19/10/2017

24 lugares para curtir ao ar livre em Porto AlegreRS

Destemperados

Os dias mais quentes estão chegando. Por isso, nada melhor do que curtir um restaurante, bar ou café ao ar livre, né? Selecionamos 24 lugares em Porto Alegre que são perfeitos para aproveitar os dias bonitos. Se você conhece outros lugares, nos conta nos comentários!

COMPLEX SKATEPARK
Após algumas reformas no ambiente e uma reestruturação de cardápio. O espaço é dividido em cinco operações: da parrilla saem assados suculentos e muito deliciosos; no Lemonade Coffee Bar, você pode degustar um café da manhã ou fazer um lanche rápido; na estação do Let’s Roll, são oferecidas opções de pokes, temakis e sushis, e da Cozinha Anexa, saem receitas preparadas por convidados especiais (no dia em que fomos, estava o Seninha preparando pokes). Tudo isso fora o cardápio clássico da casa com petiscos, comida mexicana e hambúrgueres.
Av. Protásio Alves, 3839 (esquina com Rua Gutemberg), no bairro Petrópolis
Fone: (51) 3062-1869
Veja a experiência completa
aqui

CASA AZUL
Frequentado por um público diversificado, é um dos lugares mais concorridos da Cidade Baixa, os ambientes do bar são descolados e informais, e a área externa é bem disputada, principalmente no happy hour. O cardápio de bebidas conta com cerca de 30 rótulos de cervejas, além de opções de hambúrgueres, porções para dividir com os amigos como a fish’n’chips, entre outras comidinhas saborosas. Experimente a porção de queijo provolone empanado, ideal para combinar com uma cerveja gelada.
Rua Gen. Lima e Silva, 912, na Cidade Baixa
Fone: (51) 3084-5050
Veja a experiência completa aqui.

Foto: Fernando Gomes

CONSTANTINO
Nada melhor do que sentar nas mesinhas do jardim do Constantino. Com um clima agradável, é ótimo para relaxar e bater um papo, tudo acompanhado dos pratos de gastronomia contemporânea. De entrada, peça a panelinha com cogumelos. Para o almoço, não perca o picadinho de filé com farofa temperada, arroz, banana à milanesa e couve refogada. No jantar, aposte no risoto de cordeiro. Se a fome for de doce, a dica é o petit gateau de chocolate ou o churros com doce de leite.
Rua Fernando Gomes, 44, no Moinhos de Vento
Fone: (51) 3346-8589

Foto: Félix Zucco

BAR DO GOMES
Coladinho no Constantino, o Bar do Gomes é lindo, com uma decoração descontraída e colorida, perfeita para o happy hour ou um jantar entre amigos. Nossa indicação são as mesinhas da área externa, toda envidraçada e com vista para a rua. Do cardápio, o pastel de camarão refogado e os montadinhos de presunto serrano e queijo gruyère são os nossos queridinhos. Para beber, a extensa carta oferece várias opções de cervejas, vinhos, espumantes, jarras de clericot, sangria e drinks.
Rua Fernando Gomes, 58, no bairro Moinhos de Vento
Fone: (51) 3346-3812
Veja a experiência completa aqui.

BANCA 40
Em funcionamento desde a década de 1920, a tradicional sorveteria no Mercado Público é querida principalmente pelos sorvetes artesanais e pelas saladas de frutas. Sente nas mesinhas externas da filial da Padre Chagas e aproveite para curtir o movimento da rua mais movimentada do Moinhos de Vento. Essa pausa fica ainda mais prazerosa se acompanhada das clássicas banana split e bomba royal – com três sabores, salada de fruta e nata batida. Também há a opção de sorvetes para levar.
Rua Padre Chagas, 44, no bairro Moinhos de Vento
Fone: (51) 3061-2106
​Veja a experiência completa aqui.

