20/08/2019

Armazém Wazlawick: gastronomia e cultura | Nova PetrópolisRS

Isadora Andrade

O QUE É: um espaço gastronômico em uma construção de 1911, em Nova Petrópolis
IDEAL PARA: almoços em família ou jantar a dois
PROVAMOS E RECOMENDAMOS: o rodízio à inglesa do almoço (R$ 68 por pessoa)

Quem costuma ir para a Região das Hortênsias pela bonita Rota Romântica, certamente já foi impactado por uma antiga construção às margens da RS-235, na altura da localidade da Linha Brasil, em Nova Petrópolis.

Leia também
Casa Cardozo: jantares secretos e exclusivos | Caxias do Sul
Osteria Della Colombina: comida com afeto e história | Garibaldi

O prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico do município, é datado de 1911 e hoje está sob cuidados da sexta geração da família Wazlawick no Sul do Brasil. Durante os últimos cinco anos, o casarão passou por restauração e, ao final de 2018, reabriu as portas ao público com o nome de Armazém Wazlawick, em alusão ao comércio que por muitas décadas funcionou ali.

Após a revitalização do prédio, o local passou a oferecer um mix de restaurante e cafeteria, fazendo um elo de ligação entre a atualidade e a longa e bela história da família de imigrantes tchecos que chegaram ao Brasil nos idos anos de 1873 e, três décadas depois, edificaram o histórico Armazém Wazlawick.

Por dentro, a casa que além de armazém já serviu como salão de baile, igreja e também hospital da comunidade, é um charme só. A decoração dá espaço para móveis, objetos e fotos antigas que retratam a tradição do local e a história das pessoas que passaram por ali ao longo das décadas.

Aos sábados e domingos ao meio-dia, é oferecido um almoço no sistema à inglesa, com garçons passando pelas mesas servindo os pratos. O valor é R$ 68 por pessoa e conta com livre repetição de todas as receitas assinadas por Rafael Benetti Wazlawick. O rodízio inicia com deliciosos bolinhos fritos de batata, sopa de capeletti e salada com molho de iogurte e hortelã.

Leia também
Casa Cardozo: jantares secretos e exclusivos | Caxias do Sul
Osteria Della Colombina: comida com afeto e história | Garibaldi

Fazem parte do cardápio alguns sabores de risoto, como de alho-poró, manga, copa com queijo colonial e caprese.

O rodízio também oferece massas caseiras com molhos variados, além de um nhoque de batata-doce supergostoso.

Outra delícia servida é o purê de moranga com bacon. Para mim, foi um dos melhores pratos.

Entre as carnes que fazem parte do rodízio, destaque para o frango com toque de laranja, o filé mignon para lá de macio e filézinho de porco acompanhado de cebola caramelizada.

Os almoços de final de semana ainda incluem uma mesa com sobremesas caseiras variadas, como pavê, mousse, salada de frutas e sagu, além de diversos tipos de tortas feitas lá mesmo.

Leia também
Casa Cardozo: jantares secretos e exclusivos | Caxias do Sul
Osteria Della Colombina: comida com afeto e história | Garibaldi

O menu de delícias do Armazém Wazlawick também traz possibilidades para chás da tarde, com variedades de bolos, tortas, pães e cucas assadas em forno a lenha. Nas noites de sexta e sábado, também há opção de sequência de fondue. Gostei tanto do ambiente e do almoço que vou querer voltar para experimentar outros sabores da casa.

ARMAZÉM WAZLAWICK
Endereço:
RS-235, km 14,2, na Linha Brasil, em Nova Petrópolis
Telefone: (54) 3298-8045 e (54) 98104-3912
Horário de funcionamento: nas sextas, das 19h às 23h; aos sábados, das 11h às 23h e aos domingos, das 11h às 15h

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Isadora Andrade