24/03/2014

As iguarias do Terra PapagalliSP

Claudia Maximino

Um dos meus restaurantes preferidos em Ubatuba é o Terra Papagalli. Fazia tempo que não ia lá e aproveitei uma visita à cidade para relembrar por que eu gosto tanto do lugar.

O restaurante é um sucesso há 20 anos na praia do Itaguá, na cidade, bem de frente para o mar, o que faz com que a experiência fique ainda mais gostosa. Afinal, comer com essa vista é sensacional.

Lá dentro do salão principal também tem um monte de mimos, que deixam o lugar bem bacana. Como esses sapinhos músicos...

Também há velas extraderretidas que ficam em cima do bar...

E esse peixão que enfeita a parede.

O salão principal é muito simples, o que combina com um restaurante na beira da praia, com cadeiras de plástico e tal, mas bem confortável e arejado.

Para o almoço, escolhemos a varanda de frente para o jardim e o mar, claro. Antes de sentar, ainda demos uma olhada nas iguarias do dia, que ficam expostas na porta do restaurante.

O cardápio do Papagalli é bem enxuto. A dona, Vanice Rahal, escolheu colocar no cardápio fixo apenas algumas entradas, pratos e saladas, e preparar, a cada dia, duas receitas diferentes, com os ingredientes mais frescos que eles encontram no mercado. Lá também são preparados pratos que não estão no cardápio. Então, vale perguntar e pedir sugestões. Vanice está sempre por ali para ajudar. Para começar, uma deliciosa babaganoush, cortesia da casa.

E uma caipirinha tradicional de pinga, maravilhosa, porque estava um calorão e a gente merece. 

Uma entrada bem gostosa pra quem quer fugir um pouco das opções do mar é a berinjela grelhada com azeite, alho, mel e limão. Temperada à perfeição. É tão saborosa que só provando pra ter uma noção.

Pedimos também as torradas napolitanas: pão, queijo e tomate. Muito boas e ainda combinaram bem com as berinjelas. Mas se você quiser escolher uma entrada só, fique com as berinjelas.

Depois de toda essa comilança, vamos ao principal! Naquele dia os pratos eram lulas luminosas, salteadas em molho de azeite, alho, pimentas e laranjas com arroz de castanha do pará ou cará-açu em três cores, filés do peixe grelhados e acompanhados de corações de palmito pupunha e arroz de azeitonas pretas chilenas Azapa. Fiquei com água na boca pela lula, mas no final escolhemos o peixe porque nunca tínhamos provado cará-açu. Não rolou nenhum arrependimento. Estava uma delícia e serviu bem as quatro pessoas da mesa.

Depois desse almoço maravilhoso, que custou só 60 reais por pessoa com as bebidas, a única coisa que nos sobrou foi dar uma voltinha nessa praia linda. 

Nada mal para um sábado de sol... 

Terra Papagalli
Rua Xavantes, 537B - Praia do Itaguá
Ubatuba/SP
Fone: (12) 3832-1488
Aceita todos os cartões

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

Claudia Maximino