Foto: Juliana Palma

20BARRA9
É um dos nossos lugares preferidos para um happy hour no Moinhos de Vento. Por lá, tudo lembra carne e brasa. A proposta do 20Barra9 é descomplicar o hambúrguer, então você escolhe o tipo de pão, quantidade de carne, o queijo e os acompanhamentos. Não deixe de provar a maionese de wasabi e o aipim frito. Para beber, aposte em uma jarra de mojito ou em um balde de Coronas.
Rua Hilário Ribeiro, 287, no bairro Moinhos de Vento
Fone: (51) 3508-9167
Veja a experiência completa aqui.

Foto: Juliana Palma

URBAN FARMCY
A proposta do Urban Farmcy é consumir alimentos o mais próximo possível de onde são produzidos. Grande parte dos pratos são vegetarianos e veganos. Nossa dica é almoçar e pedir um espaguete raw de abobrinha com molho pesto especial, que, além de manjericão, leva pistaches e microgreens de rúcula.
Rua Hilário Ribeiro, 299, no Moinhos de Vento
Veja a experiência completa aqui.

Foto: Fernanda Bortolas

PRESS HILÁRIO
Perfeito para todas as horas, o Press é uma ótima opção de almoço, café da tarde, happy hour e jantar.
O ambiente é bem convidativo: uma varanda inspirada nos melhores restaurantes de Punta del Este é perfeita para curtir os dias mais quentes. O bar de drinks, que conta com 20 coquetéis, é uma das atrações da casa, acompanhados dos deliciosos petiscos e pratos. Na hora do almoço, aposte no estrogonofe com arroz e batata palha bem fininha. O polvo também é um dos destaques, e pode vir em diferentes versões, como carpaccio (nossa dica para a entrada), e com batatas ao curry (prato principal). Para a sobremesa, não deixe de provar a mil-folhas de doce de leite, considerada um clássico da Capital.
Rua Hilário Ribeiro, 281, no bairro Moinhos de Vento
Fone: (51) 3222-7718
Veja a experiência completa aqui.

Foto: Félix Zucco

VINERIA1976
Os dias quentes de primavera e verão são ideais para degustar um vinho na área externa da Vineria1976, espaçosa e perfeita para curtir o clima da rua. O pátio conta com várias mesas e cadeiras para um brinde nos dias de calor. Você pode ir antes ou depois do jantar, fazer um happy com os amigos ou também pode comer por lá mesmo. A adega completa oferece diversos rótulos para todos os gostos. Destaque para o Campaña Cabernet Sauvignon, vinho da casa produzido na Campanha. Do cardápio, prove o polvo com purê de couve-flor, ou, se quiser dividir, peça uma porção de almôndegas.
Praça Dr. Maurício Cardoso, 49, no bairro Moinhos de Vento
Fone: (51) 3557-4764
Veja a experiência completa aqui.

Foto: Andréa Graiz

BARRANCO
​O Barranco é o tipo de restaurante onde a gente leva os parentes que não moram na cidade, os gringos que estão visitando o país ou a turma para comemorar uma vitória do Grêmio ou do Inter. Enfim, qualquer motivo vale a pena. As deliciosas carnes servidas por lá e o chope gelado atraem fiéis seguidores, principalmente aos sábados e domingos. Para uma refeição ainda mais agradável, as mesas que ficam sob as árvores fazem sucesso.
Av. Protásio Alves, 1.578, no bairro Petrópolis
Fone: (51) 3331-6172


Foto: Félix Zucco

DIPAOLO
Uma das melhores galeterias da Serra Gaúcha desembarcou em Porto Alegre em grande estilo há cerca de três anos. O ambiente é todo inspirado nas cantinas italianas e perfeito para um programa em família curtindo a área externa com vista para o aeroporto. Os pratos são trazidos à mesa e repostos na medida em que houver necessidade. Em resumo, a ótima comida vai brotando sem parar até você não aguentar mais. Além do galeto e da polenta brustolada, se jogue no queijo frito. Um menu de massas fica à disposição para você pedir – prove o tortéi com molho da casa e o espaguete com molho de tomates secos.
Boulevard Laçador (Av. dos Estados, 111, no bairro São João)
Fone: (51) 3325-1332
​Veja a experiência completa aqui.

