22/09/2018

Caminhos do Vinho Brasileiro - Episódio Sete: Caminhos da PonteRS

Destemperados

A série Caminhos do Vinho Brasileiro,  é uma expedição enoturística por destinos certeiros para os amantes do vinho. No sétimo episódio os destinos são os Caminhos da Ponte, a região entre Bento Gonçalves e Vila Flores.

Assista ao vídeo abaixo e depois leia mais detalhes sobre cada um dos lugares por onde passamos com a Vinhos do Brasil.


VINÍCOLA AURORA

Produzindo vinho há mais de 80 anos, a vinícola fica no centro de Bento. A visitação é aberta ao público e o passeio passa pelas barricas de armazenamento dos vinhos tranquilos como Marcus James e Aurora Reserva e os espumantes Conde de Foucauld. O tour pela vinícola e a degustação na cave não tem custo, e a nossa incluiu os vinhos Aurora Merlot Rosé, Aurora Reserva Merlot 2017, Pequenas Partilhas Cabernet Franc, Aurora Moscatel e a tão querida Aurora Pinto Bandeira.
Sobre a linha Pequenas Partilhas - Notáveis da América: uvas tradicionais dos terroirs da América do Sul e vinhos criados em parcerias com cooperativas de vinhedos de Malbec na Argentina, Carmenère no Chile, Tannat no Uruguai e, do Brasil, eles mantiveram um pequeno lote Cabernet Franc da própria vinícola.
Vale entrar em contato com eles para saber mais sobre os minicursos que acontecem por lá de tempos em tempos, alguns combinando queijos e vinhos e também degustações com chocolate. Um fato legal: as quantro unidades da vinícola são interligadas por dutos de vinho que passam por baixo de Bento Gonçalves.

CASA POSTAL - VINÍCOLA E BISTRÔ
A família já produzia uvas para vinícolas da cidade de Bento e decidiu passar a vinificar parte de sua produção. Ficam num vilarejo perto de Bento e trazem suas uvas dos vinhedos de Caçapava para vinificar aqui na Serra Gaúcha. 
Degustamos e gostamos: o Casa Postal Sauvignon Blanc, Merlot, e o Cabernet Sauvignon, e levamos para acompanhar a o almoço no bistrô o espumante Brut e os tintos Ancelotta e Rosa Vento.
-SOBRE O BISTRÔ: ótima pedida para o almoço, que acontece sob agendamento da visita, e quem dá as boas vindas são as colombinas, o pãozinho em formato de pombinha. Provamos o risoto de funghi e as massas à bolonhesa e ao pesto, acompanhadas do entrecot grelhado.

POUSADA DOS CAPUCHINHOS
Com um complexo de lazer incrível, a pousada tem 69 quartos. A experiência toda é legal, o contato com os freis e com a natureza com o conforto das instalações da pousada. Os freis capuchinhos sempre foram referência junto aos vinhedos, entregando grande parte da sua produção para a vinícola Salton. Dos mesmo vinhedos vêm as uvas que viram o Vino Santo das celebrações católicas e também os vinhos finos Frei Fabiano Moscato, Chardonnay, Cabernet Franc, Merlot e os espumantes brut e moscatel.
Piscinas interna e externa, estacionamento, sala de jogos e uma cozinha à altura de tudo isso: a sopa de capelleti, as massas com copa e molho de queijo com nozes e o sorvete com calda de vinho.

L'ARTE CECCATO
A família Ceccato conta a história dos primeiros imigrantes de Villa Flores porque sabe bem como foi: junto com os vizinhos de frente, foram as duas primeiras casas construídas por lá. As construções foram feitas com tijolos de barro e, ainda em contato com argila e barro, a família tem um atelier de cerâmicas. Muito amor e carinho pela visita à mandala com o relógio da saúde, as ervas medicinais, o momento de contato com a paz interior e o abraço coletivo que fazem parte da visitação. 

MASCARON
Aos domingos, a mesinha com copa, salame, queijos e bolinho de pão (doce e salgado) é irresistível. Itens típicos da comida dos imigrantes, como o pien, e também opções conhecidas como filezinho com bacon e outras carnes sobre a chapa. Para acompanhar o almoço - com duas vastas mesas de entrada e sopa antes das saladas e pratos quentes - o Trebbiano e o Teroldego que levam o nome da casa são boas pedidas. A família também é responsável pelo restaurante giratório de Veranópolis.

***
Na websérie Caminhos do Vinho Brasileiro, vamos te mostrar algumas rotas enogastronômicas pelo interior do RS, visitamos destinos que estão despertando a atenção de quem é fã de vinhos e espumantes.

*Produzido por Destemperados para Vinhos do Brasil.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro: