16/06/2015

Academia da Gula: um pedacinho de Portugal na Vila MarianaSP

Juliana Destro

O que eu mais gosto em São Paulo é quando conheço um lugar fora do circuito óbvio de badalação. A cidade é enorme, e nada mais justo do que ocupar todos os espaços possíveis com opções legais para comer. O Academia da Gula é um desses lugares. Apesar do nome, trata-se de um restaurante português numa região bem residencial da Vila Mariana. Dona Rosa é o nome da imigrante portuguesa responsável pelo cardápio cheio que delícias do lugar. Ela está sempre por ali atendendo os clientes.
O lugar é pequeno, mas confortável e bem arejado. E num dia mais agradável dá para sentar nas mesas que estão na calçada (ah, São Paulo e as mesas na calçada!). A decoração toda é uma lembrança de que Dona Rosa tem o coração dividido entre Portugal e Brasil, uma ode e uma homenagem aos dois países.
No cardápio, vinhos portugueses e de outras nacionalidades, sucos e cerveja. Já que estávamos em nove pessoas, pudemos provar vários itens. Os pratos são bem servidos, sendo que alguns dão para até quatro pessoas. Tudo depende da sua fome. Começamos com uma linguiça calabresa na cachaça, acompanhada de pão e vinagrete.
Depois, uma porção de bolinho de bacalhau para introduzir o grande protagonista do dia.
Eu não consigo ir a um restaurante português na primeira vez e não pedir bacalhau. Me parece um sacrilégio. Por isso, pedimos o Bacalhau à Dona Olinda e o Bacalhau às Natas.
O primeiro vem em postas, é frito ao molho de cebola ao vinho e acompanha batatas fritas à portuguesa. O segundo é bacalhau em lascas, com molho de natas e cebola. Os dois acompanham arroz branco. Fica difícil escolher o melhor, mas a mesa preferiu o bacalhau à Dona Olinda e mandou vir mais um!
Então chegou minha hora preferida: a sobremesa. Doces portugueses são uma delícia, então pedimos vários. Recentemente a Dona Rosa acrescentou aletria ao cardápio. O prato é uma sobremesa tradicional feita com macarrão, ovos e canela. O motivo da novidade é simples: esse foi um dos pratos que ela preparou ao lado de Rodrigo Hilbert no programa “Tempero de Família”, do canal GNT. No primeiro momento pode soar estranho macarrão doce, mas é uma delícia.
Provamos também Leite Crema, uma espécie de creme brulee português.
Agora, a descoberta dos deuses foi o toucinho do céu. É um quindim, mas no lugar de coco vai amêndoas. Que ideia mais genial! Sem dúvida foi o meu preferido.
Quero voltar para provar a punheta, uma espécie de escondidinho de bacalhau que é especialidade da casa. Fica para a próxima!
Foram nove pessoas, muita cerveja, comida e cafezinho para arrematar. No fim, a conta deu R$ 90 reais para cada. É o lugar ideal para ir com a família ou em várias pessoas. 

 

Academia da Gula
Rua: Caravelas, 374 (esquina com a rua Joinville) - Vila Mariana
São Paulo/SP
Fone: (11) 5572-2571
Aceita cartões Visa e Mastercard

 

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Juliana Destro