10/07/2018

8 lugares para comer pizza napolitana em São PauloSP

Bruno Favaro Barella

Não sei vocês, mas eu sou completamente apaixonado por pizza. Ainda mais se for napolitana, com a borda aerada, muito molho de tomate fresco e aquele toque de azeite de oliva.
Quer saber onde provar, saborear e voltar para repetir uma bela redonda dessas em São Paulo? Então confere a hotlist que preparamos com algumas preciosidades da capital paulista quando o assunto é pizza napolitana.
 

NAPOLI CENTRALE
Localizada no segundo piso do Mercado Municipal de Pinheiros, a Napoli conta com um clima leve, sem cerimônias. A arquitetura do local, o movimento das lojas e as mesas altas com banquetas garantem a informalidade. O Mercado também oferece mesas externas com bancos e guarda-sóis.  Nas pizzas individuais servidas com fermentação de 30 horas, a massa leve e areada é combinada com molho de tomate san marzano com sal e basílico, e sabores clássicos, como a margherita, oferecendo o perfeito equilibro entre massa, molho e cobertura.
Rua Pedro Cristi, 89, Box 83/84, no Mercado de Pinheiros
Fone:  (11) 3031-1689

ROSSOPOMODORO
Conhecida por suas unidades dentro do Eataly ao redor do mundo, a Rossopomodoro é a própria Napoli em São Paulo. Na unidade do Itaim, mesas externas muita vezes com uma Lambretta vermelha parada na porta e um contador no salão que soma as horas de fermentação da massa, fazem com que os clientes se sintam na Itália. A pizza de massa muito macia, molho de tomate san marzano e coberturas clássicas impressiona pela qualidade. A Tricolore (quattro formaggi, margherita e pesto) é uma ótima pedida, formando a bandeira da Itália em suas cores.
Rua Pedroso Alvarenga, 909, no Itaim Bibi
Fone:  (11) 3073-1544

LEGGERA PIZZA NAPOLETANA
Com ambiente simples, mas muito aconchegante, da luz baixa ao forno ao fundo. A pizzaria é sinônimo de pizza napoletana em SP, garantindo a originalidade e qualidade da pizza de Napoli, com ingredientes frescos e importados. Possui o certificado de Vera Pizza Napoletana (inclusive o sócio da casa, André Guidon, é o representante da AVPN no Brasil) e serve redondas individuais com massa fina e bordas altas e areadas com sabores bem tradicionais e outros originais da casa.
Rua Diana, 80, em Perdizes
Fone: (11) 3862-2581

O PICCO
Imagine uma casa reformada no coração de pinheiros, com balcão do bar aberto para a rua, quintal interno com luzes penduradas e paredes grafitadas e ainda espaço na “sala” para uma banda de jazz. Este é o ambiente do Picco, combinação perfeita entre pizzaria napoletana, arte e bar. A casa serve redondas de 30cm, que alimentam bem duas pessoas (os mais famintos conseguem comer uma inteira sozinhos) e também as "pinsas", que são pequenas pizzas individuais para comer com as mãos. Os sabores são bem originais, com ingredientes de altíssima qualidade. A agenda semanal oferece música ao vivo com jazz da melhor qualidade. Os drinks também merecem destaque - o London Mule é o meu favorito em São Paulo. Ótimo lugar para ir com os amigos saborear uma bela pizza napoletana com musica boa e drinks excelentes.
Rua Lisboa, 294, em pinheiros
Fone: (11) 3081-0066

FÔRNO
No segundo andar de uma casa mais antiga, o Fôrno tem paredes de tijolo aparente e decoração bem industrial com divisórias de vidro, teto de madeira aparente e iluminação mais baixa. O clima é bem descontraído e aconchegante, ideal para ir com os amigos. Nos finais de semana fica sempre cheio, por isso é bom tentar chegar cedo.  O menu é bem variado, com diversos pratos saídos do forno que vão do sanduíche de pastrami às pizzas de longa fermentação. O menu oferece poucos sabores de pizza, mas garanto que são mais que o suficiente para se deliciar e matar a vontade de comer pizza napolitana.  Os drinks também são ótimos e, se a conversa estiver boa, você nem verá o tempo passar.
Rua Cunha Horta, 70, na Consolação
Fone: (11) 2645-9499

CARLOS PIZZA
Concorrida, principalmente aos finais de semana, a Carlos possui um ambiente muito bonito, com cordões de luzes pendurados pela área externa e iluminação baixa com cadeiras confortáveis no salão interno. A pizza é fantástica, com molho feito de tomates italianos assados no forno a lenha, azeite de oliva extra virgem da melhor qualidade e sabores muito originais. As entradas também merecem destaque, como a Palermo (beringela assada, molho de tomate, azeitonas e pesto), uma das melhores que já comi. Ótimo lugar para ir a dois.
Rua Harmonia, 501, na Vila Madalena
Fone: (11) 3813-2017

SALVA PIZZA
Mesas altas, banquetas, decoração no estilo industrial com cimento queimado no coração do Itaim. Esta é a Salva Pizza. Inaugurada em 2018,  oferece pizzas individuais bem napolitanas, no tamanho ideal e muito saborosas. O preço é bem em conta o que torna a Salva uma ótima opção para quem trabalha ou mora pelo bairro.
Rua Leopoldo Couto de Magalhães Junior, 176, no Itaim Bibi
Fone: (11) 2372-5664

BRÁZ ELETTRICA
Irmã caçula da tradicional pizzaria paulistana Bráz, a Bráz Elettrica é a cara de NY com muita irreverência e identidade do ambiente aos sabores exclusivos. O forno elétrico napolitano, que assa as pizzas em 60 segundos, empresta o nome à casa.  As pizzas de longa fermentação da Elettrica são batizadas de Neo-napolitan, por conta da mistura de farinhas brasileiras e italianas. Seus sabores únicos foram criados por Anthony Falco, ex-pizzaiolo de uma das principais pizzarias do Brooklyn de Nova York, a Roberta’s. Todas as redondas combinam ingredientes locais e de alta qualidade com o estilo napolitano/nova-iorquino de Falco. Com uma pegada muito urbana, o ambiente possui colagens nas paredes, brincadeiras com ícones relacionados a pizza e grafites.
Rua dos Pinheiros, 220, em Pinheiros /  Alameda Campinas, 1289, no Jardins​ / Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618, em Higienópolis
Fone: (11) 3061-5132        

SP Bruno Favaro Barella