13/08/2019

Casa Cardozo: jantares secretos e exclusivos | Caxias do SulRS

Isadora Andrade

O QUE É: o "menor restaurante da cidade" para somente duas pessoas por noite
IDEAL PARA: jantares reservados e intimistas
PROVAMOS E RECOMENDAMOS: o menu completo com boas-vindas, entrada, primeiro e segundo prato, sobremesa e café (R$ 250 para duas pessoas)

Já pensou jantar na casa de uma pessoa que você não conhece? Na Casa Cardozo é isso que rola. O chef Marcos Cardozo abre as portas da própria residência para receber convidados e oferecer uma experiência gastronômica única, na sala do apartamento em que vive. Os “jantares secretos” da Casa Cardozo aconteceram por muitos anos em Porto Alegre e recentemente o formato chegou à Caxias do Sul, onde Marcos e a esposa Luciana vieram morar.

Leia também
Osteria Della Colombina: comida com afeto e história | Garibaldi
Hotel Wood: um café da manhã sem defeitos | Gramado

Na última semana, fui conhecer a nova casa e provar o menu de clássicos do chef, que cozinha para apenas duas pessoas por noite e somente mediante reserva. O clima, por lá, é reservado e intimista e, apesar de inusitada, é uma experiência extremamente agradável; o Marcos preocupa-se em deixar os convidados completamente à vontade enquanto prepara o jantar.

O menu do jantar pode ser surpresa – você apenas informa se tem alguma restrição alimentar e deixa o chef surpreender – ou escolhe o cardápio que quer provar, conforme as opções previamente sugeridas. As refeições são bem completas, com direito a boas-vindas, entrada, primeiro e segundo prato, sobremesa e café para finalizar. As receitas elaboradas pelo Marcos Cardozo são baseadas, essencialmente, na cozinha italiana de raiz. São preparações clássicas que recebem o toque pessoal do chef. Para ir entrando no clima da noite, a recepção foi feita com bolinhos de arroz assados.

Nossa visita à Casa Cardozo foi em uma noite bastante fria em Caxias – lá fora os termômetros estavam beirando o negativo, mas o ambiente e as bochechas se mantiveram aquecidas graças ao vinho e ao creme de moranga servido como entrada. Feito com leite de coco, gengibre, páprica, pesto de salsa e limão, a sopa tinha uma textura aveludada e um sabor envolvente.

Como primeiro prato, provamos o risoto de erva-doce, pera, vinho branco e toda a cremosidade da manteiga e do queijo parmesão. Tão bom quanto aromático.

Em seguida, foi a vez da saborosa polpetta nel caffèalmôndegas com molho de tomate e um surpreendente toque de café. A receita italiana dividiu espaço no prato com o purê de batatas e farofa de mandioca com dendê e coco ralado.

Para finalizar, o chef preparou uma sobremesa bem leve: crumble feito com maçãs assadas, uva passa, açúcar mascavo, castanhas e canela.

Um pretinho feito em cafeteira italiana fecha a experiência, que é rica em sabores, detalhes e bem-servir.

Os jantares na Casa Cardozo têm o valor fechado de R$ 250 por casal. A água filtrada é cortesia da casa e é possível levar seu próprio vinho sem a cobrança de taxas. O endereço do prédio só é informado ao fazer a reserva, mas para você se sentir seguro e localizado, adianto que fica em uma avenida bastante conhecida no bairro São Pelegrino. 

CASA CARDOZO
Endereço: Bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul
Telefone: (54) 99936-4572 
Somente com reservas

***
Se você gosta de comer e beber bem, e de falar sobre isso, vai gostar também do nosso podcast. O Foodcast é um papo descontraído da equipe de Destemperados sobre gastronomia, dá o play aí!

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Isadora Andrade