06/09/2018

32 lugares para comer e beber bem no bairro Auxiliadora | Porto AlegreRS

Destemperados

Empolgados com o aumento no número de lugares legais para se comer e beber bem no bairro Auxiliadora, resolvemos listar os que adoramos e que contribuem para tornar a região ainda mais atraente. Te convidamos a andar pelas ruas e desbravar esses novos locais de Porto Alegre.



PARA ALMOÇAR

YOU YI

É praticamente uma viagem à China sem sair de Porto Alegre. O lugar tem decoração temática e uma ótima e autêntica comida oriental. Adoramos o Bifum Chop Suey, uma massinha feita de arroz e servida com legumes. A saladinha morna de tofu seco com nira e moiaxi é a combinação perfeita como acompanhamento. 
Rua Cândido Silveira, 242, no bairro Auxiliadora



SEVERO BURGER
Com decoração descontraída e alegre, a hamburgueria é perfeita para um almoço informal entre amigos ou com a galera do trabalho. O burger Vingador, com pão australiano, molho Severo, smash burger, queijo gorgonzola, cebola caramelada e rúcula é um dos nossos preferidos. Mas, é claro que tem vários outros sabores tão deliciosos quanto esse, além de uma opção vegetariana com burger de soja e cogumelos. 
Rua Marcelo Gama, 1.403, no bairro Auxiliadora

O GALO CINZA
Cozinha reconfortante e caseirinha, essa é a definição para a comida do Galo Cinza. O almoço funciona no formato de buffet, com grande variedade de saladas, pratos quentes e sobremesas. Destaque para o espetacular e marcante caldinho de feijão e o tradicional e popular pudim.
Rua Eudoro Berlink, 855, no bairro Auxiliadora

ROISTER
É um lugar que encanta tanto pelo ambiente com clima nova-iorquino e pelas diversas opções de torneiras de chope quanto pela incrível culinária da chef Nati Tussi. Da cozinha, saem gostosuras como o pastrami feito por lá mesmo e excelentes pratos à la carte, como a massa caprese ou o bife à parmegiana. É uma boa pedida tanto para o almoço quanto para um happy hour ou jantar.
Rua 24 de Outubro, 1.454, no bairro Auxiliadora

PARA IR A QUALQUER HORA

GINKGO 788
De casa nova, a Gingko está maior e ainda mais linda. Cheia de plantas e com uma decoração de encher os olhos, é daqueles lugares que dá vontade de passar horas trabalhando ou apenas relaxando. Experimente as focaccias e os cafés da casa. Ah, e ainda dá para comprar plantinhas para levar para sua casa!
Rua Cel. Bordini, 332, no bairro Auxiliadora



CASA HOLTZ
Com clima descontraído e ambiente moderno e arejado, valorizando a luz natural, a casa é um espaço multifuncional. Tem lugares para coworking e reuniões descomplicadas, para o chopp artesanal bem gelado no final da tarde com os amigos e para refeições leves e saudáveis, com opções de pratos quentes, sanduíches, woks, wraps e sucos naturais. Para completar a proposta de unir cultura, gastronomia e entretenimento, há ainda obras de arte à venda nas paredes.
Rua Felipe Neri, 149, no bairro Auxiliadora

VIDAL CAFÉ
A proposta dessa cafeteria é trabalhar com produtos orgânicos, de origem sustentável. Os espaços são supercharmosos e inspiradores, com decoração rústica e tijolinhos à vista. Ideal para curtir momentos silenciosos e tranquilos. Prove o pretzel com manteiga, importado da Alemanha, que vem quentinho à mesa direto do forno, acompanhado de um bom café.
Rua Mata Bacelar, 52, no bairro Auxiliadora

JOHNNY & JULIE CAFÉ
É um charmoso local com boas opções de cafés, doces e salgados, com um ambiente interno e também mesinhas na rua. O carro chefe da casa são os sanduíches artesanais. O Johnny Cash, com pão multigrãos, mix de cogumelos, cream cheese, mussarela de búfala, brotos e folha.O brownie de esticadinho com nutella também é outro destaque do cardápio.
Rua 24 de Outubro, 1.681, no bairro Auxiliadora

