iscas de carne, calabresa, bacon, queijo muçarela, cebola e pimentão fazem sucesso na casa. O destaque vai para o maravilhoso pastel doce de banana, doce de leite e paçoca. Além disso, por lá são servidos pratos como strogonoff, massas e omelete.
Rua Papa João XXIII, 60, em Cachoeirinha
Fone: (51) 3471-1122


Extras

20. CAFÉ TAINHAS
Parada obrigatória para quem vai da Serra ao litoral gaúcho, os pastéis do Café Tainhas são uma unanimidade para os amantes da iguaria. O lugar é ponto de encontro de quem vai e volta do Litoral. Os pastéis são fritos na hora e vêm com o recheio caprichado. Nossos sabores preferidos são os clássicos de queijo (nos quais ainda colocam um pouco de orégano para dar aquele toque final) e o de carne moída.
RS-20, Km 127, na Vila Tainhas, em São Franscisco de Paula
Fone: (54) 98412-1162

21. RAABELÂNDIA
É uma lancheria de beira de estrada, localizada na cidade de Pantano Grande, passagem para quem vai em direção à região da Campanha e Fronteira Oeste. O ambiente e o clima são super simples, e o destaque fica por conta do pastel, famoso por ser enorme – aliás, é difícil comer um sozinho, você só vai conseguir se a fome for grande. Nós somos fãs do de queijo e do misto, que leva carne e queijo.
BR-290, Km 215, em Pantano Grande
Fone: (51) 3734-1120

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: