10/10/2018

23 lugares para comer no Sul da Ilha | FlorianópolisSC

Renata Diem

O Sul da Ilha, em Florianópolis, está cada dia mais rico em opções gastronômicas, principalmente nos bairros do Campeche e Rio Tavares. Além das novidades, há também os restaurantes clássicos na região do Pântano do Sul e Ribeirão da Ilha. A lista a seguir foca em toda a região Sul e traz sugestões para comer, divididas por bairros. Sabem de outros lugares interessantes pra comer no Sul da Ilha? Incluam nos comentários :)

RIO TAVARES

FOGÃO GASTRONOMIA
Considero o Fogão um dos melhores restaurantes de Florianópolis pelo conjunto da obra: pratos elaborados com ingredientes frescos, atendimento excelente e uma experiência sempre incrível. O polvo, o siri mole e as massas frescas são ótimos destaques.
Servidão dos Artistas, 35 – Rio Tavares
Fone: (48) 3236-7796

Foto: Renata Diem

Leia a experiência completa aqui

BOTÂNICO
Focado em alimentação saudável, orgânica e sustentável, é uma mistura de restaurante com floricultura e chama atenção por seus pratos coloridos e criativos.
Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3.339 – Multi Open Shopping + Offices – Rio Tavares
Fone: (48) 3371-3953

 Foto: Renata Diem

Leia a experiência completa aqui

COSTELARIA PONTA D‘AGULHA
Especializada em costelas, abriu uma unidade no Multi Open Shopping, no Rio Tavares. Carnes desmanchando e preço justo para o que serve. A maionese tem um sabor caseiro delicioso e já é acompanhamento indispensável para quem conhece.
Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3.339 - Multi Open Shopping + Offices – Rio Tavares
Fone: (48) 3207-5015

Foto: Divulgação

CUOR DI CREMA
A gelateria Cuor de Crema abriu uma franquia na região e conta sempre com sabores diferentes todo mês, como o de doce de leite Havanna e o Chocolatria, feito com caramelo salgado, biscoitos e filetes de chocolate meio amargo.
Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3.339 - Multi Open Shopping + Offices – Rio Tavares
Fone: (48) 3206-2432

Foto: Diana Tuaty

SHIVA
Serve buffet de comida vegana contemporânea nos almoços de segunda a sábado. Dependendo do dia, pode ter moqueca de palmito pupunha com shitake fresco, bifum com vegetais e cogumelos frescos, quibe assado de cabotiá com semente de girassol, entre outros pratos.
Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3.137 – Rio Tavares
Fone: (48) 3371-5800

Foto: Iriam Damas

OKA DE MANI - MANDIOCARIA
A mandioca é o ingrediente principal aqui. No cardápio, vários tipos de tapiocas salgadas e doces, crepiocas, escondidinhos, hambúrguer feito com pão de mandioca sem glúten e petiscos. O lugar é rústico e conta com uma programação de música ao vivo.
Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 4.078- Rio Tavares
Fone: (48) 3371-3450

 Foto: Roberto Mosanio

CAMPECHE

MERCADO SEHAT
Mercado orgânico + restaurante tailandês + cafeteria. Os pratos thai são saborosíssimos, feitos com ingredientes orgânicos também escolhidos no próprio mercado. Duas sugestões muito saborosas: pad thai ou treinamento shaolin, este último com um molho incrível. Os cafés especiais da Black Horse não podem ficar de fora da experiência.
Avenida Pequeno Príncipe, 859 - Campeche
Fone: (48) 4009-3433

Foto: Renata Diem

Leia a experiência completa aqui

SABOR DA ALDEIA
Situado junto ao espaço multicultural Aldeia Indigo, o restaurante serve buffet de comida vegana onde todos os pratos são preparados com óleo de palma orgânico e ecológico e inspirados cada dia em uma culinária típica de um país diferente.
Avenida Pequeno Príncipe, 1.202 - Campeche
Fone: (48) 3365-8720 Foto: Wanessa Monteiro

O PÁTIO BIERGARTEN
Espaço amplo e charmoso para aproveitar o happy hour com 14 torneiras de cervejas artesanais e música ao vivo. Entre os pratos, tem joelho de porco, schnitzel com molho de páprica picante, costela suína na cerveja e várias opções de comidinhas de boteco.
Rua Vento Sul – Loja 04 – Quartier Campeche - Campeche
Fone: (48) 3365-5300

Foto: Mariana Montezzana

QUINTAL DE CASA
Um espaço ao ar livre que une lazer, cultura e food park. Além de servir chopes artesanais, alguns dos food trucks são: Yalla culinária árabe, Chefs Burgers, Aji Fungi (culinária artesanal a base de cogumelos frescos), Hi Thai, Issoaí Açaí, Freudiana pizza rústica.
Avenida Campeche, 2.860 -  Campeche

Foto: Marcia Lacerda

PIZZARIA SANTA REDONDA
Pizzaria artesanal com ambiente rústico que foca na alimentação saudável sem frituras. Os sabores mais interessantes estão entre os especiais: Tijuca, com atum gorgonzola e alho poró e Santa Redonda com mussarela, mussarela de búfala, fatias de berinjela e tomate e pesto de azeitona preta.
Avenida Pequeno Príncipe, 891 - Campeche
Fone: (48) 3371-5800

Foto: Divulgação

BATÚ BURGER N’ BEER
Uma hamburgueria com ambiente descolado, sendo um aberto com gramado. Tem sinuca, joguinhos e um clima amigável. Para beber, chopp e cervejas artesanais, e os hambúrgueres são suculentos como o Mora Burger, feito com pão australiano, creme de parmesão uruguaio, cebola caramelada na cerveja Ipa, burger de 200gr, cheddar, bacon e geleia de amora picante.
Rodovia Francisco Magno Vieira, 3.217 – ao lado do Centro Comercial Águia -  Campeche
Fone: (48) 3233-3389