LOVE IT
O café fica nos fundos da loja de decoração e presentes, e é agradável e super bem decorado, com muitos objetos e cores. A casa tem um ambiente interno e também uma área envidraçada, que lembra um espaço externo - apesar de não ser -, mas vale a pena sentar por ali nos dias mais agradáveis. Aos sábados tem brunch, mas fique sempre de olho no bolo do dia, como esse aí da foto.
Av. Mariland, 884, no bairro Auxiliadora

PASTEL COM BORDA
Ambiente sem frescura, atendimento rápido e pastéis bem recheados: é isso que você encontra por lá. São mais de 30 sabores entre doces e salgados, que vem com massa bem crocante e sequinha, em diferentes tamanhos: meia-lua, rodoviária, refeição ou grelhado. O Alzira, que leva guisado e queijo, é uma opção que não decepciona. E, se ainda tiver espaço para comer, peça o Aniversário, uma mescla de chocolate preto com branco.
Rua 24 de Outubro, 1.740, no bairro Auxiliadora

ALBAN ROSSOLLIN
Criada pelo velejador francês Alban Rossollin, que largou a profissão para se dedicar à gastronomia na Capital, a boulangerie tem poucas mesas e tudo por lá é de produção completamente artesanal. As baguetes são a estrela, saem em três fornadas diárias, pela manhã, no início e no fim da tarde, e vão te fazer viajar pelas rua de Paris em algumas mordidas. Dá para pedir pura (acompanhada com mel, geleia e manteiga) ou como sanduíche, servida com frios.
Rua Cel. Bordini, 232, no bairro Auxiliadora

CAFÉ EMPÓRIO DA VILLA
Uma pequena cafeteria, o local encanta pela simplicidade do ambiente e das opções, do pão de queijo quentinho ao café passado na hora. Se o dia estiver bom, não pensa duas vezes e pegue uma mesa no deck de madeira da rua. Antes de ir embora, aproveite para ver os produtos à venda no empório da casa, como azeites e geleias.
Rua Felipe Neri, 461, no bairro Auxiliadora

QUEEN'S PARK BIKES
Quase escondido atrás de árvores, o Queen's mistura pub com cafeteria em ambientes superdescontraídos, com garrafas de vinhos e cervejas decorando a casa. Os pedidos são feitos no primeiro andar e você pode se sentar no balcão ou então optar por uma mesa para compartilhar no deck externo. Nós curtimos o mezanino, que, com  sofás e poltronas, é uma ótima opção para uma reunião informal de trabalho ou reunir a galera em qualquer ocasião.
Rua Dr. Freire Alemão, no Beco do Queen's, no bairro Auxiliadora

DELOS PADARIA
Com produção quase toda artesanal, o local tem aquele clima de nostalgia de padaria de bairro. O primeiro andar é basicamente ocupado pelo longo balcão no qual são pedidos sanduíches, croissants ou mesmo fatias das deliciosas tortas. No piso de cima, muitas mesas, ótimas para reunir os amigos para um café.
Rua Dr. Freire Alemão, 141, no bairro Auxiliadora

PARA O HAPPY HOUR

DRY MOMENTS & DRINKS
Recém inaugurado, é a primeira casa especializada em gim na Capital e tem mais de 30 marcas para escolher, dos mais populares aos mais inusitados, como o G’vine Floraison. O ambiente do bar é moderno, com releituras de obras de artistas como Eduardo Kobra e Banksy. Para uma pedida certeira, vá de To love, que leva gin Beefeater, chambord, purê de frutas vermelhas, suco de limão siciliano, espuma de limão e tintura de erva-mate.
Av. Nova York, 48, no bairro Auxiliadora



CHOPPERIA MARYLAND
O bar é simples e com ambiente descomplicado, ideal tomar um chope bem gelado após o horário de trabalho, seja Brahma ou Stella Artois. Para quem prefere outros tipos de bebidas, há também opções de vinhos nacionais e importados, uísques, drinks e cervejas . Seja na parte interna, no deck ou nas mesinhas na rua, reúna os amigos para beber e curtir uma tábua de sanduíche aberto.
Av. Mariland, 966, no bairro Auxiliadora

