03/04/2015

Cervejas e comidas francesas no Ici BrasserieSP

Amanda Mormito

Além de ter talento como chef, Benny Novak é um restaurateur consagrado pela capital paulistana. Sua mais nova empreitada é o Ici Brasserie na Bela Cintra, nos Jardins. A casa que já tinha sua fama pelos andares do JK Iguatemi e arredores, ganhou outro espaço para trazer mais ainda o conceito das cervejas parisienses do século XIX. 

De cara já logo deu para perceber que o décor não fica para segundo plano. De certo os barris vermelhos são a grande composição da casa, cada um deles traz um nome de prato ou estilo de cerveja da casa. Fora isso há muitos espelhos espalhados pelo salão também remetendo a região cervejeira da França, ilustrados com fontes bonitas lembrando a lousas e comidas, também. 

A iluminação por ali é forte e não cria um clima muito intimista e mal dá para ouvir a trilha sonora, porém o serviço foi impecável. Por se tratar do primeiro dia de funcionamento do restaurante, nosso garçom estava afiado e nossos pedidos não demoraram mais que o habitual. 

O clima despretensioso da casa te faz sentir mesmo em uma cervejaria francesa, esquecendo então protocolos de bistrôs parisienses que também adoramos bastante. Produtos de cozinha e cervejas também fazem parte da decoração.  

Sentadas logo fomos as escolhas. O cardápio vem com algumas opções de lanches e tortas. Há a famosa Charcuterie para compartilhar, assim como outros pratos interessantes para provar, vide porco e carolinas salgadas recheadas de queijo. Há várias opções de entradas, entre saladas, steak tartare, coxinhas de rã, entre outros. Nos principais o famoso Ici Burger está presente e outros doze pratos de culinária francesa. O menu de drinks também é interessante, ainda que o de cervejas seja o grande charme da casa.

A ala cervejeira tem umas 30 opções que harmonizam bem com o menu (ajuda do garçom nunca é demais aqui). Não dava para ignorar o fato: é o conceito da casa, é um dos motivos pelos quais o Ici é famoso e tem uma opção para cada gosto. Eu fui de Brooklyn Lager, maltada com notas caramelizadas de procedência norte americana. Nosso garçom explicou que para cada cerveja havia uma maneira de apresentação e ele logo foi se colocando a posto.

A nova iorquina tem tom âmbar e a espuma dura bastante, achei bem encorpada. Confesso não ser muito fanática de cerveja, mas depois com o prato achei que foi uma escolha certeira.​

Minha irmã então pediu o Croque Monsieur. O tradicional e típico lanche francês que vai pão, queijo, presunto. Veio enorme, super bem gratinado e em um pão delicioso. Acompanhava salada ou batatas. Ainda que seja impossível ficar ruim um lanche desse, o do Ici tem algo que ainda não sabemos o que era, estava perfeito, ao ponto, sem erros.

Eu fiquei em dúvida entre em pedir o clássico Ici Burger, tão renomado da casa ou o Boeuf Bourguignon, também entre os mais pedidos do menu. Mas a ideia de comer um bife cozido por seis horas em vinho tinto me parecia tão perfeita para o momento que não tive dúvidas. E ele veio. Um belo bife macio, desfiando na faca, o leve gostinho do vinho do final, acompanhado de um baita pedaço de bacon, um purê consistente, cenouras e cogumelos.

Eu como em muitos restaurantes, de verdade, e esse boeuf estava simplesmente dissolvendo na boca. Um chef argentino que eu conheci quando morei em Buenos Aires disse que há certas maneiras de saber o quanto você gosta de um prato, mas o jeito mais certo de saber disso é sentir aquela vontade de comer x prato em questão. Ele costumava dizer “Ahí es cuando te ganó el corazón”. Esse prato ganhou o meu coração de verdade. Nem fui embora e já quero voltar para comer de novo. Só espero que da próxima vez o ar condicionado não esteja tão frio, a carne acabou esfriando meio rápido. 

Passado o deslumbramento, escolhemos um mil folhas entre as sobremesas do cardápio. A massa quebrava no garfo e estava correta (eu preferiria mais crocante), o creme estava leve e não deixou de ser coadjuvante do jantar. Foi um gostoso fechamento de noite.  

Os pratos variam entre 40 e 70 reais, e as cervejas giram os 25. Nossa noite ficou em R$168 com o serviço incluído. Pedimos no total um refrigerante, uma cerveja, um lanche, um prato principal e uma sobremesa. Vida longa ao Ici!

 

Ici Brasserie
Rua Bela Cintra 2203, Jardins
São Paulo/SP
Aceita todos os cartôes de crédito.

Receba nosso conteúdo!

Digite um nome válidoDigite um nome válido
Digite um e-mail válidoDigite um e-mail válido

Cadastro efetuado com sucesso!

Erro no Cadastro!

Email já cadastrado!

Mail Chimp erro:

SP Amanda Mormito