26/03/2020

Caxias em Casa: restaurantes se unem com ações contra a Covid-19 RS

Patricia Binz

Foto: Rodrigo OnziEm um momento de preocupação com a saúde e a economia, um grupo de bares e restaurantes da cidade de Caxias do Sul se uniu por um bem comum e lançou o projeto Caxias em Casa. O objetivo principal dos mais de 60 estabelecimentos é o de conscientizar, atuando na prevenção da Covid-19 por meio das redes sociais e, também, auxiliando quem está na linha de frente ao combate da pandemia, oferecendo descontos e doações. O Instagram (@apoiecaxiasemcasa) foi o meio de comunicação escolhido da ação, que ainda está em sua fase inicial e tem muitos planos para que seja um sucesso.

A maior parte dos restaurantes está com o trabalho ativo e buscando inovações para passar por essa fase, proporcionando conforto e prazer aos caxienses através das suas delícias entregues em casa. Além das ações virtuais e de um planejamento para a realização das doações, nota-se uma crescente adaptação desses estabelecimentos em relação aos cuidados com a higiene e a prevenção da contaminação, assim como da oferta de delivery.

O Boaz é um restaurante de comida local com pegada contemporânea que já se adaptou a esse modelo de entrega. Segundo o chef e proprietário, William Williges, essa ideia sempre existiu, mas preferia manter a experiência completa no restaurante, para que fosse mais do que somente uma refeição. A preocupação com os funcionários levou ele a optar por esse tipo de serviço, da mesma forma, que quer continuar a passar uma mensagem com a comida para os seus clientes, dando-lhes um pouco de bem-estar nesse momento.

- Temos que manter o otimismo e pensar que isso vai passar logo. Quando passar, seremos mais fortes como negócio e como seres humanos - comenta William.

Outros restaurantes também tomaram atitudes para ofertar delivery, como o conjunto de três operações do P-47 (The Bah!, Figurati! e Salvador Brewing Co.) Alexandre Figueiredo, um dos sócios, explica que o local estava aberto há apenas quatro meses quando essa crise começou: 

- O movimento no local diminuiu muito e logo decidimos fechar o estabelecimento para o público, antecipar as férias de alguns funcionários e implementar o delivery. Assim, conseguimos evitar demissões e continuar honrando nossos compromissos.

Outros exemplos de bares que tomaram medidas com a pandemia são os empreendimentos Level Cult e Doca Beer Garden. A sócia e proprietária, Lidia Ribeiro, comenta que a opção do delivery foi necessária para manter alguma receita nesse período e destaca:

- A união de todos os estabelecimentos de Caxias do Sul só mostra a força que temos e que podemos sim dar um jeito em qualquer crise. Ou, pelo menos tentarmos dar um jeito.

O que não era de se esperar é um estabelecimento que funcionasse direto pelo delivery, sem ter essa ideia em seu planejamento inicial. Foi assim que aconteceu com o Shelter Pizza Bar, que trabalha com pizzas artesanais, drinks clássicos e autorais e cervejas especiais em um lindo ambiente que estava para ser inaugurado quando o período de quarentena iniciou. Os sócios relatam que mudaram todo o planejamento e começaram a trabalhar em uma “inauguração digital”. O foco do Shelter é abrir para take-out, assim que a situação estabilizar, e, no futuro, abrir o espaço físico. No início, a equipe não sabia muito bem que fazer, mas a ideia de vender por aplicativo de delivery veio para tentar reduzir um pouco os custos e manter o maior número de pessoas possível com o emprego garantido, sempre com segurança.

Essas novas formas de trabalho são acolhedoras e nos proporcionarão comodidade na quarentena. Trazem um pouco da experiência de estar socializando em um restaurante para dentro de casa, além de um sentimento de esperança ao vermos um projeto como este. Então, sente-se ao final de um dia com uma boa pedida e um vinho, cheers! Selecionamos os serviços de alguns restaurantes para você conhecer:

BOAZ RESTAURANTE
O restaurante está atendendo para entrega de terça a sábado, ao meio-dia e à noite. O menu é sazonal e pode ser conferido em breve pelas redes sociais do Boaz e também pelo telefone (54) 99170-3828. O pedido pode ser feito diretamente com o estabelecimento para delivery ou take-away. 

P-47
O The Bah! trabalha com hambúrguer, sanduíches e petiscos. A Figurati! elabora pizzas no estilo napolitano, e a Salvador Brewing Co tem cervejas artesanais. Os três são parceiros no espaço P-47 e estão realizando entregas de terça a domingo, das 18h às 22h45min, com pedidos realizados por meio de aplicativo de delivery.

BAR DO LUIZINHO
O Bar do Luizinho optou por produzir um “PF” (prato feito) do Luizinho. São preparações bem caseirinhas para o meio-dia. O cardápio muda diariamente e o pedido é feito direto com o restaurante pelo telefone (54) 99955-0345.

LEVEL CULT E DOCA BEER GARDEN 
As casas atendem por aplicativo de delivery com nove sabores de pizzas salgadas, três doces, três tipos de hambúrguer (com opções vegetarianas) e bebidas, como refrigerantes, água e cervejas. O funcionamento dessa modalidade será das 18h à meia-noite, todos os dias.

SHELTER PIZZA BAR
O restaurante produzirá pizzas de fermentação lenta com sabores clássicos e autorais. Os pedidos podem ser feitos por meio de aplicativo de delivery, de terça à sábado, das 19h à 1h.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

RS Patricia Binz