BAR DO NITO
Ponto clássico de encontro da boemia de Porto Alegre, o local traduz como poucos na cidade a cultura do nosso país. O ambiente despojado e com clima de festa convida para uma celebração da brasilidade, com trilha sonora regada a MPB e samba, e um menu de boteco de respeito. Não hesite em pedir um chope bem gelado para brindar com os amigos e abrir os trabalhos.
Av. Cel. Lucas de Oliveira, 105, no bairro Auxiliadora

PAISANO COCINA MEXICANA
O bar abriu as portas em abril deste ano e oferece um menu à la carte com tacos, burritos, quesadillas, nachos, ensaladas, salsas e cremas. A decoração é simples e traz elementos que remetem à cultura mexicana: nas paredes, estão quadros com pinturas de mariachis e do dia de los muertos, além dos tradicionais sombreros. Antes de ir embora, não deixe de pedir a chimichanga com açúcar e canela recheada com creme de avelã e morango.
Rua Felipe Neri, 104, no bairro Auxiliadora

BRAVA GASTROBAR
Com decoração industrial contemporânea, o Brava tem um clima intimista que casa perfeitamente com a proposta do menu. Por lá, o grande destaque são as tábuas com o melhor do queijo e da charcutaria internacional, harmonizados com vinhos e espumantes. A tábua de Queijos do Mundo tem brie, gouda, chavroux, Gran Maravia Brazzale, manchego curado, Villacenteno D.O.P e Danablu Emborg I.G.P, e acompanha baguete viennoise e tradicional, manteiga, azeitona preta, mix de nuts, uva branca, geléia de cebola caramelizada e mel.
Rua 24 de Outubro, 1.454, no bairro Auxiliadora

BRIZZA FORNERIA
A Brizza serve pizzas napolitanas feitas com fermento natural de massa madre e ingredientes que a gente não encontra em qualquer lugar. A Sgt. Pepperoni, por exemplo, leva creme de moranga no lugar no molho de tomate, pepperoni, muçarela, azeite de oliva e rúcula fresca por cima. Depois de pegar sua redonda, sente-se em uma das mesas para compartilhar ou fique próximo das mesinhas altas para apoio, todas na calçada.
Rua 24 de Outubro, 1.409, no bairro Auxiliadora

PARA JANTAR

FORNELLONE
Pizzas artesanais feitas no forno à lenha e servidas na pedra, filés e fondues são as principais opções gastronômicas da Fornellone, que lembra muito o estilo dos restaurantes da Serra Gaúcha, com algumas mesas na rua e luzinhas penduradas. O espaço tem vários ambientes e é dividido por tipo de refeição.
Av. Nova York, 93, no bairro Auxiliadora

WOK
O Chef Rafael Jacobi acumula memórias gastronômicas há mais de 20 anos e as coloca no menu no menu do Wok, seu mais novo projeto. o restaurante tem cara de bar: luz mais baixa, opção de mesas altas, carta de drinks caprichada e uma trilha sonora de primeira. Com foco na cozinha asiática, o menu apresenta os pratos em dois grandes blocos: “Para começar e compartilhar” e “Do fogão e da Wok”. Nós adoramos o arroz jambalaya com sobrepaleta e linguicinha defumada.
Rua Carlos Von Koseritz, 1604

TARTARE RESTAURANTE
Ideal para ir a dois, com a família, amigos ou sozinho, restaurante aquela comfort food que nunca é demais. O atendimento é cordial, e o espaço guarda um charme e um aconchego únicos, parece que você está em casa. Entre carnes bovina, suína, de frango e de peixe, recomendamos o filé à Portuguesa, servido com cebola, ovos, azeitonas pretas, pimentão vermelho e arroz.
Av. Mariland, 696, no bairro Auxiliadora

SETTE PASTABAR
É um daqueles lugares que mostram que o contemporâneo pode preservar a qualidade de receitas clássicas. Focado em massas, a casa em nada se parece com uma tradicional cantina italiana. Os ambientes são amplos e cozinha é aberta, então é possível assistir à preparação dos pratos. A amatriciana é um dos nossos favoritos: rigatoni ao molho de tomate, com pancetta da casa, pimenta calabresa e pecorino romano.
Rua Auxiliadora, 248, no bairro Auxiliadora

