05/09/2018

Caminhos do Vinho Brasileiro - Episódio Seis: Vale dos VinhedosRS

Destemperados

O Vale dos Vinhedos, os vinhos, espumantes e o legado maravilhoso da imigração italiana na Serra são os destinos do sexto episódio da série Caminhos do Vinho Brasileiro. É na primeira rota de eno-turismo do Brasil que se concentra o maior número de vinícolas, hotéis e pousadas.

A expressividade da cultura do vinho, trazida junto com a imigração italiana para a região, se mostra também nas grandes vinícolas que começaram em pequenos porões de produção familiar. O vale ainda possui a primeira certificação de Denominação de Origem de vinhos do Brasil, vinculada às variedades Merlot e Chardonnay.

O vídeo abaixo mostra bem a beleza da região. E para você curtir ainda mais esse passeio, também fizemos uma lista com detalhes de cada um dos lugares que nós visitamos.

CAMINHOS DO VINHO BRASILEIRO: VEJA AQUI O EPISÓDIO CINCO


BISCOTTERIA ITALLINI

A casinha de 1965 fica no coração do Vale dos Vinhedos. O projeto pequeno, de 4 sabores, ganhou o gosto do público e foi aprimorado com o desenvolvimento da linha de produtos, das técnicas de produção e das embalagens. 
O lugar foi reformado para receber a fábrica de biscoitos que fica no andar de baixo da casa, de onde saem os biscoitos de capuccino, chocolate com gotas, baunilha, e também alguns sazonais, como amêndoas, nozes e frutas - mas o que recebe uma gotinha de goiabada continua sendo imbatível. Mesmo com o investimento em fornos e maquinários, algumas técnicas continuam sendo feitas à mão e com o cabo de uma colherinha de café. A demanda por biscoitos salgados trouxe a ideia dos sabores de queijo, gergelim e manjericão. A visita com crianças pode ser agendada para que os pequenos participem da produção. Os picolés da marca Fruchteis são uma exclusividade de lá, com sabores como Pudim de Leite, Cuca de Banana, Sagu com Creme e outras sobremesas típicas da serra.


MAISON FORESTIER

A vinícola tradicional do Vale dos Vinhedos teve sua operação iniciada em 1783. A marca contribuiu para a efervescência da indústria de vinhos finos nacionais e fez sucesso nas décadas de 80 e 90 oferecendo produtos de qualidade a valores acessíveis. De lá pra cá, a Gran Legado seguiu produzindo vinhos e espumantes de qualidade, investimento em maquinário e produção. Recentemente a família voltou às origens e retomou a marca Forestier. O ano de 2016 marcou o retorno da Maison Forestier ao mercado com um espumante intenso e cheio de personalidade - o Forestier Nature Champenoise. A produção é toda feita no Vale dos Vinhedos, onde fica também a loja para varejo. Por lá, a degustação teve como destaques o Chardonnay Forestier e os espumantes produzidos a partir de método tradicional Forestier Nature e Forestier Blanc de Blanc.


CASA VALDUGA

Os vinhos e espumantes são motivos de sobra para conhecer a vinícola, mas as atrações não são só essas. O lugar tem pousada, restaurante, vinhedos e dá para passar o dia por lá. Fora os vinhos, a Valduga ainda produz as cervejas da marca Leopoldina, as geleias, sucos molhos de pimenta e de balsâmico da Casa Madeira e os cosméticos com base de vinho da marca Vinotage. O Wine Tour, a visita guiada pelos vinhedos e pela produção da vinícola, deve ser agendado com antecedência, mas os passeios tradicionais acontecem de uma em uma hora e não precisam de agendamento prévio. O passeio tradicional inclui a degustação de 5 rótulos: 2 espumantes, 1 vinho branco e 2 vinhos tintos.


OSTERIA DEL VALLE

Uma sequência de pratos sensacionais para o almoço e um atendimento de primeira fazem a experiência ser inesquecível por lá. O chef Álvaro Silva é o responsável pela focaccia de farinha de semente de uva e gordura de porco, a sopa de capeletti de pato, o espaguete com molho de codorna e a carne de porco confitada são absolutamente imperdíveis. E o melhor de tudo? Quem conseguir, pode repetir os pratos que mais agradaram ao longo da refeição. Os pratos são harmonizados com os vinhos da Vinícola Peculiare que fica junto à casa onde funciona o restaurante, sob comando do sommelier Adriano da Silva.


LA FERMATA BISTRÔ

O bistrô e espaço para eventos da Vinícola Courmayer. Por lá, as opções para petiscar curtindo drinks com espumante não são poucas: a tábua de frios Charmat traz o melhor da região com pão de vinho, copa, caponata, azeitonas, uva, figos e um queijo camembert que vem derretendo para a mesa. O Frosé é o drink mais bonito, um frozen que combina os vinhos Lorena, Merlot e uma dose de Aperol, servido congelado, perfeito para os dias quentes. O cardápio ainda conta com escondidinho de ragu de costela, sanduíche pulled pork servido com raclete de queijo gruyère e a pizza de batata fatiada com bacon e alecrim. Para quem não dispensa a sobremesa, o sorvete de moscatel é servido numa cesta de de waffle crocante e calda de vinho tinto. Ao escolher os vinhos, a equipe sugere os pratos que melhor vão com as escolhas.


OTTO E MEZZO PIZZA VERACE

A pizzaria napolitana mais descontraída de Bento Gonçalves. Sem louças e talheres, sem regras chatas e sem preocupação, o esquema por lá é escolher e pegar as bebidas por conta própria. O lugar parece uma mistura de armazém de secos e molhados com porão de antiguidades, as mesas são altas e uma grande compartilhada. Para não faltar nada, uma pilha de DVDs com clássicos do cinema italiano e uma TV ligada prestando homenagens a Federico Fellini e outros mestres. Do cardápio, aproveite todas, mas tenha cuidado com a Piper - é preciso estar destemido para pedir uma cobertura de salames em uma milanesa de pimenta malagueta.


POUSADA BORGHETTO SANTANNA

Uma casa de final de semana que se transformou em pousada. O clima é de vila italiana, com casas separadas e clima tranquilo. A vista é um ponto altíssimo do lugar, de frente para o Vale dos Vinhedos em um ponto mais alto. Com apenas 7 acomodações espaçosas e confortáveis, o lugar possui um loft horizontal para quem quer se instalar por mais tempo, com cozinha e acomodações de casa. O café da manhã com vista para o vale é lindo.

***
Com a parceria do projeto Vinhos do Brasil, do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), estamos mostrando destinos que estão despertando a atenção de quem é fã de vinhos e espumantes. Na série Caminhos do Vinho Brasileiro, vamos te mostrar algumas rotas enogastronômicas pelo Rio Grande do Sul.

*Produzido pelo Destemperados para Vinhos do Brasil.