Foto: Divulgação

PÂNTANO DO SUL

BAR DO VADINHO
Restaurante de frutos do mar familiar onde a especialidade é o prato da casa. Paga-se um valor fixo por pessoa e come-se à vontade: peixe em posta fresco, peixe à dorê, arroz, feijão, estopa, batata frita caseira, pirão e salada.
Rua Manoel Vidal, 305 – Pântano do Sul
Fone: (48) 3237-7305

Foto: Renata Diem

Leia a experiência completa aqui

PEDACINHO DO CÉU
Dona Zenaide e mais mulheres da família comandam a cozinha de frutos do mar do restaurante com o peixe fresco do dia, pratos com camarão e alguns pratos típicos como o peixe no feijão. Se não tiver algo específico no cardápio, é só pedir que Dona Zenaide dá um jeito de agradar o freguês.
Rua Geral da Praia, 430 – Pântano do Sul
Fone: (48) 3237-7280

Foto: Renata Diem

Leia a experiência completa aqui

BAR DO ARANTE
O famoso restaurante dos bilhetinhos serve frutos do mar a la carte ou pelo sistema de buffet livre, dependendo do dia. A tainha ou anchova grelhada é uma ótima sugestão.
Rua Abelardo Otacílio Gomes, 254 - Pântano do Sul
Fone: (48) 3237-7022

Foto: Marina Aziz

Leia a experiência completa aqui

RIBEIRÃO DA ILHA
OSTRADAMUS
Conhecido por suas ostras e fazenda marinha própria; também fazem a depuração das ostras. O cardápio oferece uma ótima diversidade de pratos com ostras e frutos do mar com ambiente muito agradável à beira-mar, além de mesas localizadas no trapiche.
Rodovia Baldicero Filomeno, 7.640 – Freguesia do Ribeirão da Ilha
Fone: (48) 9-9990-5711

Foto: Alexandra Aranovich

Leia a experiência completa aqui

PORTO DO CONTRATO
Um dos restaurantes mais bonitos à beira-mar de Floripa. O nome se deve ao pequeno porto que existia antigamente na área. Mais um bom lugar pra degustar ostras ou o namorado crocante da casa empanado com flocos de milho e coberto com molho de maçã.
Rodovia Baldicero Filomeno, 5.544 – Ribeirão da Ilha
Fone: (48) 3234-4454

Foto: Renata Diem

Leia a experiência completa aqui

RANCHO AÇORIANO
Também com ótima estrutura incluindo deck à beira-mar e a maravilhosa vista do Ribeirão da Ilha. No cardápio, muitas sugestões de pratos com frutos do mar, o que torna a escolha difícil. Sugiro a moqueca de garoupa e camarões, sempre impecável e uma das melhores que já comi.
Rodovia Baldicero Filomeno, 5.634 –Ribeirão da Ilha
Fone: (48) 3337-0848

Foto: Fernanda Volkerling

Leia a experiência completa aqui

MUQUECA DA ILHA
Falando em moqueca, há um restaurante especializado nelas no bairro, o “Muqueca da Ilha”. Uma típica casa açoriana decorada com objetos antigos. O atendimento é simpático e informal; é daqueles lugares que nos fazem sentir em casa. Os pasteis são ótimos e, como prato principal, vale provar o peixe assado na crosta da própria ova (ligar com mínimo de um dia de antecedência pois o preparo é mais elaborado).
Rodovia Baldicero Filomeno, 7.487 –Ribeirão da Ilha
Fone: (48) 3232-7676

Foto: Renata Diem

Leia a experiência completa aqui

ENGENHO DO VÔ
Antigamente era um engenho, agora funciona como restaurante que serve buffet com pratos típicos em panelas de barro: galinhada, dois tipos de feijão, lasanha de camarão, peixes, filé ao molho madeira entre tantas outras paneladas cheias. Um bom custo benefício em lugar agradável, rústico e com jeitinho de interior.
Rodovia Baldicero Filomeno, 4.139 –Ribeirão da Ilha
Fone: (48) 3337-4696

Foto: Renata Diem

Leia a experiência completa aqui

UMAS & OSTRAS
Pequeno restaurante com cara de barzinho especializado em ostras e localizado na beira da praia. Perfeito pra petiscar e tomar uma cervejinha sem perceber o tempo passar. Ostras, pasteis, bolinhos de peixe, camarão à milanesa e moqueca são alguns itens do cardápio.
Rodovia Baldicero Filomeno, 7.680 –Ribeirão da Ilha
Fone: (48) 3269-9270

Foto: Lela Zaniol

Leia a experiência completa aqui

AMORIKO BRIGADEIROS
Uma brigaderia gourmet muito charmosa. Ficamos perdidos com a quantidade de sabores interessantes como o de vinho do porto, um dos meus preferidos. Há ainda o de limão siciliano, maracujá, gengibre, caramelo com flor de sal, coco, laranja, baileys, damasco, capim limão, pistache e os mais tradicionais. Lugar tranquilo e bem gostoso para tomar um café com doce.
Rodovia Baldicero Filomeno, 7.227 –Ribeirão da Ilha
Fone: (48) 3234-0890

Foto: Gabriel Freiberger

TENS TEMPO CAFÉ
A pitoresca cafeteria fica bem em frente ao Restaurante Ostradamus e serve doces portugueses, cafés, pães e bolos. Também funciona como lojinha de souvenirs.
Rodovia Baldicero Filomeno, 7.617 –Ribeirão da Ilha
Fone: (48) 3238-2676

Foto: Divulgação

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

SC Renata Diem