06/11/2012

Almoçando na tradicional Cantina do LucasMG

Jaqueline Vale

Existem certas coisas na vida que simplesmente me encantam, como acontece com tudo aquilo que é tradicional. Pode ser um objeto, uma comida, uma bebida, uma música, uma cultura, ou seja, tudo que tem uma história por trás me interessa. É o caso da famosa e Patrimônio Cultural de Belo Horizonte Cantina do Lucas.

Localizado no Edifício Maletta, um dos prédios mais tradicionais de Belo Horizonte, a Cantina do Lucas é um desses lugares que quase se pode sentir o cheiro da história, se é que vocês me entendem.

Um prédio inaugurado em 1961 possui dois níveis de galeria onde se encontra um pouco de tudo, desde sebos a botecos. Uma coisa que me atrai muito nesses lugares tradicionais e de preferência sejam no centro das cidades, é a sua democratização. Lá pode ir qualquer pessoa, independente de qualquer coisa e essa mistura eu acho incrível.

A decoração e até a roupa dos garçons te faz sentir um pouco fora de época. 

Garrafas de vinhos dependuradas no teto e nas paredes, ladrilhos portugueses, toalhas xadrez e vários quadros de premiações nas paredes realmente te faz sentir em um lugar especial. 

O cardápio é bem extenso e tem de tudo um pouco. Massas, carnes vermelhas, peixes e pratos da cozinha mineira, ou seja, tem para todo gosto. Até o guardanapo é personalizado. 

De entrada pedimos um carpaccio, que no calor que estava fazendo e para acompanhar uma cervejinha gelada que pedimos, não encontramos opção melhor. 

Um dos pratos mais tradicionais da Cantina é o famoso filé à parmegiana - e foi esse mesmo que pedimos. Na verdade, acho que sempre que vou peço esse, da próxima prometo tentar variar (mas não garanto). Difícil comer outra coisa quando você experimenta esse filé macio, empanado, coberto com esse molho de tomate caseiro, queijo derretido e um pedacinho de palmito de mimo. É simplesmente irresistível!

De sobremesa comemos esse delicioso tiramissu, cremoso, docinho e com um gostinho de café. Assim já matamos dois coelhos com uma cajadada só.

A Cantina do Lucas é um lugar essencial para se conhecer não só a gastronomia, mas a história de Belo Horizonte. O almoço ficou em torno 35 reais por pessoa.

Cantina do Lucas
Av. Augusto de Lima, 233, loja 18 – Centro
Belo Horizonte/ MG
Fone: (31) 3226-7153
Aceita todos os cartões
www.cantinadolucas.com.br

 

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Jaqueline Vale