BOTECO NATALÍCIO
Perfeito para um happy hour depois do trabalho, por lá você encontra o verdadeiro espírito de boteco, com comidinhas e bebida gelada, sem falar no atendimento fiel dos garçons. No cardápio, estão as delícias clássicas da Capital, como o escondidinho de charque e a coxinha de frango.
Rua Felizardo, 445, no bairro Jardim Botânico
Fone: (51) 3574-4010
Veja a experiência completa aqui.

MALTSTORE
A mistura de loja e bar é o paraíso para os amantes da cerveja. Além da carta com mais de 300 rótulos, existem 10 torneiras de chope para alegrar quem aparece por lá. Vale provar a Seasons Blanchietta Witbier, leve e refrescante. Experimente também a belga Trippel Karmeliet, suave e frutada.
O deck externo é bem concorrido durante o happy hour.
Rua Padre Chagas, 339, no bairro Moinhos de Vento
Fone: (51) 3061-7500
Veja a experiência completa aqui.

Foto: Félix Zucco

PUPPI BAGGIO
O restaurante fica na linda Dinarte Ribeiro e é um dos lugares mais aconchegantes da cidade. O Puppi serve o que conhecemos por comfort food, ou seja, aquela comida que te acolhe e aquece a alma. Tem o clima perfeito para um almoço em família. Para acertar no pedido, indicamos o Spaghetti à Pecora, com pernil de ovelha desfiada, vinho tinto, molho sugo, uva-passa e amêndoas laminadas. O couvert é daqueles difíceis de parar de comer. Prove também o Penne Firenze com molho de limão, cogumelos paris, salsinha e nata.
Rua Dinarte Ribeiro, 155, no Moinhos de Vento
Fone: (51) 3346 3630
Veja a experiência completa aqui.

DON PUGLIESE
Depois de um passeio pelo brique e pela feirinha de orgânicos da Redenção, nada como almoçar nas mesinhas da calçada do bar e café Don Pugliese. Como o lugar já é bastante conhecido na vizinhança, costuma lotar e ter fila de espera aos sábados e domingos de sol. Então, a dica é ir mais cedo ou ter um pouco de paciência para esperar. A atmosfera de lá é bem particular, cheia de referências à Argentina, inclusive na playlist, que toca músicas em espanhol. Destaques do cardápio são os sanduíches recheados com um bife à milanesa de respeito, presunto, queijo, tomate e alface. Para os vegetarianos, a dica é a pizzeta de margherita, muito saborosa.
Rua Vieira de Castro, 52, no bairro Farroupilha
Fone: (51) 99773-1104
Veja a experiência completa aqui.

Foto: Anderson Fetter

CIAO PIZZERIA NAPOLETANA
De atmosfera descontraída e descolada, o horário do happy hour é sempre concorrido, por isso, vá cedo. A pizzaria oferece o melhor das famosas pizzas de Nápoles, na Itália. Aliás, por lá tudo é importado da região: desde a farinha até o azeite e o tomate pelado com o qual é feito o molho. Além disso, a muçarela de búfala é sempre fresca. O cardápio tem apenas oito sabores de pizza, um melhor do que o outro. Outra ponto forte da casa é que eles não cobram taxa de rolha, então fique à vontade para levar sua própria garrafa de vinho e deixar a experiência ainda mais especial.
Rua Anita Garibaldi, 694 (loja 77), no bairro Mont’Serrat
Fone: (51) 3094-6767
Veja a experiência completa aqui.

SEVERO GARAGE
Perfeito para ir com os amigos depois do trabalho ou curtir um almoço de final de semana com a família. Em dias de temperatura amena, o legal é sentar nas mesinhas que ficam na rua. A hamburgueria aposta nos clássicos, então há poucas opções no menu. Nossa dica é o Chevettera: pão, molho Severo, búrguer de 180g, queijo, alface e tomate.
Av. Venâncio Aires, 881, no bairro Santana
Fone: (51) 3209-5815
Veja a experiência completa aqui.

