06/02/2020

Bodega Andeluna: um almoço pitoresco de frente para os Andes | MendozaAR

Antonella Nery

O QUE É: restaurante rústico de culinária andina da Bodega Andeluna
IDEAL PARA: almoço especial com os amigos e família
PROVAMOS E RECOMENDAMOS: menu de seis passos harmonizado com vinho (R$ 210)

Era o segundo dia da nossa incrível programação de visitas a vinícolas (ou bodegas, como chamam nossos hermanos) em Mendoza. E o melhor de tudo é que era o dia das vinícolas situadas no Valle do Uco. Se trata da região mais distante do centro da cidade e próximas às Cordilheiras do Andes. Ou seja, o tempo a mais de viagem é completamente compensado pelo cenário de tirar o fôlego dos parreirais emoldurados pelas montanhas. Esse era exatamente o visual logo na chegada da Bodega Andeluna.

Leia também
Vinícolas inesquecíveis para visitar em Mendoza | Argentina
1884 Restaurante: sabores do renomado chef Francis Mallmann | Mendoza


Só a fachada do restaurante da Andeluna já te convida a entrar. Com seus ares rústicos e charmosos de madeira e tijolinhas à vista.

A lateral externa é literalmente ao lado das plantações de uva, com mesinhas e bancos para desfrutar um pouco do visual e dos aromas. 


Logo na entrada do lugar tem uma área de venda dos vinhos Andeluna e de alguns souvenirs (o chapéu é lindíssimo).

No interior do restaurante, o estilo rústico permanece, mas os traços clássicos também ganham destaque. Deu para se sentir em um casarão de família da antiguidade. Grande presença da madeira, mesclando entre o marrom e o preto, paredes com pinturas velhas, estampas diversas nos tecidos das poltronas e cadeiras, cortinas com tecidos brancos e vermelhos cobrindo as grandes janelas ovais, e por aí vai.

No segundo espaço interno do restaurante ainda dá para ver a cozinha funcionando a todo vapor, o que dá a sensação de realmente fazer parte do preparo do almoço. 


Ainda seguindo a linha de fazer o cliente se sentir em casa, ao lado da cozinha tem uma área cheia de cestinhas com os produtos recém colhidos, que estarão em breve nos nossos pratos, já que a maioria dos ingredientes usados no restaurante são orgânicos e colhidos da horta localizada a 5km da vinícola. Inclusive, é por isso que o menu muda de acordo com a estação.


Feito o pequeno tour pelos cenários pitorescos do restaurante, era hora de dar início ao que mais interessava. A mesa estava bem preparada para os passos que estavam por vir, junto com uma delicada carta de menu.


A largada não podia ter sido melhor. Os pães tinham aquele gosto de recém saídos do forno: extremamente cheirosos, fofinhos e quentinhos. Além de virem em graciosas cestinhas de pano que davam a cara de "almoço no campo".


Quem não é bobo molha bem o pãozinho no azeite de oliva, né. E ainda era o azeite deles, uma delícia.


Ah, e para abrir os trabalhos alcoólicos foi servido o Andeluna 1300 Sauvignon Blanc, bem fresco e frutado. Os vinhos que levam o número "1300" no nome se referem aos metros de altitude da bodega.


Que combinou perfeitamente com a primeira entrada, que era uma espécie de ceviche de avocado com cebolas e salsinha, bem refrescante. Por cima, um "chincharrón vegetal". Chicharrón é um prato muito consumido em países da América Latina, feito com a gordura da carne de porco frita, parecido com o nosso torresmo. A diferença é que esse era feito a partir de vegetais. Deu uma crocância super interessante ao resto do prato, que era mais cremoso.


A segunda entrada era uma saladinha de queijo de cabra, amêndoas ativadas, espinafre e agrião. Ativar frutos secos ou oleoginosas significa tirar o maior proveito da riqueza nutricional delas, reduzindo seu ácido fítico, que impede a absorção de nutrientes pelo organismo. Essa entrada era super leve e de sabor suave. Foi harmonizado com o Andeluna 1300 Chardonnay, que traz notas de bananas e abacaxi, mesclados a flores brancas.  


De principal, um suculento cordeiro. Os acompanhamentos à carne vinham em forma de pingos cremosos pelo prato: erva-doce, beterrabas, ervilhas e menta. Foi harmonizado com o Andeluna Altitud Malbec, vinho complexo, que apresenta uma cor vermelha rubi. Seus aromas tem notas de frutas vermelhas, chocolate, tabaco e especiarias. 


O segundo principal (e nosso favorito) foi um macio filet mignon, acompanhado de erva-doce, pimentão e cenoura. O vinho, Pasionado Cuatro Cepas, um dos grandes tintos elaborados pela vinícola. De grande complexidade, é composto das uvas Malbec, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot. Tem aromas de frutas vermelhas e toques de chocolate, indo muitíssimo bem com carnes vermelhas grelhadas.


O ponto dele extremamente "jugoso", incrivelmente saboroso.


O momento de adocicar um pouco a vida tinha chegado e a primeira celebridade era uma compotinha de maçã verde e merengue. Harmonizado com o Andeluna Malbec Rosé, que é fresco e equilibrado.


Por fim, um doce um poquinho mais tradicional: uma tortinha de doce de leite e chocolate. Mas não tão tradicional assim: com toques de quinoa e laranja. Uma delícia de combinação de sabores. E o vinho foi o Andeluna Altitud Ensamble Otoñal, vinho de colheita tardia, elaborado à base de Malbec, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.

A Andeluna foi criada em 2003 pelo americano Ward Lay, que era um apaixonado pela Argentina, e hoje está presente em mais de 30 países. Além dos vinhos e da cozinha ser de altíssima qualidade, só o passeio no lugar já valeria a pena. Os pratos do menu de são relativamente pequenos, mas numa proporção correta para satisfazer sem ser exagero os seis passos. A tranquilidade de estar rodeado de natureza e de ar puro e com a imagem das videiras com os Andes é impagável. 

BODEGA ANDELUNA
Endereço:
 
RP89 Km 11, M5561 Tupungato, Mendoza, na Argentina
Fone: +54 9 261 508-9525
Site: http://www.andeluna.com.ar/
E-mail: visitas@andeluna.com.ar
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 16h

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Antonella Nery