XAVIER COZINHA MEDITERRÂNEA
Comandado pelo chefe calatão Xavier Gamez, o sofisticado restaurante reúne pratos da culinária mediterrânea espanhola em um menu diversificado com carnes, peixes e frutos do mar. A charmosa casa tem três ambientes para diferentes ocasiões, um pátio ao ar livre, uma sala intimista com paredes de tijolos à vista e um ambiente mais descontraído e embalado pelo jazz. Adoramos a cauda de lagosta tipo exportação, grelhada e servida com moranga cabotiá no forno, amassada, e molho “Mojo Picón”.
Rua Auxiliadora, 260, no bairro Auxiliadora

OHANA POKE AND ROLL'S
Os pokes deixaram de ser modinha e já se consolidaram como uma opção leve e deliciosa, seja no almoço ou no jantar. O esquema é à lá carte: você chega, olha o cardápio e escolhe o seu preferido. Adoramos o com salmão, arroz oriental e molhinho adocicado. Sente-se em alguma das mesinhas internas ou então sente nas mesas externas, na calçada.
Av. Mariland, 965, no bairro Auxiliadora

BELLA MORANO PIZZARIA
A pizzaria é convidativa logo na entrada: a fachada em madeira e tijolos à vista criam um clima caseiro e aconchegante. Mesmo com a grande variedade de redondas, dá para escolher os ingredientes e a montar seu próprio sabor. Além das iguarias italianas com massa bem fininhas, eles servem massas, filés e calzones.
Av. Cel. Lucas Oliveira, 23, no bairro Auxiliadora

MUJU
Especializado na culinária peruana, o Muju tem decoração em tons escuros, com luzes direcionadas em cada mesa, o que dita o tom intimista dos espaços. Vá com confiança no menu degustación, que contempla três ceviches da casa. Nós amamos a combinação da opção cremosa, (salmão em cubos com molho cremoso de leite de tigre clássico e maionese de leite), thai (camarões ao leite de tigre com curry e creme de leite, manga fresca e amendoim) e mixto (polvo, anéis de lula crocantes, camarões e peixe branco em cubos, leite de tigre com ají amarillo, chifles e milho peruano).
Rua Cel. Bordini, 684, no bairro Auxiliadora

SHARIN
O Chef Alexandre Sharin criou em seu restaurante uma moderna cozinha indiana na qual faz uma releitura destas rica gastronomias. Logo na entrada, um enorme Buda dá as boas vindas e dita o clima asiático do lugar, que tem decoração e arquitetura inspiradas nesta milenar cultura do continente. Um dos destaques por lá é o chicken masala, cubos de frango com masala, coentro verde e iogurte acompanhados de arroz jasmim.
Rua Felipe Neri, 332, no bairro Auxiliadora

ROCK'S
Clássico da culinária alemã na Capital, o restaurante transpira história em suas paredes, decoradas com muitos objetos e quadros antigos. Os filés são a estrela da casa e, não importa qual você peça, são de dar água na boca: grandes e com muito recheio. O Jaeger Schnitzel (lombo suíno grelhado com molho madeira, nata e champignon, acompanhado d Späetzel) é um dos nossos pratos favoritos.
Rua Cândido Silveira, 246, no bairro Auxiliadora

CASA VECCHIA RISTORANTE
Com ambiente simples, você busca o lugar pela sua comida italiana típica e de muita qualidade.O ambiente é pequeno e simples, mas da cozinha de lá sai um dos nossos pratos favoritos da cidade, o tortéi com molho de tomate e catupiry. Preparada de forma artesanal, a massa vem bem recheada e é servida numa porção bem generosa.
Rua Auxiliadora, 176, no bairro Auxiliadora

PRINZ
Assim como o restaurante, o sanduíche aberto do Prinz é um baita clássico de Porto Alegre. O lombo, um dos ingredientes, vem molhadinho na medida certa e bem caprichado no recheio. Peça como entrada e deguste com a famosa mostarda da casa e um chope gelado do lado. A casa é simples, com muitas mesas e pouca decoração; a ideia por lá é comer e beber bem.
Avenida Dom Pedro II, 1.455, no bairro São João

Gostou? Então dá uma olhada no nosso Guia de Porto Alegre, que tem listas com lugares da cidade toda:
Guia Porto Alegre 2018 - 365 experiências para curtir