GELATERIA GIANLUCA ZAFFARI
Localizada no Boulevard Laçador, é ideal para tomar um bom sorvete em família ou com amigos nos dias quentes. A produção é toda feita com a receita dos tradicionais gelatos da Itáia. O carro-chefe da casa é o Grand Gateau, mas também aconselhamos experimentar os sabores uva, chocolate meio-amargo e doce de leite.
No Boulevard Laçador (Av. dos Estados, 111, no bairro São João)
Fone: (51) 3361-4680

Foto: Juliana Palma

MAO SUT THAILAND BAR
Com ambiente descontraído e muito alto-astral, o bar tem temática tailandesa. É bem movimentado, principalmente no happy hour. Nossa dica é ficar nas mesinhas que estão na área externa e curtir o clima em dias agradáveis. O cardápio é focado nas delícias thai, e, na carta de bebidas, há várias cervejas artesanais. Gostamos da Barco Thai, uma Weiss com gengibre.
Rua Ramiro Barcelos, 1.374, no bairro Rio Branco
Fone: (51) 3533-1621
Veja a experiência completa aqui.

Foto: Rafaela Enes

CAFÉ E PROSA
O Café e Prosa fica dentro da Floricultura Winge, no bairro Tristeza. O espaço é grande, e as mesinhas dentro do café, superagradáveis. Já as mesas do lado de fora chamam para um almoço ao ar livre, curtindo um solzinho. As tortas de lá são imperdíveis, indicamos a de verão, com base de pudim de claras e recheio de creme de leite condensado com pêssego, e a torta mesclada, à base de brigadeiro e branquinho. Para acompanhar, um bom café, é claro.
Rua Dr. Mario Totta, 963, no bairro Tristeza
Fone: (51) 3264-4954
Veja a experiência completa aqui.

Foto: Gabriela Gazzana

IAIÁ BISTRÔ
O Iaiá é um dos poucos lugares em Porto Alegre onde se encontram pratos de diferentes regiões do país. Com o ambiente aconchegante e colorido, é um recanto da culinária brasileira em Porto Alegre. Em dias agradáveis, aproveite o deck para um almoço ou jantar ao ar livre. Enquanto os país desfrutam do menu, as crianças podem curtir e se distrair com desenhos para colorir, giz de cera, brinquedos e massinha de modelar.
Rua Chavantes, 636, na Vila Assunção
Fone: (51) 3222-0098

Foto: Omar Freitas

PIMENTA ROSA
Localizado no Clube Jangadeiros, é um programa e tanto almoçar no Pimenta Rosa em um domingo com a família e os amigos, principalmente se incluir crianças. De frente para o Guaíba, o restaurante fica aberto também para quem não é sócio do clube. Para curtir ao ar livre, há o deck, com visão para a pracinha – espaço superdisputado por quem leva os pequenos.
Rua Ernesto Paiva, 139, no bairro Tristeza
Fone: (51) 3237-4638

ZERO SEN
Descendente de japoneses, o chef Luiz Yagui cria pratos inspirados na culinária Nikkei, que mistura referências do Peru e do Japão. A proposta é ser uma experiência rápida e descomplicada, com cozinha aberta, mesinhas ao ar livre e poucos lugares para sentar. No cardápio, sushis, ceviches, robatas (os espetinhos japoneses) e woks.
Rua Anita Garibaldi, 694, no bairro Mont’ Serrat
Fone: (51) 3024-0324
Veja a experiência completa aqui.

BRIZZA FORNERIA
Inaugurada há poucos meses, a pizzaria tem ambiente descontraído, com mesinhas na rua. Por lá, você vai encontrar as redondas napolitanas feitas com fermento natural de massa madre italiana, que saem quentinhas do forno à lenha – são assadas em apenas dois minutos. Os cinco sabores do cardápio surpreendem pelos seus ingredientes bem diferentes, e todos são servidos em tamanhos individuais.
Rua 24 de Outubro, 1.409, no bairro Auxiliadora
Fone: (51) 3573-5539
Veja a experiência completa aqui.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: