24/10/2019

Bacio di Latte: novidades no Baixo Barra Gastronomia | Porto AlegreRS

Bárbara Zarpelon

O QUE É: sorveteria italiana no novo Baixo Barra Gastronomia
IDEAL PARA: tomar bons sorvetes com a família ou amigos
PROVAMOS E RECOMENDAMOS: gelato puro de leite e um café expresso (R$ 20)

A primeira vez que fui à Itália, uma das minhas maiores curiosidades gastronômicas era o tal sorvete italiano. Oferecidos em cada esquina de Roma, era difícil saber qual escolher para provar. Para não fazer feio, antes mesmo da viagem, resolvi estudar um pouco sobre a iguaria.

Leia também
Grand Cru e UM Bar & Cozinha: novidades no Baixo Barra Gastronomia | Porto Alegre
O novo Baixo Barra Gastronomia traz inovação ao cardápio dos gaúchos

O primeiro grande aprendizado: gelato não é sorvete. Diferentemente da versão brasileira, a receita italiana não utiliza corantes, conservantes ou aromatizantes. Os gelatos são sempre feitos com frutas da estação e ingredientes frescos, além de contar com cerca de 50% a menos de gordura. O armazenamento é feito em temperaturas elevadas, fazendo com que não congelem.

Sabe aqueles floquinhos de gelo que o sorvete cria? Aqueles que quando colocamos na boca chega a anestesiar de tão frio? Pois é, isso não ocorre com o gelato. A textura é mais cremosa, e a sensação é confortavelmente refrescante. Como boa turista que sou, um dos primeiros passeios que fiz na capital italiana foi no Eataly. E foi lá que provei meu primeiro gelato, o mais simples possível, feito exclusivamente de leite. Aquele sabor que faz feliz, mas acaba criando um problema: quando vou poder apreciar algo parecido novamente?

Tempos depois, em uma das idas a São Paulo, deparei com uma casa linda, da Bacio di Latte. Aqueles lugares que só de
passar pela frente dá vontade de entrar. Ainda mais com a chamada tentadora: “gelato puro”. Não tive dúvida, fui conferir. A loja tem cara de casa mesmo, bonita e aconchegante, cheia de detalhes.

Essa atmosfera me lembrou aquele maravilhoso gelato italiano que eu havia conhecido em Roma, anos antes. Entrei na fila para fazer meu pedido, eram muitas tentações. Difícil manter o foco, e mais difícil ainda escolher um sabor entre
tantos lindos.
Do mesmo jeito que nas gelaterias italianas, lá dá para pedir uma provinha dos sabores para auxiliar na decisão. Mantive o foco e resolvi provar aquele mesmo de anos antes: o puro gelato de leite. Não deu tempo de fazer uma foto antes de provar, desculpa gente!

Rolou um déjà vu, aquela sensação de se estar vivendo novamente um momento feliz. Para fazer a experiência durar um pouquinho mais, ainda pedi um café. E olha o que veio como acompanhamento: uma singela bolinha do gelato de doce de leite. Entre café e sorvete, a conta fechou em não mais do que R$ 20. Um carinho na memória que certamente repetirei.

Que bom que o Bacio di Latte agora está em Porto Alegre, no BarraShoppingSul!

BACIO DI LATTE
Endereço:
 BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300, no bairro Cristal, Porto Alegre)
Telefone: (51) 3093-2176
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingo das 11h às 21h 
Instagram: @baciodilatte
Site: baciodilatte.com.br/

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Bárbara Zarpelon